Sucesso escolar nos alunos de origem cabo-verdiana: o caso dos alunos que ingressam no ensino superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Évora, Gustavo Silva
Data de Publicação: 2013
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/10954
Resumo: Tese apresentada para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Doutor em Ciências da Educação – Educação, Sociedade e Desenvolvimento
id RCAP_2b04fbbb5ab8e3ebe36c0d0c2f75d97c
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/10954
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Sucesso escolar nos alunos de origem cabo-verdiana: o caso dos alunos que ingressam no ensino superiorSucesso escolarDescendentes de imigrantesFamílias cabo-verdianasMetodologias qualitativasTese apresentada para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Doutor em Ciências da Educação – Educação, Sociedade e DesenvolvimentoA tese que apresentamos visa a obtenção do grau de doutor em Ciências da Educação – Educação, Sociedade e Desenvolvimento, pela Universidade Nova de Lisboa. Tendo como título “Sucesso escolar nos alunos de origem cabo-verdiana: o caso dos alunos que ingressam no ensino superior”, o estudo centra-se na temática da escolarização dos descendentes de imigrantes tendo como foco central o caso particular dos descendentes de imigrantes cabo-verdianos. Nesta população analisamos casos de jovens pertencentes a contextos familiares socioeconomicamente desfavorecidos, cujos percursos escolares permitem o ingresso no ensino superior, para compreender quais são os fatores que concorrem para o sucesso escolar e quais são os mecanismos da sua produção. Este objetivo decorre da identificação da necessidade de investigar o percurso escolar dos descendentes de imigrantes a partir da vertente sucesso que continua por explorar. No estudo, utilizamos uma metodologia comparativa que permite confrontar os percursos escolares de um grupo de jovens descendentes de cabo-verdianos com sucesso escolar - definição para o caso de jovens que ingressam no ensino superior – com os percursos de um grupo, da mesma origem, de jovens com insucesso escolar –para o caso de jovens cujos percursos escolares não vão para além da escolaridade obrigatória. Os encarregados de educação desses jovens completam o conjunto dos participantes no estudo. A análise é centrada nos discursos destes jovens e dos seus encarregados de educação, recolhidos através de entrevista para fazer sobressair os aspetos marcantes da relação das famílias com a escola, para compreender as particularidades dessa relação, especificamente com o saber escolar, associadas ao sucesso escolar dos jovens dessas famílias. A análise comparativa e sistemática dos percursos escolares dos dois grupos realizada com base nos discursos produzidos pelos jovens e pelos seus encarregados de educação evidencia a existência de um padrão de comportamentos, atitudes e práticas dessas famílias, associado pelos próprios ao sucesso escolar dos jovens. Esta metodologia permite abrir a discussão sobre a temática da escolarização dos descendentes de imigrantes a perspetivas inovadoras e simultaneamente questionar algumas explicações aceites a partir do estudo exclusivamente centrado na dimensão mais visível, a do insucesso.Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de LisboaRUNÉvora, Gustavo Silva2014-01-08T12:01:49Z2013-052013-05-01T00:00:00Zdoctoral thesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/10954TID:101292724porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-05-22T17:14:52Zoai:run.unl.pt:10362/10954Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-22T17:14:52Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Sucesso escolar nos alunos de origem cabo-verdiana: o caso dos alunos que ingressam no ensino superior
title Sucesso escolar nos alunos de origem cabo-verdiana: o caso dos alunos que ingressam no ensino superior
spellingShingle Sucesso escolar nos alunos de origem cabo-verdiana: o caso dos alunos que ingressam no ensino superior
Évora, Gustavo Silva
Sucesso escolar
Descendentes de imigrantes
Famílias cabo-verdianas
Metodologias qualitativas
title_short Sucesso escolar nos alunos de origem cabo-verdiana: o caso dos alunos que ingressam no ensino superior
title_full Sucesso escolar nos alunos de origem cabo-verdiana: o caso dos alunos que ingressam no ensino superior
title_fullStr Sucesso escolar nos alunos de origem cabo-verdiana: o caso dos alunos que ingressam no ensino superior
title_full_unstemmed Sucesso escolar nos alunos de origem cabo-verdiana: o caso dos alunos que ingressam no ensino superior
title_sort Sucesso escolar nos alunos de origem cabo-verdiana: o caso dos alunos que ingressam no ensino superior
author Évora, Gustavo Silva
author_facet Évora, Gustavo Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Évora, Gustavo Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Sucesso escolar
Descendentes de imigrantes
Famílias cabo-verdianas
Metodologias qualitativas
topic Sucesso escolar
Descendentes de imigrantes
Famílias cabo-verdianas
Metodologias qualitativas
description Tese apresentada para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Doutor em Ciências da Educação – Educação, Sociedade e Desenvolvimento
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-05
2013-05-01T00:00:00Z
2014-01-08T12:01:49Z
dc.type.driver.fl_str_mv doctoral thesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/10954
TID:101292724
url http://hdl.handle.net/10362/10954
identifier_str_mv TID:101292724
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv mluisa.alvim@gmail.com
_version_ 1817545503783518208