Projecto Eu, Tu & Nós na escola : impacto das missões internacionais nos jovens filhos de pais militares e a importância do apoio da comunidade escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Ana Rita Rodrigues
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/23578
Resumo: Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia Clínica e da Saúde, Núcleo de Psicologia Clínica Sistémica), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2015
id RCAP_2b352ac2cb2e94c299dc65e8085ab4a3
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/23578
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Projecto Eu, Tu & Nós na escola : impacto das missões internacionais nos jovens filhos de pais militares e a importância do apoio da comunidade escolarMissões internacionaisAdolescentesMilitaresFamíliaAdaptaçãoComunidade escolarTeses de mestrado - 2015Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia Clínica e da Saúde, Núcleo de Psicologia Clínica Sistémica), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2015As missões internacionais de militares envolvem não só os próprios militares mas também, indirectamente, as suas famílias e a comunidade envolvente. É por isso importante considerar todos os sub-sistemas familiares (conjugal, parental, co-parental e fraternal) e também os contextos circundantes, nomeadamente o escolar, para compreender de forma holística o impacto do deslocamento e os contributos que podem ajudar a uma melhor adaptação ao mesmo. Este estudo pretende conhecer o impacto das missões internacionais no bem-estar dos filhos de militares, bem como a forma como a comunidade escolar pode promover um ajustamento positivo destes durante as várias etapas do deslocamento. Especificamente, tem os seguintes objectivos: compreender as dificuldades dos jovens, filhos de militares, durante o período de missão dos pais; compreender as dificuldades sentidas pela comunidade escolar que estabelece contacto com estes jovens; e conhecer os recursos já existentes identificando novas formas de apoio. Trata-se de um estudo exploratório e qualitativo, cuja amostra é constituída por 17 participantes: nove alunos filhos de pais militares e oito professores que lidam e/ou lidaram com este tipo de estudantes. Realizaram-se três focus group (dois com alunos e um com professores), cujas transcrições foram posteriormente analisadas de acordo com os procedimentos de análise temática, com recurso ao software QSR Nvivo 10. Os resultados mostraram que as dificuldades associadas à adaptação dos jovens durante a missão internacional estão relacionadas com alterações emocionais e com mudanças nas rotinas familiares, salientando-se o papel dos pares e da mãe como importantes fontes de suporte. Para um ajustamento positivo destes alunos sobressaiu ainda o contributo que a comunidade escolar pode exercer, devendo existir para tal um esforço de articulação entre a escola, os pais destes alunos e o Centro de Psicologia Aplicada do Exército (CPAE). No final são discutidas as limitações deste estudo, bem como algumas implicações para investigações futuras e para a intervenção com estes jovens estudantes e a comunidade escolar envolvente.Military international missions involve not only the military themselves but also, indirectly, their families and the involving community. It is therefore important to consider all the family sub-systems (marital, parental, co-parental and fraternal) and also the surrounding contexts such as school, to understand holistically the impact of deployment and the contributions that can help a better adaptation. This study intends to acknowledge the impact of international missions on the well-being of military children, as well as how the school community can promote a positive adjustment during the various stages of deployment. Specifically, this study has the following objectives: understand the difficulties of young military children during the parental deployment; understand the difficulties faced by the academic community that establishes contact with these youngsters; and to know the existing resources, identifying new forms of support. This is an exploratory and qualitative study, which sample consisted of 17 participants: nine students, whose parents are military, and eight teachers dealing and / or dealt with such students. There were three focus groups (two with students and one with teachers), whose transcriptions were analyzed afterwards according to the thematic analysis procedures, using the software QSR Nvivo 10. The results showed that difficulties associated with adaptation of young people during the international mission are related to emotional changes and changes in family routines, emphasizing the role of peers and the mother as important sources of support. To a positive adjustment of these students it stood out the contribution that the school community can exercise and there should be a joint effort between the school, parents of these students and the Applied Psychology Center of the Army (CPAE). At the end we discuss the limitations of this study, as well as some implications for future research and for assisting these young students and the surrounding school community.Francisco, Rita Mafalda Costa, 1981-Santos, Renato Emanuel Carvalho Pessoa dosRepositório da Universidade de LisboaPinto, Ana Rita Rodrigues2016-04-29T17:12:19Z20152015-10-192015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/23578porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:11:40Zoai:repositorio.ul.pt:10451/23578Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:40:53.871308Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Projecto Eu, Tu & Nós na escola : impacto das missões internacionais nos jovens filhos de pais militares e a importância do apoio da comunidade escolar
title Projecto Eu, Tu & Nós na escola : impacto das missões internacionais nos jovens filhos de pais militares e a importância do apoio da comunidade escolar
spellingShingle Projecto Eu, Tu & Nós na escola : impacto das missões internacionais nos jovens filhos de pais militares e a importância do apoio da comunidade escolar
Pinto, Ana Rita Rodrigues
Missões internacionais
Adolescentes
Militares
Família
Adaptação
Comunidade escolar
Teses de mestrado - 2015
title_short Projecto Eu, Tu & Nós na escola : impacto das missões internacionais nos jovens filhos de pais militares e a importância do apoio da comunidade escolar
title_full Projecto Eu, Tu & Nós na escola : impacto das missões internacionais nos jovens filhos de pais militares e a importância do apoio da comunidade escolar
title_fullStr Projecto Eu, Tu & Nós na escola : impacto das missões internacionais nos jovens filhos de pais militares e a importância do apoio da comunidade escolar
title_full_unstemmed Projecto Eu, Tu & Nós na escola : impacto das missões internacionais nos jovens filhos de pais militares e a importância do apoio da comunidade escolar
title_sort Projecto Eu, Tu & Nós na escola : impacto das missões internacionais nos jovens filhos de pais militares e a importância do apoio da comunidade escolar
author Pinto, Ana Rita Rodrigues
author_facet Pinto, Ana Rita Rodrigues
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Francisco, Rita Mafalda Costa, 1981-
Santos, Renato Emanuel Carvalho Pessoa dos
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinto, Ana Rita Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Missões internacionais
Adolescentes
Militares
Família
Adaptação
Comunidade escolar
Teses de mestrado - 2015
topic Missões internacionais
Adolescentes
Militares
Família
Adaptação
Comunidade escolar
Teses de mestrado - 2015
description Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia Clínica e da Saúde, Núcleo de Psicologia Clínica Sistémica), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2015
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2015-10-19
2015-01-01T00:00:00Z
2016-04-29T17:12:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/23578
url http://hdl.handle.net/10451/23578
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134319960129536