Planear, treinar, competir e refletir em futebol: uma experiência técnica em contexto de estágio académico no Caldas Sport Clube
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.15/1911 |
Resumo: | Relatório de Estágio apresentado para a obtenção do grau de Mestre em Desporto com especialização em Treino Desportivo |
id |
RCAP_2b1e14ee8d78c001a2f870d69d84da5d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/1911 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Planear, treinar, competir e refletir em futebol: uma experiência técnica em contexto de estágio académico no Caldas Sport Clubefutebolmétodos de treinomodelo de jogoobservação e análisesistema de observaçãofootballgame modeltraining methodsobservation and analysisobserving systemRelatório de Estágio apresentado para a obtenção do grau de Mestre em Desporto com especialização em Treino DesportivoO presente trabalho visa a elaboração de um relatório final de estágio, com vista a obtenção do grau de Mestre em Desporto, com especialização em Treino Desportivo. Este relatório aborda uma intervenção prática no Caldas Sport Clube na época de 2015/2016, onde foram desempenhadas as funções de treinador adjunto e treinador principal na Equipa de Juniores A (Sub-19) e Benjamins A (Sub-11), respetivamente, e está dividido em duas partes. A primeira dedicada à intervenção técnica no estágio e a segunda ao desenvolvimento de dois estudos técnico-científicos relacionados com o contexto de intervenção. Na primeira parte procuramos avaliar o contexto através da identificação da atividade, envolvimento, recursos e a equipa de intervenção. Concomitantemente, foram definidos os objetivos e as estratégias de intervenção adotadas no contexto de estágio para, posteriormente, serem analisadas e refletidas. Na segunda parte desenvolvemos a aplicação de dois estudos relacionados com o contexto de intervenção especificando-se os seus enquadramentos teóricos, metodologias, análise e discussão dos resultados e respetivas conclusões. O primeiro estudo teve como objetivo a utilização da taxonomia de Castelo (2009; 2014) para classificar os exercícios de treino, definindo posteriormente o microciclo padrão. Recorreu-se à análise das 144 unidades de treino dos Juniores A do Caldas Sport Clube. A metodologia utilizada foi a categorização no sistema de observação, efetuando depois uma análise estatística descritiva. Os resultados indicam que os métodos de treino mais utilizados são os métodos específicos de preparação. Os microciclos de treino quando o jogo é em casa ou fora são idênticos. O segundo estudo teve como objetivo construir e validar um Sistema de Observação em Competição da Primeira Fase de Construção do Processo Ofensivo, realizando posteriormente um estudo piloto, suportado por um software técnico de análise de jogo (VideObserver). A amostra foi constituída por 8 jogos dos Juniores A do Caldas Sport Clube, perfazendo 165 ações. A metodologia utilizada teve por base a Metodologia Observacional (Anguera & Mendo, 2013), sustentada na validação intra e interobservadores e a aplicação do estudo piloto. Os resultados indicam que o instrumento de observação é valido. Há uma maior tendência para o guarda-redes iniciar o processo ofensivo por reposição com o pé na zona 2. O jogador com mais intervenção é o defesa direito na zona 4. Ainda se verifica que mais de metade das ações decorrem com sucesso, isto é, a equipa entra em posse de bola no meio-campo ofensivo.The present work aims at the elaboration of a final report of traineeship, with the objective of obtaining a Master's degree in Sport, with a specialization in Sports Training. This report approach a practical intervention at the Caldas Sport Club in the season 2015/2016 as assistant coach of "Juniores A" team (Under-19) and head coach of "Benjamins A" team (Under-11), and is divided into two parts. The first one dedicated to technical intervention at the traineeship, and the second one to the development of two technical-scientific studies related to the intervention context. In the first part, we evaluated the context with the identification of the activity, involvement, resources and the intervention team. Concomitantly, the intervention's objectives and strategies adopted in the traineeship's context were defined and posteriorly analyzed and reflected. In the second part we developed the application of two studies related to the intervention context, specifying their theoretical frameworks, methodologies, analysis and discussion of the results and their conclusions. The first study had as objective the use of Castelo's taxonomy (2009; 2014) to classify the training exercises and define the standard microcycle. Were analyzed 144 training sessions about "Juniores A" Caldas Sport Clube Team. The methodology used was categorization in the observation system, after which was performed a descriptive statistical analysis. The results indicate that the most used training methods are the specific preparation methods. The training microcycles when the game is at home or away are identical. The second study aimed to construct and validate an Observation System in Competition of the Construction's First Phase of the Offensive Process, and carried out a pilot study later, supported by a technical game analysis software (VideObserver). The sample was consisted of 8 games of "Juniores A" Caldas Sport Clube Team, making 165 actions. The methodology used was based on the Observational Methodology (Anguera & Mendo, 2013), supported by intra and interobserver validation and the pilot study. The results indicate that the observation instrument is valid. There is a greater tendency for the goalkeeper to start the offensive process by replaced with foot in zone 2. he player with the most intervention is the right defender in zone 4. It is still seen that in more than half of the actions the team get in ball's possession in the offensive midfield.Orientação:Instituto Politécnico de Santarém, Escola Superior de Desporto de Rio MaiorTeixeira, EduardoRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémBorges, David Alexandre Ganhão2017-09-21T22:52:54Z20162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/1911TID:201727587porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:32:14Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/1911Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:54:04.627573Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Planear, treinar, competir e refletir em futebol: uma experiência técnica em contexto de estágio académico no Caldas Sport Clube |
title |
Planear, treinar, competir e refletir em futebol: uma experiência técnica em contexto de estágio académico no Caldas Sport Clube |
spellingShingle |
Planear, treinar, competir e refletir em futebol: uma experiência técnica em contexto de estágio académico no Caldas Sport Clube Borges, David Alexandre Ganhão futebol métodos de treino modelo de jogo observação e análise sistema de observação football game model training methods observation and analysis observing system |
title_short |
Planear, treinar, competir e refletir em futebol: uma experiência técnica em contexto de estágio académico no Caldas Sport Clube |
title_full |
Planear, treinar, competir e refletir em futebol: uma experiência técnica em contexto de estágio académico no Caldas Sport Clube |
title_fullStr |
Planear, treinar, competir e refletir em futebol: uma experiência técnica em contexto de estágio académico no Caldas Sport Clube |
title_full_unstemmed |
Planear, treinar, competir e refletir em futebol: uma experiência técnica em contexto de estágio académico no Caldas Sport Clube |
title_sort |
Planear, treinar, competir e refletir em futebol: uma experiência técnica em contexto de estágio académico no Caldas Sport Clube |
author |
Borges, David Alexandre Ganhão |
author_facet |
Borges, David Alexandre Ganhão |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Teixeira, Eduardo Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Borges, David Alexandre Ganhão |
dc.subject.por.fl_str_mv |
futebol métodos de treino modelo de jogo observação e análise sistema de observação football game model training methods observation and analysis observing system |
topic |
futebol métodos de treino modelo de jogo observação e análise sistema de observação football game model training methods observation and analysis observing system |
description |
Relatório de Estágio apresentado para a obtenção do grau de Mestre em Desporto com especialização em Treino Desportivo |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 2016-01-01T00:00:00Z 2017-09-21T22:52:54Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.15/1911 TID:201727587 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.15/1911 |
identifier_str_mv |
TID:201727587 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Santarém, Escola Superior de Desporto de Rio Maior |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Santarém, Escola Superior de Desporto de Rio Maior |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137030466174976 |