Relações de género em contexto de trabalho criativo: representações e práticas sociais
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/15011 |
Resumo: | A investigação propõe-se a compreender de que forma a geração dos jovens criativos, digitais e urbanos se posiciona face à ordem de género vigente. Procura-se para o específico dos contextos de trabalho, e também para os domínios da vida social, recolher representações e práticas ilustrativas das relações de género em que os jovens participam. A investigação envolve 26 mulheres e homens com idades compreendidas entre os 23 e os 34 anos residentes em meio urbano (Lisboa, Porto e Braga) e que exercem profissões do meio cultural e criativo. O sector criativo é considerado, se comparado com outros sectores da economia, tolerante, igualitário e menos hierarquizado, em termos das relações de género (e outras). A revisão da bibliografia e a presente investigação mostram, todavia, como os ambientes de trabalho criativos não são imunes às desigualdades e discriminações de género contra as mulheres. A dissertação assenta numa metodologia qualitativa, usando como instrumento a entrevista semi-directiva. A análise dos resultados sistematiza os depoimentos de acordo com uma grelha que cruza representações de género, relações de género no trabalho, relação trabalho-vida familiar e participação cívica dos jovens. Deste estudo emergem três perfis-tipo ilustrativos da geração de jovens criativos urbanos: os alheados, os instalados e os implicados. |
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Relações de género em contexto de trabalho criativo: representações e práticas sociaisMercado de trabalhoJovemDesigualdade socialMotivação individualCriatividadePortugalPortoBragaRelações de géneroDesigualdade de géneroSector criativoGeraçãoYoung peopleGender relationsRepresentationsGender inequalityCreative sectorGenerationA investigação propõe-se a compreender de que forma a geração dos jovens criativos, digitais e urbanos se posiciona face à ordem de género vigente. Procura-se para o específico dos contextos de trabalho, e também para os domínios da vida social, recolher representações e práticas ilustrativas das relações de género em que os jovens participam. A investigação envolve 26 mulheres e homens com idades compreendidas entre os 23 e os 34 anos residentes em meio urbano (Lisboa, Porto e Braga) e que exercem profissões do meio cultural e criativo. O sector criativo é considerado, se comparado com outros sectores da economia, tolerante, igualitário e menos hierarquizado, em termos das relações de género (e outras). A revisão da bibliografia e a presente investigação mostram, todavia, como os ambientes de trabalho criativos não são imunes às desigualdades e discriminações de género contra as mulheres. A dissertação assenta numa metodologia qualitativa, usando como instrumento a entrevista semi-directiva. A análise dos resultados sistematiza os depoimentos de acordo com uma grelha que cruza representações de género, relações de género no trabalho, relação trabalho-vida familiar e participação cívica dos jovens. Deste estudo emergem três perfis-tipo ilustrativos da geração de jovens criativos urbanos: os alheados, os instalados e os implicados.The research aims to understand how the generation of creative, digital and urban millennials positions itself in the current gender order. This study seeks to gather representations and practices illustrative of the gender relations in which young people participate both in their professional and social domains. The research involves 26 women and men between the ages of 23 and 34 living in urban areas (Lisbon, Porto and Braga), practicing cultural and creative professions. The creative sector is considered, if compared to other sectors of the economy, tolerant, egalitarian and less hierarchical, in terms of gender relations (and others). The review of the literature and the present research show, however, how creative work environments are not immune to gender inequalities and discrimination against women. The dissertation is based on a qualitative methodology, using the semi-directive interview as instrument. The analysis of the results systematises the gathered statements according to a grid that crosses gender representations, gender relations at work, work-life balance and civic participation of young people. From this study emerged three illustrative profiles portrating the generation of young urban creatives: the outsiders, the installed and the involved.2018-01-22T16:40:09Z2017-01-01T00:00:00Z20172017-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10071/15011TID:201751950porCorreia, Sónia Bernardoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-07-07T02:49:23Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/15011Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-07-07T02:49:23Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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