O papel da comunicação em Expressão Dramática na Educação Pré-Escolar e no Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira, Sara Maria Medeiros
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.3/5656
Resumo: Mestrado (Relatório de Estágio), Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, 13 de março de 2020, Universidade dos Açores. Faculdade de Ciências Sociais e Humanas.
id RCAP_2b414e27c638910838883519d27f3a34
oai_identifier_str oai:repositorio.uac.pt:10400.3/5656
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O papel da comunicação em Expressão Dramática na Educação Pré-Escolar e no Ensino do 1.º Ciclo do Ensino BásicoEducação Pré-EscolarEnsino Básico (1.º Ciclo)Estágio PedagógicoExpressão DramáticaDramatic ExpressionPreschool Education1st Cycle of Basic EducationDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoMestrado (Relatório de Estágio), Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, 13 de março de 2020, Universidade dos Açores. Faculdade de Ciências Sociais e Humanas.O presente Relatório de Estágio refere-se ao trabalho desenvolvido nas unidades curriculares de Estágio Pedagógico I (Pré-escolar) e Estágio Pedagógico II (1.º Ciclo do Ensino Básico) do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, como previsto na lei, ministrado na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, da Universidade dos Açores. Este documento contempla uma fundamentação teórica e uma análise reflexiva sobre a temática estudada, nomeadamente sobre O papel da Comunicação em Expressão Dramática na Educação Pré-Escolar e no Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, no decorrer deste percurso formativo, com o propósito de compreender e analisar a valorização da Expressão Dramática na Educação Pré-Escolar e no Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Além disto, procurou-se compreender a relevância curricular que é atribuída a este domínio nas Escolas. A realização deste relatório possibilitou-nos refletir sobre as competências referentes à atividade docente e confirmar que a utilização de suportes de expressão, quando bem articulados com as outras áreas do saber, promovem uma maior motivação, por parte dos alunos, para o processo de aprendizagem, na medida em que há uma desconstrução da complexidade de assuntos mais teóricos, tornando estes mais fáceis de os alunos compreenderem. Para isto, é necessário que os educadores/professores estejam dispostos a utilizarem atividades mais lúdicas nas suas aulas, tendo sempre em conta o grupo de crianças/alunos. É fulcral ainda referir que este documento foi realizado com espírito “aberto” de modo a que esta experiência fosse benéfica para a aprendizagem profissional.ABSTRACT: This Internship Report refers to the work carried out in the Pedagogical Internship I (Preschool) and Pedagogical Internship II (1st Cycle of Basic Education) curricular units of the Master in Preschool Education and 1st Cycle Education Basic Education, as provided by law, taught at the Faculty of Social and Human Sciences, University of the Azores. This document includes a theoretical foundation and a reflexive analysis on the studied theme, namely on The Role of Communication in Dramatic Expression in Preschool Education and in the Teaching of the 1st Cycle of Basic Education, during this formative course, with the purpose to understand and analyze the valorization of the Dramatic Expression in Preschool Education and in the Teaching of the 1st Cycle of the Basic Education. In addition, we sought to understand the curriculum relevance that is attributed to this domain in schools. This report allowed us to reflect about the skills related to teaching activity and confirm that the use of expression supports, when well articulated with other areas of knowledge, promotes a greater motivation on the part of the students toward the learning process, as there is a deconstruction of complexity of more theoretical subjects, making them easier for students to understand. For this, it is necessary that educators / teachers are willing to use more playful activities in their classes, always taking into account the group of children / students. It is also crucial to note that this document was done in an “open” manner so that this experience would be beneficial for professional learning.Castanho, Maria da Graça BorgesRepositório da Universidade dos AçoresTeixeira, Sara Maria Medeiros2020-10-09T16:48:45Z2020-03-132020-03-13T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.3/5656202463370porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-12-20T14:34:01Zoai:repositorio.uac.pt:10400.3/5656Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:27:49.658558Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O papel da comunicação em Expressão Dramática na Educação Pré-Escolar e no Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
title O papel da comunicação em Expressão Dramática na Educação Pré-Escolar e no Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
spellingShingle O papel da comunicação em Expressão Dramática na Educação Pré-Escolar e no Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Teixeira, Sara Maria Medeiros
Educação Pré-Escolar
Ensino Básico (1.º Ciclo)
Estágio Pedagógico
Expressão Dramática
Dramatic Expression
Preschool Education
1st Cycle of Basic Education
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short O papel da comunicação em Expressão Dramática na Educação Pré-Escolar e no Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
title_full O papel da comunicação em Expressão Dramática na Educação Pré-Escolar e no Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
title_fullStr O papel da comunicação em Expressão Dramática na Educação Pré-Escolar e no Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
title_full_unstemmed O papel da comunicação em Expressão Dramática na Educação Pré-Escolar e no Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
title_sort O papel da comunicação em Expressão Dramática na Educação Pré-Escolar e no Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
author Teixeira, Sara Maria Medeiros
author_facet Teixeira, Sara Maria Medeiros
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Castanho, Maria da Graça Borges
Repositório da Universidade dos Açores
dc.contributor.author.fl_str_mv Teixeira, Sara Maria Medeiros
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Pré-Escolar
Ensino Básico (1.º Ciclo)
Estágio Pedagógico
Expressão Dramática
Dramatic Expression
Preschool Education
1st Cycle of Basic Education
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Educação Pré-Escolar
Ensino Básico (1.º Ciclo)
Estágio Pedagógico
Expressão Dramática
Dramatic Expression
Preschool Education
1st Cycle of Basic Education
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Mestrado (Relatório de Estágio), Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, 13 de março de 2020, Universidade dos Açores. Faculdade de Ciências Sociais e Humanas.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-10-09T16:48:45Z
2020-03-13
2020-03-13T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.3/5656
202463370
url http://hdl.handle.net/10400.3/5656
identifier_str_mv 202463370
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130735405170688