Segmentação socioeconómica das freguesias de Portugal Continental
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/36893 |
Resumo: | Trabalho de projeto de mestrado, Sistemas de Informação Geográfica (Tecnologias e Aplicações), Universidade de Lisboa, Faculdade de Ciências, 2018 |
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Segmentação socioeconómica das freguesias de Portugal ContinentalGeodemografiaSegmentaçãoAgrupamentok-meansÍndice de autocorrelação espacialTeses de mestrado - 2018Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Outras Engenharias e TecnologiasTrabalho de projeto de mestrado, Sistemas de Informação Geográfica (Tecnologias e Aplicações), Universidade de Lisboa, Faculdade de Ciências, 2018Com o aumento da competitividade no setor retalhista, proveniente do avanço tecnológico, cada vez se torna mais importante conseguir localizar potenciais clientes e conhecer as suas tendências de maneira a conseguir fornecer o serviço adequado às necessidades dos mesmos. Isto torna-se possível devido a técnicas e metodologias desenvolvidas para criar bases descritivas da população, permitindo a entidades caracterizar os seus clientes e assim otimizar e desenvolver produtos que satisfaçam a procura dos mesmos. O objetivo deste projeto foi encontrar uma metodologia que permitisse criar uma segmentação socioeconómica das freguesias de Portugal Continental, e que sirva de ferramenta para o auxílio à tomada de decisão no domínio do retalho utilizando dados proveniente dos censos e das bases de dados da ESRI. Esta informação foi particionada utilizando o algoritmo k-means, resultando em 5 clusters, tendo sido proposta uma descrição para cada um e, essa descrição contempla um modelo que incorpora um conjunto de variáveis socioeconómicas que foram analisadas individualmente de forma a melhor se compreender a sua distribuição em cada cluster. Por fim, a solução gerada através desta metodologia foi comparada com um subconjunto de dados demonstrativos de consumo de clientes de forma a validar a sua eficácia.With the increase of competitiveness in the retail sector due to technological advance, it is ever important to be able to locate potential clients and to know their tendencies in order to provide the best suited service to their needs. This became possible due to techniques and methodologies developed to create population descriptive bases, allowing entities to characterize their clients and thus optimize and develop products that meet their demand. The goal of this project is to find a methodology to create a socioeconomic segmentation of the parishes of Portugal Continental, as a tool to improve decision making in the retail sector, using data from the census and data from ESRI databases. This information was partitioned using the k-means algorithm, resulting in 5 clusters, and a description was proposed for each one. This description contemplates a model that incorporates a set of socioeconomic variables that were analyzed individually in order to better understand their influence on each cluster. Lastly, the generated solution was compared to a subset of data demonstrating consumption data to validate its efficiency.Catita, Cristina Maria Sousa,1971-Matildes, Rita Martins Henriques,1982-Repositório da Universidade de LisboaAlves, José Maria Mota Dias Miranda2019-02-07T17:26:34Z201820182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/36893TID:202195953porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:33:45Zoai:repositorio.ul.pt:10451/36893Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:51:03.465106Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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