Planear, treinar, competir e refletir em futebol: uma experiência técnica em contexto de estágio académico no Caldas Sport Clube

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borges, David Alexandre Ganhão
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.15/1911
Resumo: Relatório de Estágio apresentado para a obtenção do grau de Mestre em Desporto com especialização em Treino Desportivo
id RCAP_2b1e14ee8d78c001a2f870d69d84da5d
oai_identifier_str oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/1911
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Planear, treinar, competir e refletir em futebol: uma experiência técnica em contexto de estágio académico no Caldas Sport Clubefutebolmétodos de treinomodelo de jogoobservação e análisesistema de observaçãofootballgame modeltraining methodsobservation and analysisobserving systemRelatório de Estágio apresentado para a obtenção do grau de Mestre em Desporto com especialização em Treino DesportivoO presente trabalho visa a elaboração de um relatório final de estágio, com vista a obtenção do grau de Mestre em Desporto, com especialização em Treino Desportivo. Este relatório aborda uma intervenção prática no Caldas Sport Clube na época de 2015/2016, onde foram desempenhadas as funções de treinador adjunto e treinador principal na Equipa de Juniores A (Sub-19) e Benjamins A (Sub-11), respetivamente, e está dividido em duas partes. A primeira dedicada à intervenção técnica no estágio e a segunda ao desenvolvimento de dois estudos técnico-científicos relacionados com o contexto de intervenção. Na primeira parte procuramos avaliar o contexto através da identificação da atividade, envolvimento, recursos e a equipa de intervenção. Concomitantemente, foram definidos os objetivos e as estratégias de intervenção adotadas no contexto de estágio para, posteriormente, serem analisadas e refletidas. Na segunda parte desenvolvemos a aplicação de dois estudos relacionados com o contexto de intervenção especificando-se os seus enquadramentos teóricos, metodologias, análise e discussão dos resultados e respetivas conclusões. O primeiro estudo teve como objetivo a utilização da taxonomia de Castelo (2009; 2014) para classificar os exercícios de treino, definindo posteriormente o microciclo padrão. Recorreu-se à análise das 144 unidades de treino dos Juniores A do Caldas Sport Clube. A metodologia utilizada foi a categorização no sistema de observação, efetuando depois uma análise estatística descritiva. Os resultados indicam que os métodos de treino mais utilizados são os métodos específicos de preparação. Os microciclos de treino quando o jogo é em casa ou fora são idênticos. O segundo estudo teve como objetivo construir e validar um Sistema de Observação em Competição da Primeira Fase de Construção do Processo Ofensivo, realizando posteriormente um estudo piloto, suportado por um software técnico de análise de jogo (VideObserver). A amostra foi constituída por 8 jogos dos Juniores A do Caldas Sport Clube, perfazendo 165 ações. A metodologia utilizada teve por base a Metodologia Observacional (Anguera & Mendo, 2013), sustentada na validação intra e interobservadores e a aplicação do estudo piloto. Os resultados indicam que o instrumento de observação é valido. Há uma maior tendência para o guarda-redes iniciar o processo ofensivo por reposição com o pé na zona 2. O jogador com mais intervenção é o defesa direito na zona 4. Ainda se verifica que mais de metade das ações decorrem com sucesso, isto é, a equipa entra em posse de bola no meio-campo ofensivo.The present work aims at the elaboration of a final report of traineeship, with the objective of obtaining a Master's degree in Sport, with a specialization in Sports Training. This report approach a practical intervention at the Caldas Sport Club in the season 2015/2016 as assistant coach of "Juniores A" team (Under-19) and head coach of "Benjamins A" team (Under-11), and is divided into two parts. The first one dedicated to technical intervention at the traineeship, and the second one to the development of two technical-scientific studies related to the intervention context. In the first part, we evaluated the context with the identification of the activity, involvement, resources and the intervention team. Concomitantly, the intervention's objectives and strategies adopted in the traineeship's context were defined and posteriorly analyzed and reflected. In the second part we developed the application of two studies related to the intervention context, specifying their theoretical frameworks, methodologies, analysis and discussion of the results and their conclusions. The first study had as objective the use of Castelo's taxonomy (2009; 2014) to classify the training exercises and define the standard microcycle. Were analyzed 144 training sessions about "Juniores A" Caldas Sport Clube Team. The methodology used was categorization in the observation system, after which was performed a descriptive statistical analysis. The results indicate that the most used training methods are the specific preparation methods. The training microcycles when the game is at home or away are identical. The second study aimed to construct and validate an Observation System in Competition of the Construction's First Phase of the Offensive Process, and carried out a pilot study later, supported by a technical game analysis software (VideObserver). The sample was consisted of 8 games of "Juniores A" Caldas Sport Clube Team, making 165 actions. The methodology used was based on the Observational Methodology (Anguera & Mendo, 2013), supported by intra and interobserver validation and the pilot study. The results indicate that the observation instrument is valid. There is a greater tendency for the goalkeeper to start the offensive process by replaced with foot in zone 2. he player with the most intervention is the right defender in zone 4. It is still seen that in more than half of the actions the team get in ball's possession in the offensive midfield.Orientação:Instituto Politécnico de Santarém, Escola Superior de Desporto de Rio MaiorTeixeira, EduardoRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémBorges, David Alexandre Ganhão2017-09-21T22:52:54Z20162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/1911TID:201727587porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:32:14Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/1911Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:54:04.627573Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Planear, treinar, competir e refletir em futebol: uma experiência técnica em contexto de estágio académico no Caldas Sport Clube
title Planear, treinar, competir e refletir em futebol: uma experiência técnica em contexto de estágio académico no Caldas Sport Clube
spellingShingle Planear, treinar, competir e refletir em futebol: uma experiência técnica em contexto de estágio académico no Caldas Sport Clube
Borges, David Alexandre Ganhão
futebol
métodos de treino
modelo de jogo
observação e análise
sistema de observação
football
game model
training methods
observation and analysis
observing system
title_short Planear, treinar, competir e refletir em futebol: uma experiência técnica em contexto de estágio académico no Caldas Sport Clube
title_full Planear, treinar, competir e refletir em futebol: uma experiência técnica em contexto de estágio académico no Caldas Sport Clube
title_fullStr Planear, treinar, competir e refletir em futebol: uma experiência técnica em contexto de estágio académico no Caldas Sport Clube
title_full_unstemmed Planear, treinar, competir e refletir em futebol: uma experiência técnica em contexto de estágio académico no Caldas Sport Clube
title_sort Planear, treinar, competir e refletir em futebol: uma experiência técnica em contexto de estágio académico no Caldas Sport Clube
author Borges, David Alexandre Ganhão
author_facet Borges, David Alexandre Ganhão
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Teixeira, Eduardo
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém
dc.contributor.author.fl_str_mv Borges, David Alexandre Ganhão
dc.subject.por.fl_str_mv futebol
métodos de treino
modelo de jogo
observação e análise
sistema de observação
football
game model
training methods
observation and analysis
observing system
topic futebol
métodos de treino
modelo de jogo
observação e análise
sistema de observação
football
game model
training methods
observation and analysis
observing system
description Relatório de Estágio apresentado para a obtenção do grau de Mestre em Desporto com especialização em Treino Desportivo
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2016-01-01T00:00:00Z
2017-09-21T22:52:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.15/1911
TID:201727587
url http://hdl.handle.net/10400.15/1911
identifier_str_mv TID:201727587
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Santarém, Escola Superior de Desporto de Rio Maior
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Santarém, Escola Superior de Desporto de Rio Maior
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137030466174976