Sou o que sinto! : a relação entre a regulação emocional e o ajustamento psicológico em crianças e jovens

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rei, Sara Louro
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/8058
Resumo: Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia Clínica e da Saúde - Núcleo de Psicoterapia Cognitiva, Comportamental e Integrativa), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2012
id RCAP_2be1b231184719516e4ecde86a3c0443
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/8058
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Sou o que sinto! : a relação entre a regulação emocional e o ajustamento psicológico em crianças e jovensRegulação emocionalAjustamento psicológicoTeses de mestrado - 2012Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia Clínica e da Saúde - Núcleo de Psicoterapia Cognitiva, Comportamental e Integrativa), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2012A Regulação Emocional tem vindo a ser relacionada com diferentes tipos de psicopatologia, contudo continuamos sem saber se, independentemente da existência de uma psicopatologia, a forma como as crianças regulam as emoções no seu dia-a-dia, se relaciona com o seu ajustamento psicológico. Este é o principal objetivo do presente estudo que se baseia numa amostra de 196 crianças, entre os 10 e os 13 anos de idade, representantes de uma amostra não clínica, de escolas públicas do concelho de Cascais. A recolha dos dados relativos ao estudo baseou-se em dois questionários respondidos pelas crianças, o Child Perceived Coping Questionnaire (CPCQ- versão para investigação - Rossman, 1992) e o Strengths and Difficulties Questionnaire (SDQ – versão portuguesa – Goodman, 1997) e numa versão do SDQ respondida pelos professores responsáveis pelas diferentes turmas. Os resultados apontam para uma relação entre estes dois conceitos, sobretudo entre as capacidades pró sociais das crianças e a utilização de regulação emocional baseada no suporte social de pais e amigos. O inverso também se verificou, revelando algumas associações entre as dificuldades de ajustamento das crianças quando existia uma menor utilização da regulação emocional contudo, tendo em conta as limitações apresentadas pelo SDQ não foi possível verificar se existe uma associação entre o tipo de regulação emocional e os diferentes tipos de psicopatologia. Enquanto que o CPCQ se revelou um bom instrumento de medição da regulação emocional, o SDQ revelou algumas limitações, principalmente na versão de autorrelato. Foram encontradas diferenças entre sexos tanto no tipo de estratégia de regulação emocional utilizada como nas capacidades e dificuldades de ajustamento social. Por fim, são analisados e discutidos os resultados e as suas implicações para a compreensão da relação entre regulação emocional e ajustamento psicológico e para as intervenções clínicas e educacionais com crianças e jovens.Although Emotion Regulation has been seen in the basis of many psychopathology it still unknown if the way that children regulate their emotions in everyday life are related to a better psychological adjustment. This is the aim of the present study which is based on a 196 children sample, between 10 and 13 years old, representative of a nonclinical sample of public school in the Cascais city council. Each participant had complete two questionnaires, the Child Perceived Coping Questionnaire (CPCQ- investigation version - Rossman, 1992) and the Strengths and Difficulties Questionnaire (SDQ – Portuguese version – Goodman, 1997), and the teachers had also complete a version of SDQ for each child. Results show a relation between these two concepts, mainly with Prosocial behavior and the use of emotion regulation strategies based on social support of parents and friends. The opposite also seems to be true, since the low use of emotion regulation strategies seem to be associated with some handicaps in psychological adjustment. Because of SDQ limitations it could not be proved if each type of emotion regulation strategy was related to a specific psychopathology. Whereas CPCQ seems to be a good instrument of emotion regulation, SDQ shows some limitations, mainly in a self-report version. Differences between genders have been noticed both in the strategy of emotion regulation used and the difficulties and strengths revealed on social adjustment. Lastly, we analyze and discuss the results and their implications on clinical and educational intervention with children and youths, based on a relation between emotion regulation and social adjustment.Sá, Maria Isabel Real Fernandes de, 1959-Repositório da Universidade de LisboaRei, Sara Louro2013-03-25T12:44:35Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/8058porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:51:43Zoai:repositorio.ul.pt:10451/8058Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:32:42.194168Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Sou o que sinto! : a relação entre a regulação emocional e o ajustamento psicológico em crianças e jovens
title Sou o que sinto! : a relação entre a regulação emocional e o ajustamento psicológico em crianças e jovens
spellingShingle Sou o que sinto! : a relação entre a regulação emocional e o ajustamento psicológico em crianças e jovens
Rei, Sara Louro
Regulação emocional
Ajustamento psicológico
Teses de mestrado - 2012
title_short Sou o que sinto! : a relação entre a regulação emocional e o ajustamento psicológico em crianças e jovens
title_full Sou o que sinto! : a relação entre a regulação emocional e o ajustamento psicológico em crianças e jovens
title_fullStr Sou o que sinto! : a relação entre a regulação emocional e o ajustamento psicológico em crianças e jovens
title_full_unstemmed Sou o que sinto! : a relação entre a regulação emocional e o ajustamento psicológico em crianças e jovens
title_sort Sou o que sinto! : a relação entre a regulação emocional e o ajustamento psicológico em crianças e jovens
author Rei, Sara Louro
author_facet Rei, Sara Louro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sá, Maria Isabel Real Fernandes de, 1959-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Rei, Sara Louro
dc.subject.por.fl_str_mv Regulação emocional
Ajustamento psicológico
Teses de mestrado - 2012
topic Regulação emocional
Ajustamento psicológico
Teses de mestrado - 2012
description Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia Clínica e da Saúde - Núcleo de Psicoterapia Cognitiva, Comportamental e Integrativa), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2012
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2012-01-01T00:00:00Z
2013-03-25T12:44:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/8058
url http://hdl.handle.net/10451/8058
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134219903959040