Igualdade e equidade de género no 1º CEB: uma intervenção com crianças do 2º ano de escolaridade
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/47547 |
Resumo: | No âmbito de Prática Educativa II, lecionada no ano letivo de 2021/2022, no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, foi efetuado um estudo, numa turma de uma escola pública em Coimbra, com 20 crianças do 2º ano de escolaridade. A intervenção teve como questão de partida: “Será que uma intervenção no 1º CEB utilizando recursos digitais, poderá ter impacto nas conceções de igualdade e equidade de género das crianças participantes?”. Com a finalidade de responder a esta questão foram formulados os seguintes objetivos: i) construir recursos digitais a fim de abordar as temáticas de género, igualdade de género e equidade de género, com crianças do 1º CEB; ii) identificar as conceções das crianças face à temática; iii) elaborar, desenvolver e avaliar um projeto de intervenção sobre género, igualdade de género e equidade de género, utilizando os recursos digitais elaborados; iv) fazer o levantamento de conceções de crianças, de uma turma do 2º ano de escolaridade, sobre género, igualdade de género e equidade de género; v) compreender se o uso de recursos digitais desenvolve o interesse das crianças e contribui para as suas aprendizagens acerca do tema em estudo. Este projeto de intervenção assenta num estudo de natureza qualitativa, de cariz descritivo e interpretativo, com o intuito de saber como é que as crianças intervenientes veem e se sentem relativamente a situações a que são expostas no seu quotidiano. Os resultados revelam que a utilização de recursos digitais teve impacto nas conceções de igualdade e equidade de género das crianças participantes, dado ter sido notória, após a intervenção, uma evolução nas suas conceções relativamente aos conceitos “género”, “igualdade” e “equidade”. A fim de se poder contribuir para uma sociedade mais igualitária e equitativa, torna-se premente, desde cedo, promover a igualdade e equidade de género. |
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