Aplicação de princípios e técnicas Lean à injeção de componentes poliméricos para a indústria automóvel
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/33379 |
Resumo: | Dissertação de mestrado em Engenharia Industrial (área de especialização em Gestão Industrial) |
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Aplicação de princípios e técnicas Lean à injeção de componentes poliméricos para a indústria automóvelAplication of Lean principles and techniques to the injection of polymeric components for automotive industryProdução leanComboio logísticoSMEDGestão visualLean manufacturingMizusumashiVisual management658.5Engenharia e Tecnologia::Outras Engenharias e TecnologiasDissertação de mestrado em Engenharia Industrial (área de especialização em Gestão Industrial)A presente dissertação do Mestrado em Engenharia Industrial, ramo de gestão industrial, da Universidade do Minho, foi desenvolvida em contexto industrial. O objetivo principal deste projeto consistiu na melhoria dos processos de abastecimento e redução dos desperdícios associados à secção de injeção da empresa Inoveplastika S.A., Inovação e Tecnologia em Plásticos. De forma a atingir os objetivos propostos, aplicou-se a metodologia investigação-ação. Foi realizada uma revisão da literatura sobre Produção Lean, nomeadamente origem, princípios, tipos de desperdícios, assim como as suas principais técnicas e ferramentas. Realizou-se um diagnóstico ao estado atual da unidade fabril, através de recolha de informação, observação direta dos processos, análise ABC, elaboração de WIDs e determinação de OEEs, com posterior identificação de problemas. Foram apresentadas sugestões de melhoria, tendo por base ferramentas Lean, como comboio logístico, gestão visual e SMED, com o intuito de solucionar alguns dos problemas identificados. A proposta de abastecimento às linhas de injeção usando um comboio logístico, focou-se na caracterização e dimensionamento da nova unidade Interface, na conceção de um modelo de carruagens e de trolleys e também na análise da periodicidade e circuitos de passagem. As experiencias efetuadas permitiram propor uma solução com passagens de 30 minutos nas linhas de injeção e um tempo máximo de 10 minutos, resultante das atividades do operador do comboio, garantindo uma elevada disponibilidade de serviço e tempo suficiente para manutenção. A aplicação da metodologia SMED evidenciou-se na redução dos movimentos dos operadores na busca de ferramentas e documentos, entre outros. Sugeriu-se igualmente a utilização de um carro de ferramentas e posicionamento prévio da grua para remoção dos moldes. Estas medidas resultaram numa redução do tempo de setup em mais de 40% para as máquinas de injeção analisadas e um aumento de produção de cerca de 1000 peças por dia. Foram também sugeridas propostas específicas ao nível da gestão visual e da arrumação de equipamentos auxiliares, e sugeridas alterações ao sistema de abastecimento à secção de montagem.The present dissertation for the Master degree in Industrial Engineering, field of industrial management, of the University of Minho, was developed in an industrial context. The main objective of this project consisted in improving supply processes and eliminating wastes associated to the injection section of the company Inoveplastika S.A., Polymers Technology and Innovation. To achieve the proposed objectives, the Action Research methodology was applied and a literature revision on Lean Production performed, which included the origin, principles, types of wastes, as well as its main techniques and tools. A diagnose of the shop floor current state was performed by the collection of information, direct observation of the processes, ABC analyses, WIDs development and OEEs determination, with subsequent identification of problems. As a result, there was a presentation of several improvements, based on Lean tools, such as a Mizusumashi, visual management and SMED, so as to solve some of the identified problems. The proposal for supplying the injection lines using a Mizusumashi focused in characterizing and sizing the new Interface unit, designing a model of carriages and trolleys and also analysing the frequency and passing circuits. The experiments carried out allowed proposing a solution with a 30 minutes passages in the injection line, and a maximum time of a 10 minutes, from the activities of the operator of the train, which ensures high service availability and sufficient time for maintenance. The application of the SMED methodology came to reduce the operators’ movements in the search for tools and documents, among others. It has also been suggested the use of a tooling cart and pre-positioning of the crane to exchange the moulds. These measures have shrunk the injection machine setup time by more than 40% and an increase in production of about 1000 pieces. Is has also been suggested specific proposals on visual management, order and tidiness of auxiliary equipment and changes to the supply system in the assembly section.Moreira, FranciscoUniversidade do MinhoCarvalho, Joana Elisabete Ferreira20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/33379por201194554info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:03:52Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/33379Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:54:03.414107Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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