Autorregulação emocional, realidade virtual e neurofeedback
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/17271 |
Resumo: | As perturbações de ansiedade são o tipo de doenças mentais mais comuns, afetando atualmente cerca de 264 milhões de pessoas em todo o mundo. Os tratamentos de referência apresentam limitações, devido aos seus efeitos colaterais e aos longos períodos de intervenção. Recentemente, têm surgido várias abordagens emergentes, como é o caso do neurofeedback, realidade virtual e jogos sérios. Este estudo teve como objectivo determinar pressupostos e requisitos para o desenvolvimento de um jogo, com recurso a realidade virtual e neurofeedback para melhorar as competências de autorregulação emocional, em indivíduos com perturbações de ansiedade. Foi realizada uma scoping review para identificar as características dos jogos sérios com recurso a neurofeedback existentes neste âmbito; e um focus group para averiguar a perspetiva de especialistas sobre os pressupostos e requisitos mais relevantes a integrar num jogo com estas características e objetivos. Os resultados da scoping review ilustraram que a utilização combinada de jogos sérios, neurofeedback e realidade virtual é ainda uma abordagem muito residual e sem evidência consolidada, fundamentando a importância de se realizar mais investigação. Os especialistas que integram o focus group enfatizaram, entre outros, a importância dos princípios de estimulação gradativa, cocriação e personalização dos recursos a desenvolver. |
id |
RCAP_2b6f03293ab18aca1d207013b8ee081e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recipp.ipp.pt:10400.22/17271 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Autorregulação emocional, realidade virtual e neurofeedbackAutorregulação emocionalRealidade virtualNeurofeedbackJogos sériosAs perturbações de ansiedade são o tipo de doenças mentais mais comuns, afetando atualmente cerca de 264 milhões de pessoas em todo o mundo. Os tratamentos de referência apresentam limitações, devido aos seus efeitos colaterais e aos longos períodos de intervenção. Recentemente, têm surgido várias abordagens emergentes, como é o caso do neurofeedback, realidade virtual e jogos sérios. Este estudo teve como objectivo determinar pressupostos e requisitos para o desenvolvimento de um jogo, com recurso a realidade virtual e neurofeedback para melhorar as competências de autorregulação emocional, em indivíduos com perturbações de ansiedade. Foi realizada uma scoping review para identificar as características dos jogos sérios com recurso a neurofeedback existentes neste âmbito; e um focus group para averiguar a perspetiva de especialistas sobre os pressupostos e requisitos mais relevantes a integrar num jogo com estas características e objetivos. Os resultados da scoping review ilustraram que a utilização combinada de jogos sérios, neurofeedback e realidade virtual é ainda uma abordagem muito residual e sem evidência consolidada, fundamentando a importância de se realizar mais investigação. Os especialistas que integram o focus group enfatizaram, entre outros, a importância dos princípios de estimulação gradativa, cocriação e personalização dos recursos a desenvolver.Marques, AntónioAlmeida, Raquel Simões deRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoPinheiro, Joana Filipa Pereira2021-03-04T09:56:45Z2020-11-272020-11-27T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/17271TID:202641759porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T13:07:52Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/17271Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:36:57.524538Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Autorregulação emocional, realidade virtual e neurofeedback |
title |
Autorregulação emocional, realidade virtual e neurofeedback |
spellingShingle |
Autorregulação emocional, realidade virtual e neurofeedback Pinheiro, Joana Filipa Pereira Autorregulação emocional Realidade virtual Neurofeedback Jogos sérios |
title_short |
Autorregulação emocional, realidade virtual e neurofeedback |
title_full |
Autorregulação emocional, realidade virtual e neurofeedback |
title_fullStr |
Autorregulação emocional, realidade virtual e neurofeedback |
title_full_unstemmed |
Autorregulação emocional, realidade virtual e neurofeedback |
title_sort |
Autorregulação emocional, realidade virtual e neurofeedback |
author |
Pinheiro, Joana Filipa Pereira |
author_facet |
Pinheiro, Joana Filipa Pereira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Marques, António Almeida, Raquel Simões de Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pinheiro, Joana Filipa Pereira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Autorregulação emocional Realidade virtual Neurofeedback Jogos sérios |
topic |
Autorregulação emocional Realidade virtual Neurofeedback Jogos sérios |
description |
As perturbações de ansiedade são o tipo de doenças mentais mais comuns, afetando atualmente cerca de 264 milhões de pessoas em todo o mundo. Os tratamentos de referência apresentam limitações, devido aos seus efeitos colaterais e aos longos períodos de intervenção. Recentemente, têm surgido várias abordagens emergentes, como é o caso do neurofeedback, realidade virtual e jogos sérios. Este estudo teve como objectivo determinar pressupostos e requisitos para o desenvolvimento de um jogo, com recurso a realidade virtual e neurofeedback para melhorar as competências de autorregulação emocional, em indivíduos com perturbações de ansiedade. Foi realizada uma scoping review para identificar as características dos jogos sérios com recurso a neurofeedback existentes neste âmbito; e um focus group para averiguar a perspetiva de especialistas sobre os pressupostos e requisitos mais relevantes a integrar num jogo com estas características e objetivos. Os resultados da scoping review ilustraram que a utilização combinada de jogos sérios, neurofeedback e realidade virtual é ainda uma abordagem muito residual e sem evidência consolidada, fundamentando a importância de se realizar mais investigação. Os especialistas que integram o focus group enfatizaram, entre outros, a importância dos princípios de estimulação gradativa, cocriação e personalização dos recursos a desenvolver. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-11-27 2020-11-27T00:00:00Z 2021-03-04T09:56:45Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.22/17271 TID:202641759 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.22/17271 |
identifier_str_mv |
TID:202641759 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131460591943680 |