RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NA ESCOLA SECUNDÁRIA HOMEM CRISTO JUNTO DA TURMA DO 11ºC NO ANO LETIVO DE 2016/2017

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Ana Catarina Castro
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/84080
Resumo: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
id RCAP_2b1c1c9e6b60c6490af8110a896adea9
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/84080
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NA ESCOLA SECUNDÁRIA HOMEM CRISTO JUNTO DA TURMA DO 11ºC NO ANO LETIVO DE 2016/2017Teacher Training report developed in the Secondary School Homem Cristo with the class C of the 11th grade in the school year of 2016/2017Estágio PedagógicoEducação FísicaDisciplinaTeaching TrainingPhysical EducationDisciplineRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação FísicaA elaboração do Relatório de Estágio caracteriza o fim de uma etapa académica. O presente documento é alusivo ao estágio desenvolvido na Escola Secundária Homem Cristo, junto da turma C, do 11º ano. Trata-se de uma turma que frequenta o Curso Cientifico-Humanístico de Ciências e Tecnologias, constituída por trinta e um alunos, com idades compreendidas entre os 15 e os 18 anos. O relatório final de estágio visa uma reflexão geral e critica deste processo. Este encontra-se estruturado em quatro partes centrais, a primeira refere-se à contextualização da prática desenvolvida, a segunda fase refere-se à análise reflexiva sobre a prática pedagógica, a terceira fase diz respeito à análise reflexiva das áreas curriculares integrantes do Estágio Pedagógico e a última parte apresenta o estudo caso desenvolvido ao longo do ano letivo designado como “Perceção de disciplina/indisciplina escolar, estudo comparativo entre os professores e os alunos do 11ºano da turma C, da Escola Secundária Homem Cristo”. A amostra deste estudo foi constituída por dois subgrupos, um de alunos e outro de professores, os quais nunca foram tratados em conjunto, visto se tratar de um estudo comparativo. Estudar os conceitos de disciplina e indisciplina é essencial para o desenvolvimento de estratégias curriculares e legislativas, de forma, a combater o desrespeito, a violência e a delinquência na escola. Assim, o objetivo geral deste estudo foi analisar a perceção de disciplina e indisciplina dos alunos e dos professores de um conselho de turma. Os resultados remetem-nos para uma concordância de perceções sobre os conceitos de disciplina e indisciplina, entre professores e alunos da mesma turma.This internship report embodies the end of an academic stage. The paper accounts to the internship carried out at the Secondary School Homem Cristo, with class C of the 11th grade. It is a class taking the secondary education in the areas of sciences and technology, constituted by pupils between the age of 15 and 18. It aims to be a general reflection and review of this process. The report is divided in four central sections. To begin with, the first one aims to contextualize the teaching practice. The second refers to the reflexive analysis of that practice. The third part is a reflection of the curricular areas of the Teaching Training. Finally, the fourth part presents the study case developed during the school year, called “Perception of school discipline/indiscipline, a comparative study among teachers and students of the 11th grade, class C, from the Secondary School Homem Cristo”. The sample enployed in the study consisted of two groups, the students and the teachers, which were studied individually since this is a comparative study. Examining the concept of discipline and indiscipline is essential for the development of curricular and legislative strategies as a way to fight disrespect, violence and delinquency in the school. Therefore, the main goal of this study was to analyse the perception of discipline and indiscipline of the students and teachers throughout Class Council. The results lead us to a consensus of about the concept of discipline and indiscipline,amorg teachers and students of the same class.2017-06-282023-06-27T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/84080http://hdl.handle.net/10316/84080TID:202145328porPereira, Ana Catarina Castroinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-10-27T10:50:26Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/84080Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:05:43.700789Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NA ESCOLA SECUNDÁRIA HOMEM CRISTO JUNTO DA TURMA DO 11ºC NO ANO LETIVO DE 2016/2017
Teacher Training report developed in the Secondary School Homem Cristo with the class C of the 11th grade in the school year of 2016/2017
title RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NA ESCOLA SECUNDÁRIA HOMEM CRISTO JUNTO DA TURMA DO 11ºC NO ANO LETIVO DE 2016/2017
spellingShingle RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NA ESCOLA SECUNDÁRIA HOMEM CRISTO JUNTO DA TURMA DO 11ºC NO ANO LETIVO DE 2016/2017
Pereira, Ana Catarina Castro
Estágio Pedagógico
Educação Física
Disciplina
Teaching Training
Physical Education
Discipline
title_short RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NA ESCOLA SECUNDÁRIA HOMEM CRISTO JUNTO DA TURMA DO 11ºC NO ANO LETIVO DE 2016/2017
title_full RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NA ESCOLA SECUNDÁRIA HOMEM CRISTO JUNTO DA TURMA DO 11ºC NO ANO LETIVO DE 2016/2017
title_fullStr RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NA ESCOLA SECUNDÁRIA HOMEM CRISTO JUNTO DA TURMA DO 11ºC NO ANO LETIVO DE 2016/2017
title_full_unstemmed RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NA ESCOLA SECUNDÁRIA HOMEM CRISTO JUNTO DA TURMA DO 11ºC NO ANO LETIVO DE 2016/2017
title_sort RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NA ESCOLA SECUNDÁRIA HOMEM CRISTO JUNTO DA TURMA DO 11ºC NO ANO LETIVO DE 2016/2017
author Pereira, Ana Catarina Castro
author_facet Pereira, Ana Catarina Castro
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Ana Catarina Castro
dc.subject.por.fl_str_mv Estágio Pedagógico
Educação Física
Disciplina
Teaching Training
Physical Education
Discipline
topic Estágio Pedagógico
Educação Física
Disciplina
Teaching Training
Physical Education
Discipline
description Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-06-28
2023-06-27T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/84080
http://hdl.handle.net/10316/84080
TID:202145328
url http://hdl.handle.net/10316/84080
identifier_str_mv TID:202145328
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/embargoedAccess
eu_rights_str_mv embargoedAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133948390932480