Consulta Telefónica em Contexto Pandémico: Avaliação da Satisfação dos Doentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Abecasis,Francisca
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Sequeira,Mafalda S.B., Santos,Catarina Pestana, Cruz,Daniela, Pintassilgo,Inês, Santos,Henrique
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0872-671X2021000300029
Resumo: Resumo Introdução: A doença por coronavírus 2019 (COVID-19) aumentou a pressão assistencial sobre os hospitais. Para contenção da transmissão foram adotadas medidas alternativas de prestação de cuidados às doenças crónicas nomeadamente através do recurso à Telemedicina. A satisfação dos doentes face aos cuidados recebidos associa-se a um melhor prognóstico. Com este estudo pretende-se avaliar a satisfação com os cuidados prestados na consulta telefónica de Medicina Interna. Material e Métodos: Após revisão bibliográfica foi criado um questionário para avaliação da satisfação dos doentes com a consulta telefónica. Foram incluídos todos os doentes que tiveram consulta telefónica de Medicina Interna em Se-tembro de 2020. O questionário foi aplicado ao próprio doen-te ou familiar. Resultados: O questionário foi realizado a 81 doentes com idade média de 67,9 anos e predomínio do género masculino (53,1%). O questionário foi respondido pelo próprio doente em 71,6% dos casos. Setenta doentes (86,5%) concordam/concordam totalmente que a consulta telefónica permitiu ter os cuidados de saúde que necessitavam e 88,8% concorda/concorda totalmente que é uma forma aceitável de receber cuidados de saúde. A maioria (74,1%) revelou estar satisfeita com a consulta telefónica. Discussão e Conclusão: Apresentamos um novo questionário de satisfação que revelou ter uma boa fiabilidade podendo ser uma importante ferramenta para o futuro. Em geral os doentes atribuíram altos scores totais de satisfação à consulta telefónica, traduzindo-se na sua aceitação como forma alternativa de receber cuidados de saúde. A implementação da Telemedicina durante a atual pandemia permite manter os cuidados de saúde revelando-se uma estratégia promissora.
id RCAP_2bd3d1d2aea657f09a3dd5c0a59cc99b
oai_identifier_str oai:scielo:S0872-671X2021000300029
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Consulta Telefónica em Contexto Pandémico: Avaliação da Satisfação dos DoentesConsulta RemotaCOVID-19Medicina InternaSatisfação do DoenteTelefoneTelemedicinaResumo Introdução: A doença por coronavírus 2019 (COVID-19) aumentou a pressão assistencial sobre os hospitais. Para contenção da transmissão foram adotadas medidas alternativas de prestação de cuidados às doenças crónicas nomeadamente através do recurso à Telemedicina. A satisfação dos doentes face aos cuidados recebidos associa-se a um melhor prognóstico. Com este estudo pretende-se avaliar a satisfação com os cuidados prestados na consulta telefónica de Medicina Interna. Material e Métodos: Após revisão bibliográfica foi criado um questionário para avaliação da satisfação dos doentes com a consulta telefónica. Foram incluídos todos os doentes que tiveram consulta telefónica de Medicina Interna em Se-tembro de 2020. O questionário foi aplicado ao próprio doen-te ou familiar. Resultados: O questionário foi realizado a 81 doentes com idade média de 67,9 anos e predomínio do género masculino (53,1%). O questionário foi respondido pelo próprio doente em 71,6% dos casos. Setenta doentes (86,5%) concordam/concordam totalmente que a consulta telefónica permitiu ter os cuidados de saúde que necessitavam e 88,8% concorda/concorda totalmente que é uma forma aceitável de receber cuidados de saúde. A maioria (74,1%) revelou estar satisfeita com a consulta telefónica. Discussão e Conclusão: Apresentamos um novo questionário de satisfação que revelou ter uma boa fiabilidade podendo ser uma importante ferramenta para o futuro. Em geral os doentes atribuíram altos scores totais de satisfação à consulta telefónica, traduzindo-se na sua aceitação como forma alternativa de receber cuidados de saúde. A implementação da Telemedicina durante a atual pandemia permite manter os cuidados de saúde revelando-se uma estratégia promissora.Sociedade Portuguesa de Medicina Interna2021-09-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articletext/htmlhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0872-671X2021000300029Medicina Interna v.28 n.3 2021reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0872-671X2021000300029Abecasis,FranciscaSequeira,Mafalda S.B.Santos,Catarina PestanaCruz,DanielaPintassilgo,InêsSantos,Henriqueinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-06T17:08:34Zoai:scielo:S0872-671X2021000300029Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:20:54.692215Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Consulta Telefónica em Contexto Pandémico: Avaliação da Satisfação dos Doentes
