Uma metodologia para mapeamento de estratégias pedagógicas e modelos tecnológicos adotados no ensino remoto emergencial no Brasil e no mundo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Manuella Aschoff Cavalcanti Brandão Lima
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Rostand Edson Oliveira Costa, Marlécio Maknamara, Virgínia Pinto Campos, Dênio Mariz Timóteo de Sousa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.36367/ntqr.12.2022.e680
Resumo: O campo educacional nunca mais foi o mesmo desde que a pandemia de Covid-19 o impulsionou ao ensino remoto. Pesquisas e relatos de experiência forneceram importantes diagnósticos das transformações educativas em tempos de pandemia. Durante a Pandemia de Covid-19 foi fundamental que agentes educacionais públicos e privados tenham trabalhado para manter as atividades pedagógicas e didáticas durante a fase de isolamento. Este artigo aborda os procedimentos metodológicos de um estudo sobre o Uso de Recursos Tecnológicos para Ensino Remoto e Híbrido durante a Pandemia, focalizando as estratégias e métodos utilizados para viabilizar a intermediação tecnológica necessária para a implementação do ensino remoto emergencial em diferentes países. A intenção do referido estudo foi levantar, compilar e organizar informações para servir de referência e auxiliar na projeção e recomendação de um conjunto de modelos e estratégias potencialmente aplicáveis no cenário educacional público do Estado da Paraíba, Brasil. A questão norteadora dos procedimentos relatados no artigo foi: quais procedimentos metodológicos são necessários ao mapeamento de estratégias pedagógicas e modelos tecnológicos adotados no ensino remoto emergencial no Brasil e no mundo durante a pandemia de Covid-19? A metodologia foi desenvolvida segundo procedimentos de Revisão Sistemática da Literatura, incluindo os processos de busca, elegibilidade, coleta e extração de dados em seis passos. Os resultados incluem dados estatísticos da RSL, dados sobre os artigos localizados e não-classificados, além de informações quanto a terminologias, tipos de oferta e dimensões de diretividade pedagógica encontradas nos artigos selecionados. Conclui-se com a expectativa de prosseguir contribuindo com o debate metodológico em torno de estudos que subsidiem, doravante, avaliação dos desdobramentos tecnológicos e pedagógicos do Ensino Remoto e Híbrido em redes públicas de ensino.
id RCAP_2bbd545112de3324509663e47de84ab5
oai_identifier_str oai:ojs.publi.ludomedia.org:article/680
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Uma metodologia para mapeamento de estratégias pedagógicas e modelos tecnológicos adotados no ensino remoto emergencial no Brasil e no mundoA methodology for mapping pedagogical strategies and technological models adopted in emergency remote teaching in Brazil and worldwideCovid-19Ensino RemotoEnsino HíbridoRevisão SistemáticaProcedimentos metodológicosCovid-19Remote TeachingBlended LearningSystematic reviewMethodological proceduresO campo educacional nunca mais foi o mesmo desde que a pandemia de Covid-19 o impulsionou ao ensino remoto. Pesquisas e relatos de experiência forneceram importantes diagnósticos das transformações educativas em tempos de pandemia. Durante a Pandemia de Covid-19 foi fundamental que agentes educacionais públicos e privados tenham trabalhado para manter as atividades pedagógicas e didáticas durante a fase de isolamento. Este artigo aborda os procedimentos metodológicos de um estudo sobre o Uso de Recursos Tecnológicos para Ensino Remoto e Híbrido durante a Pandemia, focalizando as estratégias e métodos utilizados para viabilizar a intermediação tecnológica necessária para a implementação do ensino remoto emergencial em diferentes países. A intenção do referido estudo foi levantar, compilar e organizar informações para servir de referência e auxiliar na projeção e recomendação de um conjunto de modelos e estratégias potencialmente aplicáveis no cenário educacional público do Estado da Paraíba, Brasil. A questão norteadora dos procedimentos relatados no artigo foi: quais procedimentos metodológicos são necessários ao mapeamento de estratégias pedagógicas e modelos tecnológicos adotados no ensino remoto emergencial no Brasil e no mundo durante a pandemia de Covid-19? A metodologia foi desenvolvida segundo procedimentos de Revisão Sistemática da Literatura, incluindo os processos de