Literacia em saúde parental e a utilização dos serviços de urgência pediátrica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Macedo, MA
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Pargana, I, Sousa, AP
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.10/2326
Resumo: A literacia em saúde pode ser definida, entre outras, como o nível da capacidade dos indivíduos para obter, processar e perceber informação de saúde básica e os serviços necessários para realizar decisões apropriadas sobre a sua saúde. Neste sentido, o objetivo deste estudo é identificar qual a literacia em saúde dos pais e cuidadores das crianças utilizadoras dos serviços de urgência pediátrica (SUP). Para tal, realizou-se uma revisão integrativa da literatura nas bases de dados CINAHL, MEDLINE e PUBMED, para artigos com menos de cinco anos, com a seguinte equação de pesquisa: [(health literacy OR parental education OR caregiver education) AND (child* OR adolesc* OR paediatric) AND (emergency department OR emergency room OR emergency unit)]. Após aplicação dos critérios de inclusão e exclusão obteve-se uma amostra final de sete artigos. Da análise realizada verificou-se uma elevada prevalência de baixa literacia em saúde, representando em média 63,71% dos inquiridos, com IC 95% ]61-66[. Outros determinantes sociais da saúde, como o nível de rendimento, a etnia e o tipo de seguro de saúde estão também descritos como fatores adjacentes à reduzida literacia em saúde. A baixa literacia em saúde está presente em grande parte dos cuidadores das crianças utilizadores do SUP sendo que esta problemática pode influenciar fenómenos como a recorrência aos serviços de saúde e/ou a incorreta compreensão do tratamento necessário.
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