Caraterização geométrico-estrutural de pontes em arco de alvenaria na região de Bragança

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jesus, João Jorge Carrazedo de
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/9791
Resumo: A importância das pontes em arco de alvenaria tem vindo a aumentar nos últimos tempos, pois estas são um marco histórico na evolução da humanidade e representam a evolução do engenho do homem ao longo dos séculos. Construídas pelos nossos antepassados, muitas revelaram-se intemporais, algumas delas milenares resistiram até aos dias de hoje, cumprindo ainda com as funções para as quais foram construídas. O salto tecnológico dado no último século permitiu o aparecimento de novos materiais, nomeadamente o betão armado e o aço com os quais é mais fácil e mais económico construir, conseguindo vencer vãos muito maiores com custos mais reduzidos. Assim a construção de pontes em arco de alvenaria de pedra deixou de se utilizar apesar de ter provado a sua resistência e durabilidade. Contudo, herdamos um vasto património arquitetónico que urge identificar, caraterizar e analisar contribuindo assim para a sua gestão, manutenção e conservação. O que se fez nesta tese foi fazer uma recolha de dados, essenciais à realização de trabalhos futuros que cumpram os objetivos anteriores. O trabalho desenvolvido consistiu na execução de um levantamento de parâmetros geométricos (“in situ”), com relevância para o comportamento estrutural, de uma amostra de pontes em arco de alvenaria no distrito de Bragança, norte de Portugal, fazendo posteriormente a sua caraterização e análise geométrica. Foram analisadas e comparadas as caraterísticas geométricas destas pontes com as regras empíricas históricas de construção, praticadas pelos antigos construtores que mais se destacaram ao longo do tempo. Fez-se também a comparação das caraterísticas geométricas das pontes da amostra, com as relações geométricas obtidas em levantamentos recentes realizados em Itália. Estas comparações configuram uma forma preliminar e expedita de avaliação da segurança destas pontes.
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