busca, elegibilidade, coleta e extração de dados em seis passos. Os resultados incluem dados estatísticos da RSL, dados sobre os artigos localizados e não-classificados, além de informações quanto a terminologias, tipos de oferta e dimensões de diretividade pedagógica encontradas nos artigos selecionados. Conclui-se com a expectativa de prosseguir contribuindo com o debate metodológico em torno de estudos que subsidiem, doravante, avaliação dos desdobramentos tecnológicos e pedagógicos do Ensino Remoto e Híbrido em redes públicas de ensino.The educational field has never been the same since the pandemic of Covid-19 propelled him to remote teaching. Research and experience reports provided important diagnoses of educational transformations in pandemic times. During the Covid-19 Pandemic, it was essential that public and private educational agents worked to maintain teaching activities during the isolation phase. This article addresses the methodological procedures of a study on the Use of Technological Resources for Remote and Hybrid Teaching during the Pandemic, focusing on the strategies and methods used to enable the technological intermediation necessary for the implementation of emergency remote teaching. The intention of this study was to collect, compile and organize information to serve as a reference and assist in the projection and recommendation of a set of models and strategies potentially applicable in the educational scenario of the State of Paraíba, Brazil. The guiding question of the procedures reported in the article was: what methodological procedures are necessary to map pedagogical strategies and technological models adopted in emergency remote teaching in Brazil and in the world during the Covid-19 pandemic? The methodology was developed according to Systematic Literature Review procedures, including processes of search, eligibility, data collection and extraction in six steps. The results include statistical data from RSL, data on localized and unclassified articles, as well as information on terminology, types of offer and dimensions of pedagogical directiveness found in the selected articles. It concludes with the expectation of continuing to contribute to the methodological debate around studies that support, from now on, the evaluation of the technological and pedagogical developments of Remote and Hybrid Teaching in public networks.Ludomedia2022-07-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.36367/ntqr.12.2022.e680https://doi.org/10.36367/ntqr.12.2022.e680New Trends in Qualitative Research; Vol. 12 (2022): Investigação Qualitativa em Educação: Avanços e Desafios; e680New Trends in Qualitative Research; Vol. 12 (2022): Investigação Qualitativa em Educação: Avanços e Desafios; e680New Trends in Qualitative Research; Vol. 12 (2022): Investigação Qualitativa em Educação: Avanços e Desafios; e6802184-777010.36367/ntqr.12.2022reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://publi.ludomedia.org/index.php/ntqr/article/view/680https://publi.ludomedia.org/index.php/ntqr/article/view/680/682Manuella Aschoff Cavalcanti Brandão LimaRostand Edson Oliveira CostaMarlécio MaknamaraVirgínia Pinto CamposDênio Mariz Timóteo de Sousainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-08-13T09:13:46Zoai:ojs.publi.ludomedia.org:article/680Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:48:29.373413Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Uma metodologia para mapeamento de estratégias pedagógicas e modelos tecnológicos adotados no ensino remoto emergencial no Brasil e no mundo
A methodology for mapping pedagogical strategies and technological models adopted in emergency remote teaching in Brazil and worldwide
title Uma metodologia para mapeamento de estratégias pedagógicas e modelos tecnológicos adotados no ensino remoto emergencial no Brasil e no mundo
spellingShingle Uma metodologia para mapeamento de estratégias pedagógicas e modelos tecnológicos adotados no ensino remoto emergencial no Brasil e no mundo
Manuella Aschoff Cavalcanti Brandão Lima
Covid-19
Ensino Remoto
Ensino Híbrido
Revisão Sistemática
Procedimentos metodológicos
Covid-19
Remote Teaching
Blended Learning
Systematic review
Methodological procedures
title_short Uma metodologia para mapeamento de estratégias pedagógicas e modelos tecnológicos adotados no ensino remoto emergencial no Brasil e no mundo
