Nova Organização Pedagógica da Escola: caminhos de possibilidades
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/17232 |
Resumo: | Nos seus vários andamentos, este livro mostra-nos que outra escola é possível quando os educadores e professores decidem alterar a gramática secular da escola. Não se tem de alterar todas as regras da organização escolar. Mas as mudanças sensíveis e que provocam efeitos nos modos de aprender dos alunos (e dos docentes) requerem que se altere, pelo menos, uma das variáveis-chave dessa gramática: o modo de gestão do currículo prescrito, o modo de organizar os grupos de alunos em turmas, a forma de alocar os professores aos alunos, o modo de gerir os tempos e/ou os espaços de ensino e aprendizagem e os modos de trabalhar dos professores (e dos alunos). |
id |
RCAP_2ba0770662e55537ced55d0e0980004d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/17232 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Nova Organização Pedagógica da Escola: caminhos de possibilidadesescola, organização pedagógica; sucessoNos seus vários andamentos, este livro mostra-nos que outra escola é possível quando os educadores e professores decidem alterar a gramática secular da escola. Não se tem de alterar todas as regras da organização escolar. Mas as mudanças sensíveis e que provocam efeitos nos modos de aprender dos alunos (e dos docentes) requerem que se altere, pelo menos, uma das variáveis-chave dessa gramática: o modo de gestão do currículo prescrito, o modo de organizar os grupos de alunos em turmas, a forma de alocar os professores aos alunos, o modo de gerir os tempos e/ou os espaços de ensino e aprendizagem e os modos de trabalhar dos professores (e dos alunos).Fundação Manuel Leão2016-02-03T11:24:21Z2016-02-032016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookhttp://hdl.handle.net/10174/17232http://hdl.handle.net/10174/17232por978-989-8151-39-1naosimndndnd229Formosinho, JoãoAlves, JoséVerdasca, Joséinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:04:39Zoai:dspace.uevora.pt:10174/17232Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:09:28.163434Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Nova Organização Pedagógica da Escola: caminhos de possibilidades |
title |
Nova Organização Pedagógica da Escola: caminhos de possibilidades |
spellingShingle |
Nova Organização Pedagógica da Escola: caminhos de possibilidades Formosinho, João escola, organização pedagógica; sucesso |
title_short |
Nova Organização Pedagógica da Escola: caminhos de possibilidades |
title_full |
Nova Organização Pedagógica da Escola: caminhos de possibilidades |
title_fullStr |
Nova Organização Pedagógica da Escola: caminhos de possibilidades |
title_full_unstemmed |
Nova Organização Pedagógica da Escola: caminhos de possibilidades |
title_sort |
Nova Organização Pedagógica da Escola: caminhos de possibilidades |
author |
Formosinho, João |
author_facet |
Formosinho, João Alves, José Verdasca, José |
author_role |
author |
author2 |
Alves, José Verdasca, José |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Formosinho, João Alves, José Verdasca, José |
dc.subject.por.fl_str_mv |
escola, organização pedagógica; sucesso |
topic |
escola, organização pedagógica; sucesso |
description |
Nos seus vários andamentos, este livro mostra-nos que outra escola é possível quando os educadores e professores decidem alterar a gramática secular da escola. Não se tem de alterar todas as regras da organização escolar. Mas as mudanças sensíveis e que provocam efeitos nos modos de aprender dos alunos (e dos docentes) requerem que se altere, pelo menos, uma das variáveis-chave dessa gramática: o modo de gestão do currículo prescrito, o modo de organizar os grupos de alunos em turmas, a forma de alocar os professores aos alunos, o modo de gerir os tempos e/ou os espaços de ensino e aprendizagem e os modos de trabalhar dos professores (e dos alunos). |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-02-03T11:24:21Z 2016-02-03 2016-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/book |
format |
book |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/17232 http://hdl.handle.net/10174/17232 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/17232 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
978-989-8151-39-1 nao sim nd nd nd 229 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Manuel Leão |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Manuel Leão |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136577202421760 |