O estágio na formação de professores: validação da versão reduzida do Inventário de vivências e percepções do estágio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/16106 |
Resumo: | No presente trabalho é apresentado o processo de validação da versão reduzida do Inventário de Vivências e Percepções do Estágio – versão para a formação de professores (Caires, Almeida & Vieira, 2009), uma escala de auto-relato construída com o objectivo de avaliar – na perspectiva do formando - os aspectos mais relevantes do seu estágio, uma experiência ocorrida no final do curso e correspondendo à estreia na docência. O Inventário foi aplicado a uma amostra de 295 estagiários, por via postal, um mês antes da conclusão do estágio. A versão reduzida é constituída por 28 itens, distribuídos por quatro factores, explicando 49% da variância total dos itens: Aprendizagem e supervisão (10 itens); Impacto físico e emocional (6 itens); Socialização e adaptação à instituição (6 itens); e Aspectos vocacionais (6 itens). O instrumento foi submetido a análise factorial confirmatória no programa EQS (versão 6.1) e os resultados evidenciam índices de ajustamento satisfatórios. |
id |
RCAP_2b9d35578e386ad0df5695ebe2cafccf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/16106 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O estágio na formação de professores: validação da versão reduzida do Inventário de vivências e percepções do estágioConstrução de instrumentosFormação ProfissionalVivências e percepções dos estagiáriosNo presente trabalho é apresentado o processo de validação da versão reduzida do Inventário de Vivências e Percepções do Estágio – versão para a formação de professores (Caires, Almeida & Vieira, 2009), uma escala de auto-relato construída com o objectivo de avaliar – na perspectiva do formando - os aspectos mais relevantes do seu estágio, uma experiência ocorrida no final do curso e correspondendo à estreia na docência. O Inventário foi aplicado a uma amostra de 295 estagiários, por via postal, um mês antes da conclusão do estágio. A versão reduzida é constituída por 28 itens, distribuídos por quatro factores, explicando 49% da variância total dos itens: Aprendizagem e supervisão (10 itens); Impacto físico e emocional (6 itens); Socialização e adaptação à instituição (6 itens); e Aspectos vocacionais (6 itens). O instrumento foi submetido a análise factorial confirmatória no programa EQS (versão 6.1) e os resultados evidenciam índices de ajustamento satisfatórios.Universidade do MinhoCaires, SusanaAlmeida, Leandro S.Vieira, Diana20102010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/16106porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:48:08Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/16106Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:46:18.843940Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O estágio na formação de professores: validação da versão reduzida do Inventário de vivências e percepções do estágio |
title |
O estágio na formação de professores: validação da versão reduzida do Inventário de vivências e percepções do estágio |
spellingShingle |
O estágio na formação de professores: validação da versão reduzida do Inventário de vivências e percepções do estágio Caires, Susana Construção de instrumentos Formação Profissional Vivências e percepções dos estagiários |
title_short |
O estágio na formação de professores: validação da versão reduzida do Inventário de vivências e percepções do estágio |
title_full |
O estágio na formação de professores: validação da versão reduzida do Inventário de vivências e percepções do estágio |
title_fullStr |
O estágio na formação de professores: validação da versão reduzida do Inventário de vivências e percepções do estágio |
title_full_unstemmed |
O estágio na formação de professores: validação da versão reduzida do Inventário de vivências e percepções do estágio |
title_sort |
O estágio na formação de professores: validação da versão reduzida do Inventário de vivências e percepções do estágio |
author |
Caires, Susana |
author_facet |
Caires, Susana Almeida, Leandro S. Vieira, Diana |
author_role |
author |
author2 |
Almeida, Leandro S. Vieira, Diana |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Caires, Susana Almeida, Leandro S. Vieira, Diana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Construção de instrumentos Formação Profissional Vivências e percepções dos estagiários |
topic |
Construção de instrumentos Formação Profissional Vivências e percepções dos estagiários |
description |
No presente trabalho é apresentado o processo de validação da versão reduzida do Inventário de Vivências e Percepções do Estágio – versão para a formação de professores (Caires, Almeida & Vieira, 2009), uma escala de auto-relato construída com o objectivo de avaliar – na perspectiva do formando - os aspectos mais relevantes do seu estágio, uma experiência ocorrida no final do curso e correspondendo à estreia na docência. O Inventário foi aplicado a uma amostra de 295 estagiários, por via postal, um mês antes da conclusão do estágio. A versão reduzida é constituída por 28 itens, distribuídos por quatro factores, explicando 49% da variância total dos itens: Aprendizagem e supervisão (10 itens); Impacto físico e emocional (6 itens); Socialização e adaptação à instituição (6 itens); e Aspectos vocacionais (6 itens). O instrumento foi submetido a análise factorial confirmatória no programa EQS (versão 6.1) e os resultados evidenciam índices de ajustamento satisfatórios. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010 2010-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/16106 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/16106 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133031250788352 |