Coordenação motora, composição corporal e Bullying, que relação?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/58411 |
Resumo: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário |
id |
RCAP_2b72d97f2254455c8a657df6a127838e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/58411 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Coordenação motora, composição corporal e Bullying, que relação?Motor coordination, body composition and Bullying, what relationship?Educação físicaCoordenação motoraComposição corporalBullyingCriançaPhysical educationMotor coordinationBody compositionChildrenCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e SecundárioO relatório de estágio tem como principal objetivo a prática refletiva como professora estagiária. Tendo o aluno como centro do ensino, cabe ao professor planear todas as aulas de educação física de maneira exigente, promovendo nos alunos a aquisição de valores, autonomia, sociabilidade, disciplina e fair play, ao mesmo tempo que desenvolvem as suas capacidades motoras. Neste relatório está descrita a forma como realizei as atividades ao longo do ano, incluindo as técnicas que utilizei para organizar e gerir o fenómeno de ensino aprendizagem, quais as atividades realizadas que envolveram a participação ativa na vida da escola e a relação com a comunidade. Na última parte, debrucei-me sobre uma investigação que realizei ao longo do ano letivo, onde averiguei a relação entre coordenação motora, composição corporal e o bullying, numa amostra de 73 alunos, do 5º ano de escolaridade de uma escola EB2,3 de Braga. Para a determinação da composição corporal utilizou-se os dados do FITescola, para a avaliação da coordenação motora utilizou-se a baterias de testes KTK, já para verificar a participação dos alunos em ato de bullying utilizou-se o Questionário de Olweus, adaptado por Pereira. Na investigação não se verificaram associações estatisticamente significativas entres as variáveis, contudo verificou-se que não ouve relação entre os fatores.The main goal of this internship report is the reflective practice as an intern teacher. Having the student as the center of the teaching is up to the teacher to plan all the physical education classes in a demanding way to promote to the students the values of autonomy, sociability, discipline and fair play, but always with the objective of developing their physical capabilities. In this report it will be transcribed the way how I will realize the activities throughout the year and how I plan to organize and run the schooling and learning, which are the activities to run through the year to demonstrate my participation in the school and my relation with the community. In the last part I will focus on the investigation that was done throughout the school year. With the realization of the study I pretend to check the relationship between motor coordination, body composition and bullying within a sample of 73 students of the 5th grade of basic school in Braga. For the determination of the body composition, the data from FITescola was used, to evaluate the motor coordination the KTK tests were used, to see how the students participate in bullying, the Olweus Questionnaire adapted by Pereira was used. In the investigation no significative associations between the variables were found, no relation between the factors were found.Silva, Inês PeixotoUniversidade do MinhoSá, Carla Iolanda Londa de20182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/58411por202150470info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:30:23Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/58411Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:25:33.634433Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Coordenação motora, composição corporal e Bullying, que relação? Motor coordination, body composition and Bullying, what relationship? |
title |
Coordenação motora, composição corporal e Bullying, que relação? |
spellingShingle |
Coordenação motora, composição corporal e Bullying, que relação? Sá, Carla Iolanda Londa de Educação física Coordenação motora Composição corporal Bullying Criança Physical education Motor coordination Body composition Children Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Coordenação motora, composição corporal e Bullying, que relação? |
title_full |
Coordenação motora, composição corporal e Bullying, que relação? |
title_fullStr |
Coordenação motora, composição corporal e Bullying, que relação? |
title_full_unstemmed |
Coordenação motora, composição corporal e Bullying, que relação? |
title_sort |
Coordenação motora, composição corporal e Bullying, que relação? |
author |
Sá, Carla Iolanda Londa de |
author_facet |
Sá, Carla Iolanda Londa de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Silva, Inês Peixoto Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sá, Carla Iolanda Londa de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação física Coordenação motora Composição corporal Bullying Criança Physical education Motor coordination Body composition Children Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Educação física Coordenação motora Composição corporal Bullying Criança Physical education Motor coordination Body composition Children Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018 2018-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/58411 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/58411 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
202150470 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132739728834560 |