A educação de adultos: um novo desafio organizacional na escola pública

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pires, Adorinda de Lurdes Pereira
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/2486
Resumo: Dissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ciências da Educação Especialização em Administração Escolar
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spelling A educação de adultos: um novo desafio organizacional na escola públicaEducação de adultosCursos de educaçãoFormação de adultosIniciativa novas oportunidadesAdult educationEducation and trainingAdults coursesNew opportunities initiativeDissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ciências da Educação Especialização em Administração EscolarPortugal, com um baixo nível de qualificação profissional e escolar entre a população adulta, além de taxas elevadas de abandono escolar precoce, tem de responder aos desafios da sociedade do conhecimento de forma urgente e prioritária. Neste contexto, em Portugal surgem os cursos Educação e Formação de Adultos, incorporada na Iniciativa Novas Oportunidades e no sentido de melhor dar resposta aos interesses e carências da população adulta, em 2006, é introduzido o alargamento desta oferta às Escolas e Agrupamentos de Escolas, Neste estudo, é nossa preocupação perceber, captar as lógicas de ação da organização escolar, relativo à implementação dos cursos EFA na escola pública; identificar e analisar as dinâmicas e os impactos organizacionais procurando compreender os modos de agir e pensar dos principais atores envolvidos nos cursos, bem como, o papel que a liderança desempenha nas diferentes fases do processo. Pretendemos conhecer também o envolvimento e a responsabilização de toda a comunidade escolar nos processos de decisão e de monitorização, focando o trabalho colaborativo entre os professores. Para consolidar a análise o corpus teórico envolveu as temáticas: a educação de adultos e enquadramento legal das políticas de educação nacionais, o abandono escolar e a qualificação escolar nacional. Em termos metodológicos, optou-se por um estudo de caso, de natureza qualitativa, com características exploratórias e descritivas, utilizando a técnica de análise de conteúdo. Os resultados resultantes deste estudo permitiram-nos concluir que a escola analisada surge vocacionada para desenvolver estas novas modalidades formativas pois, possui um corpo docente com uma vasta experiência e competência técnica; condições físicas, quer ao nível dos espaços quer dos equipamentos disponíveis na Escola. Também confirmou que esta escola, num processo que poderá ser similar a outras instituições, revelou a capacidade de dar resposta à procura massiva de formação, não só através da reorganização interna, como também da rentabilização da participação da autarquia e de um número consistente de empresas parceiras, com vista a responder às medidas de política educativa da educação de adultos. - ABSTRACT Portugal, having low professional qualification and educational degrees amongst their adult population along with high early dropout rates, needs to respond to the knowledge-society challenges in an urgent way. In this context is introduced in Portugal the New Opportunities Initiative with the Education and Training for Adults courses, which is extended in 2006 to Public schools in order to increase the learning possibilities for these targeted adults. In this study, we tried to understand the logics of action in the school organization when dealing with the implementation of the Education and Training for Adults courses. Thus, we need to identify and analyse the organizational dynamics and impacts and try to understand the ways of acting and thinking of the main actors that participate in these courses, and also the role of leadership in the different phases of the whole process. We studied the involvement and accountability of the whole school community in decisionmaking and monitoring, focusing on the collaborative work among teachers. To consolidate the analysis, the theoretical body included the following subjects: adult education and legal framework of national education policies, dropout tendencies and national school qualification. In terms of methodology we opted for a case study of qualitative nature, with descriptive and exploratory characteristics, using the technique of content analysis. The conclusions of this work showed us that the school in this case study appears aimed to develop and implement these new training arrangements, having the following factors to contribute to this capacity: teachers with extensive experience and technical expertise; physical conditions, both in terms of space and equipment available in the school. This study also confirmed that the school revealed the capacity to answer to the high levels of demand for training, not only through internal reorganization, but also through the maximization of local authority participation and partnership with a consistent number of companies, in order to meet the policy measures of adult education.Dias, MarianaPrata, ManuelaRCIPLPires, Adorinda de Lurdes Pereira2013-05-13T14:33:20Z2012-122012-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/2486porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:41:46Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/2486Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:12:15.821546Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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