A experiência do diretor no atual modelo de gestão escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Pedro
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/15052
Resumo: O atual modelo de gestão e administração escolar, enquadrado pelo Decreto-Lei n.º 75/2008, de 22 de abril (alterado pelo Decreto-Lei n.º 221/2009, de 11 de setembro e, posteriormente, pelo Decreto-Lei n.º 137/2012, de 02 de julho) encontra-se em vigor há uma década e, entre outras características distintivas, prevê a eleição de um Diretor em cada Agrupamento de escolas/Escola não agrupada, acabando assim com décadas de liderança colegial nas escolas. Este estudo pretende fazer um balanço da vigência deste modelo, sob o ponto de vista do Diretor. Para tal, realizaram-se entrevistas semi-estruturadas a diretores do distrito do Porto, com pelo menos um mandato completo cumprido, nas quais se abordam as seguintes dimensões: A organização da Escola; Características do Modelo; Perfil do Diretor; Relações de poder e ação quotidiana; Fatores de sucesso na Gestão; Contributos para a evolução do modelo de gestão. As entrevistas foram transcritas na íntegra e os conteúdos foram categorizados. A análise desta categorização permitiu concluir que os diretores, de uma forma geral, concordam com o modelo ou acham-no irrelevante, embora pensem que têm pouca autonomia de decisão (na área financeira e na gestão de recursos humanos) e sentem falta de apoio jurídico e contabilístico. Consideram que os maiores fatores de sucesso na gestão se situam ao nível das relações com a comunidade – embora considerem que as relações com a tutela e com o poder local nem sempre sejam fáceis – e ao nível da formação de docentes e funcionários. Como contributos para a evolução do modelo, sugerem a alteração da composição e das atribuições do Conselho Geral e reclamam mais autonomia e estabilidade, quer nas regras, quer nos recursos humanos disponíveis.
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