La representación de la violencia en el cine documental colombiano de la última década: Los abrazos del rio (2010), Un asunto de tierras (2015), Pizarro (2015) y Nos están matando (2018)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | spa |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://ojs.labcom-ifp.ubi.pt/doc/article/view/1220 |
Resumo: | Este trabalho visa explorar as possibilidades de abordagem da representação da violência no documentário contemporâneo produzido na Colômbia, propondo uma discussão sobre a política da imagem, a partir do pensamento de Jacques Rancière (2021), no centro de uma política representativa, para pensar a multiplicidade de usos das imagens na representação da violência e os regimes poéticos, estéticos e políticos dessa representação. Para isso, apresenta-se uma análise dos documentários audiovisuais Los abrazos del rio (2010), Un asunto de tierras (2015), Pizarro (2015) y Nos están matando (2018), como uma leitura do modo como através de vários recursos narrativos, políticos e estéticos do audiovisual, é feita uma representação de algumas das consequências do conflito armado na Colômbia. Assim, este artigo considera a política representativa em relação à política da imagem, em um esforço para pensar a materialidade sensível das imagens da violência nos documentários colombianos, desviando-se, porém, da problemática reducionista da representação. |
id |
RCAP_2bc148a50e22068bb0541245fd43ac05 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.labcom-ifp.ubi.pt:article/1220 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
La representación de la violencia en el cine documental colombiano de la última década: Los abrazos del rio (2010), Un asunto de tierras (2015), Pizarro (2015) y Nos están matando (2018)documentário colombianoPolíticas de ImagemRepresentaçãoViolência.Este trabalho visa explorar as possibilidades de abordagem da representação da violência no documentário contemporâneo produzido na Colômbia, propondo uma discussão sobre a política da imagem, a partir do pensamento de Jacques Rancière (2021), no centro de uma política representativa, para pensar a multiplicidade de usos das imagens na representação da violência e os regimes poéticos, estéticos e políticos dessa representação. Para isso, apresenta-se uma análise dos documentários audiovisuais Los abrazos del rio (2010), Un asunto de tierras (2015), Pizarro (2015) y Nos están matando (2018), como uma leitura do modo como através de vários recursos narrativos, políticos e estéticos do audiovisual, é feita uma representação de algumas das consequências do conflito armado na Colômbia. Assim, este artigo considera a política representativa em relação à política da imagem, em um esforço para pensar a materialidade sensível das imagens da violência nos documentários colombianos, desviando-se, porém, da problemática reducionista da representação.DOC On-lineDOC On-lineDOC On-lineDOC On-line2023-05-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://ojs.labcom-ifp.ubi.pt/doc/article/view/1220DOC On-line; No. 33 (2023): Bailes de sombras: construcción de identidades y memoria a través de la música en el cine documentalDOC On-line; Núm. 33 (2023): Bailes de sombras: construcción de identidades y memoria a través de la música en el cine documentalDOC On-line; No 33 (2023): Bailes de sombras: construcción de identidades y memoria a través de la música en el cine documentalDOC On-line; N.º 33 (2023): Bailes de sombras: construcción de identidades y memoria a través de la música en el cine documental1646-477Xreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPspahttps://ojs.labcom-ifp.ubi.pt/doc/article/view/1220Direitos de Autor (c) 2023 DOC On-lineinfo:eu-repo/semantics/openAccessBenavides, MiguelIago, Iago2024-03-02T05:26:59Zoai:ojs.labcom-ifp.ubi.pt:article/1220Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:12:09.830754Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
La representación de la violencia en el cine documental colombiano de la última década: Los abrazos del rio (2010), Un asunto de tierras (2015), Pizarro (2015) y Nos están matando (2018) |
title |
La representación de la violencia en el cine documental colombiano de la última década: Los abrazos del rio (2010), Un asunto de tierras (2015), Pizarro (2015) y Nos están matando (2018) |
spellingShingle |
La representación de la violencia en el cine documental colombiano de la última década: Los abrazos del rio (2010), Un asunto de tierras (2015), Pizarro (2015) y Nos están matando (2018) Benavides, Miguel documentário colombiano Políticas de Imagem Representação Violência. |
title_short |
La representación de la violencia en el cine documental colombiano de la última década: Los abrazos del rio (2010), Un asunto de tierras (2015), Pizarro (2015) y Nos están matando (2018) |
title_full |
La representación de la violencia en el cine documental colombiano de la última década: Los abrazos del rio (2010), Un asunto de tierras (2015), Pizarro (2015) y Nos están matando (2018) |
title_fullStr |
La representación de la violencia en el cine documental colombiano de la última década: Los abrazos del rio (2010), Un asunto de tierras (2015), Pizarro (2015) y Nos están matando (2018) |
title_full_unstemmed |
La representación de la violencia en el cine documental colombiano de la última década: Los abrazos del rio (2010), Un asunto de tierras (2015), Pizarro (2015) y Nos están matando (2018) |
title_sort |
La representación de la violencia en el cine documental colombiano de la última década: Los abrazos del rio (2010), Un asunto de tierras (2015), Pizarro (2015) y Nos están matando (2018) |
author |
Benavides, Miguel |
author_facet |
Benavides, Miguel Iago, Iago |
author_role |
author |
author2 |
Iago, Iago |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Benavides, Miguel Iago, Iago |
dc.subject.por.fl_str_mv |
documentário colombiano Políticas de Imagem Representação Violência. |
topic |
documentário colombiano Políticas de Imagem Representação Violência. |
description |
Este trabalho visa explorar as possibilidades de abordagem da representação da violência no documentário contemporâneo produzido na Colômbia, propondo uma discussão sobre a política da imagem, a partir do pensamento de Jacques Rancière (2021), no centro de uma política representativa, para pensar a multiplicidade de usos das imagens na representação da violência e os regimes poéticos, estéticos e políticos dessa representação. Para isso, apresenta-se uma análise dos documentários audiovisuais Los abrazos del rio (2010), Un asunto de tierras (2015), Pizarro (2015) y Nos están matando (2018), como uma leitura do modo como através de vários recursos narrativos, políticos e estéticos do audiovisual, é feita uma representação de algumas das consequências do conflito armado na Colômbia. Assim, este artigo considera a política representativa em relação à política da imagem, em um esforço para pensar a materialidade sensível das imagens da violência nos documentários colombianos, desviando-se, porém, da problemática reducionista da representação. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-05-21 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.labcom-ifp.ubi.pt/doc/article/view/1220 |
url |
https://ojs.labcom-ifp.ubi.pt/doc/article/view/1220 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
spa |
language |
spa |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.labcom-ifp.ubi.pt/doc/article/view/1220 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos de Autor (c) 2023 DOC On-line info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos de Autor (c) 2023 DOC On-line |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
DOC On-line DOC On-line DOC On-line DOC On-line |
publisher.none.fl_str_mv |
DOC On-line DOC On-line DOC On-line DOC On-line |
dc.source.none.fl_str_mv |
DOC On-line; No. 33 (2023): Bailes de sombras: construcción de identidades y memoria a través de la música en el cine documental DOC On-line; Núm. 33 (2023): Bailes de sombras: construcción de identidades y memoria a través de la música en el cine documental DOC On-line; No 33 (2023): Bailes de sombras: construcción de identidades y memoria a través de la música en el cine documental DOC On-line; N.º 33 (2023): Bailes de sombras: construcción de identidades y memoria a través de la música en el cine documental 1646-477X reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137770910777344 |