A utilização da calculadora gráfica no estudo de funções do 10º ano
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/8832 |
Resumo: | Dissertação para obtenção do Grau de Mestre em Ensino da Matemática no 3º ciclo do Ensino Básico e no Secundário |
id |
RCAP_2bc84f04e3a55458cb7e364fd400358d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:run.unl.pt:10362/8832 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A utilização da calculadora gráfica no estudo de funções do 10º anoCalculadoras gráficasEducação matemáticaAprendizagemEnsino secundárioTarefasDissertação para obtenção do Grau de Mestre em Ensino da Matemática no 3º ciclo do Ensino Básico e no SecundárioA utilização da calculadora gráfica no ensino secundário, em Portugal, é uma realidade há cerca de catorze anos. O estudo apresentado pretende analisar de que forma a calculadora gráfica é uma ferramenta com potencialidades para melhorar as aprendizagens, desenvolver o conhecimento e o pensamento dos alunos do 10º ano, nomeadamente no conteúdo das funções. Por consequência, tem como principal objetivo compreender a forma como os alunos utilizam a calculadora gráfica, analisar em que situação o fazem e aferir a qualidade das aprendizagens efetuadas. O enquadramento teórico pautou-se por uma revisão de literatura sobre calculadoras gráficas no ensino da Matemática, no secundário, destacando-se as orientações de documentos oficiais do Ministério da Educação, assim como de organizações nacionais e internacionais, como a Associação de Professores de Matemática e o National Council of Teachers of Mathematics, que se empenham por melhorar o ensino e a aprendizagem da Matemática. Abordaram-se as práticas pedagógicas associadas ao uso da calculadora gráfica. Por outro lado, estudou-se a noção de função, assim como a necessidade da visualização gráfica de uma função, para a perceção deste conceito. Procurou-se caracterizar a noção de tarefa, uma vez que o trabalho de campo se baseou na resolução de tarefas. Com o intuito de compreender o uso que os alunos fazem da calculadora gráfica, recorreu-se à abordagem instrumental, baseada na teoria da actividade. Através desta forma de analisar a aprendizagem, consideram-se as influências culturais, sociais e das ferramentas na atividade humana. Adotou-se uma metodologia de investigação de natureza qualitativa, baseada em estudos de caso e focada em três alunos, numa turma de 10º ano. Procurou-se diversificar a abordagem estratégica pelo uso de entrevistas, observação de aulas, análise dos procedimentos utilizados na calculadora gráfica, na resolução de tarefas. Da análise dos dados constata-se que existem técnicas que são do conhecimento geral, mas a forma como são utilizadas depende sobretudo do conhecimento teórico. Por outro lado, a exploração que os alunos fazem de documentos/ficheiros fornecidos pelo professor para a calculadora gráfica, facilita a compreensão das tarefas, a resolução das mesmas, e consequentemente a aprendizagem. Estes documentos, para além de serem uma ferramenta para a prática lectiva, permitem ao aluno visualizar individualmente as funções de uma forma dinâmica e elucidativa.Faculdade de Ciências e TecnologiaDomingos, AntónioRUNRosa, Vanda Pereira2013-02-20T11:10:21Z20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/8832porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T03:41:47Zoai:run.unl.pt:10362/8832Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:18:28.513801Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A utilização da calculadora gráfica no estudo de funções do 10º ano |
title |
A utilização da calculadora gráfica no estudo de funções do 10º ano |
spellingShingle |
A utilização da calculadora gráfica no estudo de funções do 10º ano Rosa, Vanda Pereira Calculadoras gráficas Educação matemática Aprendizagem Ensino secundário Tarefas |
title_short |
A utilização da calculadora gráfica no estudo de funções do 10º ano |
title_full |
A utilização da calculadora gráfica no estudo de funções do 10º ano |
title_fullStr |
A utilização da calculadora gráfica no estudo de funções do 10º ano |
title_full_unstemmed |
A utilização da calculadora gráfica no estudo de funções do 10º ano |
title_sort |
A utilização da calculadora gráfica no estudo de funções do 10º ano |
author |
Rosa, Vanda Pereira |
author_facet |
Rosa, Vanda Pereira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Domingos, António RUN |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rosa, Vanda Pereira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Calculadoras gráficas Educação matemática Aprendizagem Ensino secundário Tarefas |
topic |
Calculadoras gráficas Educação matemática Aprendizagem Ensino secundário Tarefas |
description |
Dissertação para obtenção do Grau de Mestre em Ensino da Matemática no 3º ciclo do Ensino Básico e no Secundário |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-02-20T11:10:21Z 2013 2013-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10362/8832 |
url |
http://hdl.handle.net/10362/8832 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências e Tecnologia |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências e Tecnologia |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137830420611072 |