title_full Uma metodologia para mapeamento de estratégias pedagógicas e modelos tecnológicos adotados no ensino remoto emergencial no Brasil e no mundo
title_fullStr Uma metodologia para mapeamento de estratégias pedagógicas e modelos tecnológicos adotados no ensino remoto emergencial no Brasil e no mundo
title_full_unstemmed Uma metodologia para mapeamento de estratégias pedagógicas e modelos tecnológicos adotados no ensino remoto emergencial no Brasil e no mundo
title_sort Uma metodologia para mapeamento de estratégias pedagógicas e modelos tecnológicos adotados no ensino remoto emergencial no Brasil e no mundo
author Manuella Aschoff Cavalcanti Brandão Lima
author_facet Manuella Aschoff Cavalcanti Brandão Lima
Rostand Edson Oliveira Costa
Marlécio Maknamara
Virgínia Pinto Campos
Dênio Mariz Timóteo de Sousa
author_role author
author2 Rostand Edson Oliveira Costa
Marlécio Maknamara
Virgínia Pinto Campos
Dênio Mariz Timóteo de Sousa
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Manuella Aschoff Cavalcanti Brandão Lima
Rostand Edson Oliveira Costa
Marlécio Maknamara
Virgínia Pinto Campos
Dênio Mariz Timóteo de Sousa
dc.subject.por.fl_str_mv Covid-19
Ensino Remoto
Ensino Híbrido
Revisão Sistemática
Procedimentos metodológicos
Covid-19
Remote Teaching
Blended Learning
Systematic review
Methodological procedures
topic Covid-19
Ensino Remoto
Ensino Híbrido
Revisão Sistemática
Procedimentos metodológicos
Covid-19
Remote Teaching
Blended Learning
Systematic review
Methodological procedures
description O campo educacional nunca mais foi o mesmo desde que a pandemia de Covid-19 o impulsionou ao ensino remoto. Pesquisas e relatos de experiência forneceram importantes diagnósticos das transformações educativas em tempos de pandemia. Durante a Pandemia de Covid-19 foi fundamental que agentes educacionais públicos e privados tenham trabalhado para manter as atividades pedagógicas e didáticas durante a fase de isolamento. Este artigo aborda os procedimentos metodológicos de um estudo sobre o Uso de Recursos Tecnológicos para Ensino Remoto e Híbrido durante a Pandemia, focalizando as estratégias e métodos utilizados para viabilizar a intermediação tecnológica necessária para a implementação do ensino remoto emergencial em diferentes países. A intenção do referido estudo foi levantar, compilar e organizar informações para servir de referência e auxiliar na projeção e recomendação de um conjunto de modelos e estratégias potencialmente aplicáveis no cenário educacional público do Estado da Paraíba, Brasil. A questão norteadora dos procedimentos relatados no artigo foi: quais procedimentos metodológicos são necessários ao mapeamento de estratégias pedagógicas e modelos tecnológicos adotados no ensino remoto emergencial no Brasil e no mundo durante a pandemia de Covid-19? A metodologia foi desenvolvida segundo procedimentos de Revisão Sistemática da Literatura, incluindo os processos de busca, elegibilidade, coleta e extração de dados em seis passos. Os resultados incluem dados estatísticos da RSL, dados sobre os artigos localizados e não-classificados, além de informações quanto a terminologias, tipos de oferta e dimensões de diretividade pedagógica encontradas nos artigos selecionados. Conclui-se com a expectativa de prosseguir contribuindo com o debate metodológico em torno de estudos que subsidiem, doravante, avaliação dos desdobramentos tecnológicos e pedagógicos do Ensino Remoto e Híbrido em redes públicas de ensino.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-07-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.36367/ntqr.12.2022.e680
https://doi.org/10.36367/ntqr.12.2022.e680
url https://doi.org/10.36367/ntqr.12.2022.e680
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publi.ludomedia.org/index.php/ntqr/article/view/680
https://publi.ludomedia.org/index.php/ntqr/article/view/680/682
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Ludomedia
publisher.none.fl_str_mv Ludomedia
dc.source.none.fl_str_mv New Trends in Qualitative Research; Vol. 12 (2022): Investigação Qualitativa em Educação: Avanços e Desafios; e680
New Trends in Qualitative Research; Vol. 12 (2022): Investigação Qualitativa em Educação: Avanços e Desafios; e680
New Trends in Qualitative Research; Vol. 12 (2022): Investigação Qualitativa em Educação: Avanços e Desafios; e680
2184-7770
10.36367/ntqr.12.2022
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130350843068416