O efeito relativo de webquests curtas e longas no estudo do tema "importância da água para os seres vivos" : um estudo com alunos portugueses do 5.º ano de escolaridade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neves, Telmo Filipe de Sousa
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/6285
Resumo: Tese de mestrado em educação
id RCAP_2b05c3d62dd305c91536e76588a01e6b
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/6285
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O efeito relativo de webquests curtas e longas no estudo do tema "importância da água para os seres vivos" : um estudo com alunos portugueses do 5.º ano de escolaridade502:372.85372.85:502371.68681.324Tese de mestrado em educaçãoVivemos numa sociedade cada vez mais dominada pela Tecnologia e em que as Ciências progridem a ritmo alucinante. Assim, é importante, não só educar os indivíduos de modo a saberem utilizar as Ciências e a Tecnologia nos seus contextos individuais e sociais, para uma melhoria da qualidade de vida, mas também tirar partido da Tecnologia, designadamente das TIC, de modo a preparar os alunos para aprenderem a aprenderem e para aprender ao longo da vida. Uma das possibilidades de integração das TIC nas aulas de Ciências da Natureza, consiste no recurso a WebQuests, ou seja, actividades de resolução de problemas com base em informação relevante que está disponível na Web. Neste contexto, o principal objectivo do estudo consistiu em comparar os efeitos relativos do “ensino” do tema “Importância da água para os seres vivos”, baseado em WebQuests longas e em WebQuests curtas, ao nível dos conhecimentos face à preservação da água. Para a consecução dos objectivos do estudo, o tema acima referido foi leccionado a alunos do 5.º ano de escolaridade, através da aplicação de duas WebQuests curtas num grupo de investigação (turma C) e de uma WebQuest longa em outro grupo de investigação (turma L). Os dados foram recolhidos através de um teste de conhecimentos, aplicado antes e depois da resolução das WebQuests, de uma grelha de avaliação preenchida pelo professor, e de uma grelha de auto e hetero avaliação, preenchida pelos alunos. Ao nível da aprendizagem dos conteúdos científicos, constatou-se que os alunos que trabalharam com as WebQuests curtas apresentaram uma evolução conceptual um pouco superior à dos alunos que resolveram a WebQuest longa, verificando-se, no decorrer da investigação, que, em qualquer um dos grupos, professor e alunos, fizeram de um modo geral, uma avaliação positiva do modo como o trabalho decorreu. Uma vez que as WebQuests ajudaram os alunos a construir o seu próprio conhecimento, considera-se necessário investir na formação inicial e contínua de professores, com vista a uma adequada integração das TIC no ensino das Ciências e à promoção de uma atitude mais favorável face à sua inclusão no ensino e na aprendizagem das Ciências.Nowadays society is more and more dominated by technology. In addition, science is developing at a high and ever-increasing rate. Hence, it is important to educate students so that they can not only use science and technology in their individual and social contexts (in such a way as to improve their welfare) but also take advantage from technology, namely from ICT, in order to learn how to learn and to develop lifelong leaning competences. WebQuests are one of the ways of integrating ICT in science classes. They are problemsolving activities based on information that is available on the web. The main objective of this study is to compare the effects on students’ knowledge on preservation of water of the “teaching” the theme The importance of water for living organisms through short and long WebQuests. To attain the objective of the study the theme mentioned above was taught to 5th graders by means of two short WebQuests in a research group (class C) and by means of a long WebQuest in another research group (class L). Data were collected from the two research groups by means of a questionnaire, that was applied before and after the WebQuests, and a teacher’s evaluation grid and a students’ self and peer assessment grid, that were applied after the WebQuests activities. As far as the learning of conceptual knowledge is concerned, students that solved the short WebQuests showed more extensive conceptual development than their counterparts in the long WebQuest group. In addition, teacher and students evaluated students’ work positively. As WebQuests helped students to construct their own knowledge, it seems necessary to educate prospective as well as in-service teachers so that they can appropriately integrate ICT in their classes and promote more positive attitudes towards the inclusion of ICT in the teaching and learning of science.Leite, LaurindaUniversidade do MinhoNeves, Telmo Filipe de Sousa2006-10-182006-10-18T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/6285porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:51:32Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/6285Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:50:27.062980Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O efeito relativo de webquests curtas e longas no estudo do tema "importância da água para os seres vivos" : um estudo com alunos portugueses do 5.º ano de escolaridade
title O efeito relativo de webquests curtas e longas no estudo do tema "importância da água para os seres vivos" : um estudo com alunos portugueses do 5.º ano de escolaridade
spellingShingle O efeito relativo de webquests curtas e longas no estudo do tema "importância da água para os seres vivos" : um estudo com alunos portugueses do 5.º ano de escolaridade
Neves, Telmo Filipe de Sousa
502:372.85
372.85:502
371.68
681.324
title_short O efeito relativo de webquests curtas e longas no estudo do tema "importância da água para os seres vivos" : um estudo com alunos portugueses do 5.º ano de escolaridade
title_full O efeito relativo de webquests curtas e longas no estudo do tema "importância da água para os seres vivos" : um estudo com alunos portugueses do 5.º ano de escolaridade
title_fullStr O efeito relativo de webquests curtas e longas no estudo do tema "importância da água para os seres vivos" : um estudo com alunos portugueses do 5.º ano de escolaridade
title_full_unstemmed O efeito relativo de webquests curtas e longas no estudo do tema "importância da água para os seres vivos" : um estudo com alunos portugueses do 5.º ano de escolaridade
title_sort O efeito relativo de webquests curtas e longas no estudo do tema "importância da água para os seres vivos" : um estudo com alunos portugueses do 5.º ano de escolaridade
author Neves, Telmo Filipe de Sousa
author_facet Neves, Telmo Filipe de Sousa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Leite, Laurinda
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Neves, Telmo Filipe de Sousa
dc.subject.por.fl_str_mv 502:372.85
372.85:502
371.68
681.324
topic 502:372.85
372.85:502
371.68
681.324
description Tese de mestrado em educação
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-10-18
2006-10-18T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/6285
url http://hdl.handle.net/1822/6285
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133089679540224