A experiência do diretor no atual modelo de gestão escolar
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/15052 |
Resumo: | O atual modelo de gestão e administração escolar, enquadrado pelo Decreto-Lei n.º 75/2008, de 22 de abril (alterado pelo Decreto-Lei n.º 221/2009, de 11 de setembro e, posteriormente, pelo Decreto-Lei n.º 137/2012, de 02 de julho) encontra-se em vigor há uma década e, entre outras características distintivas, prevê a eleição de um Diretor em cada Agrupamento de escolas/Escola não agrupada, acabando assim com décadas de liderança colegial nas escolas. Este estudo pretende fazer um balanço da vigência deste modelo, sob o ponto de vista do Diretor. Para tal, realizaram-se entrevistas semi-estruturadas a diretores do distrito do Porto, com pelo menos um mandato completo cumprido, nas quais se abordam as seguintes dimensões: A organização da Escola; Características do Modelo; Perfil do Diretor; Relações de poder e ação quotidiana; Fatores de sucesso na Gestão; Contributos para a evolução do modelo de gestão. As entrevistas foram transcritas na íntegra e os conteúdos foram categorizados. A análise desta categorização permitiu concluir que os diretores, de uma forma geral, concordam com o modelo ou acham-no irrelevante, embora pensem que têm pouca autonomia de decisão (na área financeira e na gestão de recursos humanos) e sentem falta de apoio jurídico e contabilístico. Consideram que os maiores fatores de sucesso na gestão se situam ao nível das relações com a comunidade – embora considerem que as relações com a tutela e com o poder local nem sempre sejam fáceis – e ao nível da formação de docentes e funcionários. Como contributos para a evolução do modelo, sugerem a alteração da composição e das atribuições do Conselho Geral e reclamam mais autonomia e estabilidade, quer nas regras, quer nos recursos humanos disponíveis. |
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A experiência do diretor no atual modelo de gestão escolarGestão escolarDiretorSucessoAutonomiaConselho GeralSchool managementSchool PrincipalSuccessAutonomyGeneral CouncilDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO atual modelo de gestão e administração escolar, enquadrado pelo Decreto-Lei n.º 75/2008, de 22 de abril (alterado pelo Decreto-Lei n.º 221/2009, de 11 de setembro e, posteriormente, pelo Decreto-Lei n.º 137/2012, de 02 de julho) encontra-se em vigor há uma década e, entre outras características distintivas, prevê a eleição de um Diretor em cada Agrupamento de escolas/Escola não agrupada, acabando assim com décadas de liderança colegial nas escolas. Este estudo pretende fazer um balanço da vigência deste modelo, sob o ponto de vista do Diretor. Para tal, realizaram-se entrevistas semi-estruturadas a diretores do distrito do Porto, com pelo menos um mandato completo cumprido, nas quais se abordam as seguintes dimensões: A organização da Escola; Características do Modelo; Perfil do Diretor; Relações de poder e ação quotidiana; Fatores de sucesso na Gestão; Contributos para a evolução do modelo de gestão. As entrevistas foram transcritas na íntegra e os conteúdos foram categorizados. A análise desta categorização permitiu concluir que os diretores, de uma forma geral, concordam com o modelo ou acham-no irrelevante, embora pensem que têm pouca autonomia de decisão (na área financeira e na gestão de recursos humanos) e sentem falta de apoio jurídico e contabilístico. Consideram que os maiores fatores de sucesso na gestão se situam ao nível das relações com a comunidade – embora considerem que as relações com a tutela e com o poder local nem sempre sejam fáceis – e ao nível da formação de docentes e funcionários. Como contributos para a evolução do modelo, sugerem a alteração da composição e das atribuições do Conselho Geral e reclamam mais autonomia e estabilidade, quer nas regras, quer nos recursos humanos disponíveis.The current model of school management and administration, defined by Decree-Law no. 75/2008, of 22 April (amended by Decree-Law no. 221/2009, of September 11 and subsequently by Decree-Law no. 137/2012, of July 02), has been in force for a decade and, among other distinctive features, foresees the election of a principal in each school grouping/ungrouped school, thus ending decades of collegiate leadership at schools. This study aims to take stock of the surveillance of this model, from the Principal's point of view. To this end, semi-structured interviews were conducted to principals within the district of Porto, with at least one full term fulfilled, in which were addressed the following dimensions: The organization of the School; Model Features; Principal's Profile; Power relations and daily action; Success factors in management; Contributions to the evolution of the management model. The interviews were fully transcribed and the contents were categorized. The analysis of this categorization led to the conclusion that principals generally agree with the model or find it irrelevant, although they think they have little decision-making autonomy (in financial and human resources management) and lack legal and accounting support. They consider that the biggest success factors in management are in terms of relations with the community - although they consider that relations with the tutelage and local authorities are not always easy - and in terms of teacher and staff training. As contributions to the evolution of the model, they suggest changing the composition and duties of the General Council and claim for more autonomy and stability, both in the rules and in the available human resources.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoDelgado, PauloRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoMartins, Pedro2019-12-06T12:07:07Z201920192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/15052TID:202382702porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-06-14T01:46:33Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/15052Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:34:50.287667Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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O atual modelo de gestão e administração escolar, enquadrado pelo Decreto-Lei n.º 75/2008, de 22 de abril (alterado pelo Decreto-Lei n.º 221/2009, de 11 de setembro e, posteriormente, pelo Decreto-Lei n.º 137/2012, de 02 de julho) encontra-se em vigor há uma década e, entre outras características distintivas, prevê a eleição de um Diretor em cada Agrupamento de escolas/Escola não agrupada, acabando assim com décadas de liderança colegial nas escolas. Este estudo pretende fazer um balanço da vigência deste modelo, sob o ponto de vista do Diretor. Para tal, realizaram-se entrevistas semi-estruturadas a diretores do distrito do Porto, com pelo menos um mandato completo cumprido, nas quais se abordam as seguintes dimensões: A organização da Escola; Características do Modelo; Perfil do Diretor; Relações de poder e ação quotidiana; Fatores de sucesso na Gestão; Contributos para a evolução do modelo de gestão. As entrevistas foram transcritas na íntegra e os conteúdos foram categorizados. A análise desta categorização permitiu concluir que os diretores, de uma forma geral, concordam com o modelo ou acham-no irrelevante, embora pensem que têm pouca autonomia de decisão (na área financeira e na gestão de recursos humanos) e sentem falta de apoio jurídico e contabilístico. Consideram que os maiores fatores de sucesso na gestão se situam ao nível das relações com a comunidade – embora considerem que as relações com a tutela e com o poder local nem sempre sejam fáceis – e ao nível da formação de docentes e funcionários. Como contributos para a evolução do modelo, sugerem a alteração da composição e das atribuições do Conselho Geral e reclamam mais autonomia e estabilidade, quer nas regras, quer nos recursos humanos disponíveis. |
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