Sucesso escolar nos alunos de origem cabo-verdiana: o caso dos alunos que ingressam no ensino superior
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/10954 |
Resumo: | Tese apresentada para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Doutor em Ciências da Educação – Educação, Sociedade e Desenvolvimento |
id |
RCAP_2b04fbbb5ab8e3ebe36c0d0c2f75d97c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:run.unl.pt:10362/10954 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Sucesso escolar nos alunos de origem cabo-verdiana: o caso dos alunos que ingressam no ensino superiorSucesso escolarDescendentes de imigrantesFamílias cabo-verdianasMetodologias qualitativasTese apresentada para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Doutor em Ciências da Educação – Educação, Sociedade e DesenvolvimentoA tese que apresentamos visa a obtenção do grau de doutor em Ciências da Educação – Educação, Sociedade e Desenvolvimento, pela Universidade Nova de Lisboa. Tendo como título “Sucesso escolar nos alunos de origem cabo-verdiana: o caso dos alunos que ingressam no ensino superior”, o estudo centra-se na temática da escolarização dos descendentes de imigrantes tendo como foco central o caso particular dos descendentes de imigrantes cabo-verdianos. Nesta população analisamos casos de jovens pertencentes a contextos familiares socioeconomicamente desfavorecidos, cujos percursos escolares permitem o ingresso no ensino superior, para compreender quais são os fatores que concorrem para o sucesso escolar e quais são os mecanismos da sua produção. Este objetivo decorre da identificação da necessidade de investigar o percurso escolar dos descendentes de imigrantes a partir da vertente sucesso que continua por explorar. No estudo, utilizamos uma metodologia comparativa que permite confrontar os percursos escolares de um grupo de jovens descendentes de cabo-verdianos com sucesso escolar - definição para o caso de jovens que ingressam no ensino superior – com os percursos de um grupo, da mesma origem, de jovens com insucesso escolar –para o caso de jovens cujos percursos escolares não vão para além da escolaridade obrigatória. Os encarregados de educação desses jovens completam o conjunto dos participantes no estudo. A análise é centrada nos discursos destes jovens e dos seus encarregados de educação, recolhidos através de entrevista para fazer sobressair os aspetos marcantes da relação das famílias com a escola, para compreender as particularidades dessa relação, especificamente com o saber escolar, associadas ao sucesso escolar dos jovens dessas famílias. A análise comparativa e sistemática dos percursos escolares dos dois grupos realizada com base nos discursos produzidos pelos jovens e pelos seus encarregados de educação evidencia a existência de um padrão de comportamentos, atitudes e práticas dessas famílias, associado pelos próprios ao sucesso escolar dos jovens. Esta metodologia permite abrir a discussão sobre a temática da escolarização dos descendentes de imigrantes a perspetivas inovadoras e simultaneamente questionar algumas explicações aceites a partir do estudo exclusivamente centrado na dimensão mais visível, a do insucesso.Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de LisboaRUNÉvora, Gustavo Silva2014-01-08T12:01:49Z2013-052013-05-01T00:00:00Zdoctoral thesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/10954TID:101292724porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-05-22T17:14:52Zoai:run.unl.pt:10362/10954Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-22T17:14:52Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Sucesso escolar nos alunos de origem cabo-verdiana: o caso dos alunos que ingressam no ensino superior |
title |
Sucesso escolar nos alunos de origem cabo-verdiana: o caso dos alunos que ingressam no ensino superior |
spellingShingle |
Sucesso escolar nos alunos de origem cabo-verdiana: o caso dos alunos que ingressam no ensino superior Évora, Gustavo Silva Sucesso escolar Descendentes de imigrantes Famílias cabo-verdianas Metodologias qualitativas |
title_short |
Sucesso escolar nos alunos de origem cabo-verdiana: o caso dos alunos que ingressam no ensino superior |
title_full |
Sucesso escolar nos alunos de origem cabo-verdiana: o caso dos alunos que ingressam no ensino superior |
title_fullStr |
Sucesso escolar nos alunos de origem cabo-verdiana: o caso dos alunos que ingressam no ensino superior |
title_full_unstemmed |
Sucesso escolar nos alunos de origem cabo-verdiana: o caso dos alunos que ingressam no ensino superior |
title_sort |
Sucesso escolar nos alunos de origem cabo-verdiana: o caso dos alunos que ingressam no ensino superior |
author |
Évora, Gustavo Silva |
author_facet |
Évora, Gustavo Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
RUN |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Évora, Gustavo Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Sucesso escolar Descendentes de imigrantes Famílias cabo-verdianas Metodologias qualitativas |
topic |
Sucesso escolar Descendentes de imigrantes Famílias cabo-verdianas Metodologias qualitativas |
description |
Tese apresentada para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Doutor em Ciências da Educação – Educação, Sociedade e Desenvolvimento |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-05 2013-05-01T00:00:00Z 2014-01-08T12:01:49Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
doctoral thesis |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10362/10954 TID:101292724 |
url |
http://hdl.handle.net/10362/10954 |
identifier_str_mv |
TID:101292724 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
mluisa.alvim@gmail.com |
_version_ |
1817545503783518208 |