O papel do international purchasing na competitividade das empresas industriais: o caso português

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Maria Odete Monteiro
Data de Publicação: 2016
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/17141
Resumo: O international purchasing é um tema de investigação que tem vindo a ganhar algum destaque principalmente nas duas últimas décadas. Não obstante, do exposto na literatura, verifica-se que as atividades de international purchasing são ainda com alguma frequência menosprezadas, enquanto atividade geradora de valor, quando comparadas com as atividades de exportação, ou quando comparadas com outros temas relacionados com os negócios internacionais. Até à data, a literatura existente no âmbito do international purchasing tem sido frequentemente descrita como estando demasiado fragmentada e pouco articulada, a partir da qual não é possível identificar com clareza as tendências ou linhas de orientação sobre a investigação naquele domínio. Além disso, a influência do international purchasing na competitividade das empresas é um dos temas de investigação menos estudados, para além de que o conhecimento é ainda escasso acerca da maneira como os padrões de atuação das empresas variam consoante os países onde estão implantadas. Das constatações anteriores emerge a necessidade de que seja realizada mais investigação de forma a compreender melhor o fenómeno do international purchasing e qual o efeito exercido na competitividade das empresas. Assim, o presente estudo teve como objetivo fundamental compreender de que forma o international purchasing pode contribuir para o desenvolvimento da competitividade das empresas industriais, tendo sido realizado num contexto ainda pouco explorado (país de pequena dimensão e em desenvolvimento). Na operacionalização deste trabalho, de base empírica, foram usados onze estudos de caso, ou seja, onze empresas industriais implantadas em Portugal. Foi concebido um modelo teórico inicial ilustrativo dos fatores influenciadores da implementação de uma estratégia de international purchasing, a partir do qual se elaborou a entrevista semiestruturada, principal fonte de informação. As conclusões procedidas deste estudo foram sintetizadas em nove proposições que contribuem para o desenvolvimento do conhecimento no âmbito das atividades de international purchasing nas empresas industriais. Simultaneamente, a partir dos resultados obtidos, o modelo teórico foi revisto e melhorado. O objetivo último é que aquele sirva de orientação para as empresas no sentido de estas saberem quais as variáveis decisivas e que não podem ser descuradas na implementação de uma estratégia de international purchasing que pretenda ser bem-sucedida e geradora de competitividade.
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Além disso, a influência do international purchasing na competitividade das empresas é um dos temas de investigação menos estudados, para além de que o conhecimento é ainda escasso acerca da maneira como os padrões de atuação das empresas variam consoante os países onde estão implantadas. Das constatações anteriores emerge a necessidade de que seja realizada mais investigação de forma a compreender melhor o fenómeno do international purchasing e qual o efeito exercido na competitividade das empresas. Assim, o presente estudo teve como objetivo fundamental compreender de que forma o international purchasing pode contribuir para o desenvolvimento da competitividade das empresas industriais, tendo sido realizado num contexto ainda pouco explorado (país de pequena dimensão e em desenvolvimento). Na operacionalização deste trabalho, de base empírica, foram usados onze estudos de caso, ou seja, onze empresas industriais implantadas em Portugal. Foi concebido um modelo teórico inicial ilustrativo dos fatores influenciadores da implementação de uma estratégia de international purchasing, a partir do qual se elaborou a entrevista semiestruturada, principal fonte de informação. As conclusões procedidas deste estudo foram sintetizadas em nove proposições que contribuem para o desenvolvimento do conhecimento no âmbito das atividades de international purchasing nas empresas industriais. Simultaneamente, a partir dos resultados obtidos, o modelo teórico foi revisto e melhorado. O objetivo último é que aquele sirva de orientação para as empresas no sentido de estas saberem quais as variáveis decisivas e que não podem ser descuradas na implementação de uma estratégia de international purchasing que pretenda ser bem-sucedida e geradora de competitividade.International purchasing is a research subject that has been developed mainly during the last two decades. Researchers are currently paying more attention and studying the international purchasing issues. Factors such as the development of information and communication technologies and the development of distribution systems, besides the inevitable market globalization, are responsible for the increasing of international purchasing activities in companies. Despite the recent popularity as a research topic, international purchasing still receives little attention from scholars, compared with other international related business topics. In addition, the literature can be described as being too fragmented and uncoordinated, making it difficult to clearly identify trends or guidelines on international purchasing research field. Furthermore, the effect of international purchasing to companies’ competitiveness is one of the least research subjects studied. Also little is known about how patterns of change concerning international purchasing diverge across different countries. From previous findings emerges the need for more research to better understand the phenomenon of international purchasing and its effect on business competitiveness. Thus, the present study aims to understand how international purchasing can contribute to the development of industrial companies’ competitiveness. In addition, this study was conducted in a non-traditional research context, which is a developing country with a limited national market. This study was developed using a qualitative approach, with multiple case studies in industrial companies, being each company a unit of analysis. Eleven companies were studied and they were chosen knowing in advance their involvement in purchasing activities in international markets. The leading method chosen to data collection was the semi-structured interview, developed from a theoretical model which illustrates the dimensions that can influence an international purchasing strategy. The findings of this study were synthesized in nine propositions that contribute to scientific knowledge development within the international purchasing practices in industrial companies. Simultaneously, from the results obtained, the theoretical model was revised and improved, and its ultimate goal is to serve as guide for companies to know what the crucial variables that cannot be neglected in the implementation of a successful international purchasing strategy are, so that companies can empower their competitiveness.Universidade de Aveiro2018-07-20T14:01:00Z2016-05-04T00:00:00Z2016-05-042018-04-28T10:00:00Zdoctoral thesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/17141TID:101302533porLopes, Maria Odete Monteiroinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-05-06T04:00:47Zoai:ria.ua.pt:10773/17141Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-06T04:00:47Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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