title Consulta Telefónica em Contexto Pandémico: Avaliação da Satisfação dos Doentes
spellingShingle Consulta Telefónica em Contexto Pandémico: Avaliação da Satisfação dos Doentes
Abecasis,Francisca
Consulta Remota
COVID-19
Medicina Interna
Satisfação do Doente
Telefone
Telemedicina
title_short Consulta Telefónica em Contexto Pandémico: Avaliação da Satisfação dos Doentes
title_full Consulta Telefónica em Contexto Pandémico: Avaliação da Satisfação dos Doentes
title_fullStr Consulta Telefónica em Contexto Pandémico: Avaliação da Satisfação dos Doentes
title_full_unstemmed Consulta Telefónica em Contexto Pandémico: Avaliação da Satisfação dos Doentes
title_sort Consulta Telefónica em Contexto Pandémico: Avaliação da Satisfação dos Doentes
author Abecasis,Francisca
author_facet Abecasis,Francisca
Sequeira,Mafalda S.B.
Santos,Catarina Pestana
Cruz,Daniela
Pintassilgo,Inês
Santos,Henrique
author_role author
author2 Sequeira,Mafalda S.B.
Santos,Catarina Pestana
Cruz,Daniela
Pintassilgo,Inês
Santos,Henrique
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Abecasis,Francisca
Sequeira,Mafalda S.B.
Santos,Catarina Pestana
Cruz,Daniela
Pintassilgo,Inês
Santos,Henrique
dc.subject.por.fl_str_mv Consulta Remota
COVID-19
Medicina Interna
Satisfação do Doente
Telefone
Telemedicina
topic Consulta Remota
COVID-19
Medicina Interna
Satisfação do Doente
Telefone
Telemedicina
description Resumo Introdução: A doença por coronavírus 2019 (COVID-19) aumentou a pressão assistencial sobre os hospitais. Para contenção da transmissão foram adotadas medidas alternativas de prestação de cuidados às doenças crónicas nomeadamente através do recurso à Telemedicina. A satisfação dos doentes face aos cuidados recebidos associa-se a um melhor prognóstico. Com este estudo pretende-se avaliar a satisfação com os cuidados prestados na consulta telefónica de Medicina Interna. Material e Métodos: Após revisão bibliográfica foi criado um questionário para avaliação da satisfação dos doentes com a consulta telefónica. Foram incluídos todos os doentes que tiveram consulta telefónica de Medicina Interna em Se-tembro de 2020. O questionário foi aplicado ao próprio doen-te ou familiar. Resultados: O questionário foi realizado a 81 doentes com idade média de 67,9 anos e predomínio do género masculino (53,1%). O questionário foi respondido pelo próprio doente em 71,6% dos casos. Setenta doentes (86,5%) concordam/concordam totalmente que a consulta telefónica permitiu ter os cuidados de saúde que necessitavam e 88,8% concorda/concorda totalmente que é uma forma aceitável de receber cuidados de saúde. A maioria (74,1%) revelou estar satisfeita com a consulta telefónica. Discussão e Conclusão: Apresentamos um novo questionário de satisfação que revelou ter uma boa fiabilidade podendo ser uma importante ferramenta para o futuro. Em geral os doentes atribuíram altos scores totais de satisfação à consulta telefónica, traduzindo-se na sua aceitação como forma alternativa de receber cuidados de saúde. A implementação da Telemedicina durante a atual pandemia permite manter os cuidados de saúde revelando-se uma estratégia promissora.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-09-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0872-671X2021000300029
url http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0872-671X2021000300029
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0872-671X2021000300029
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Portuguesa de Medicina Interna
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Portuguesa de Medicina Interna
dc.source.none.fl_str_mv Medicina Interna v.28 n.3 2021
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137296063135744