O ciclo urbano da água: uma abordagem pedagógica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/162 |
Resumo: | A importância da água no quotidiano da nossa sociedade é cada vez maisrelevante. Até há bem pouco tempo não era dado grande destaque à má utilização, aos múltiplos factores de poluição e ao desperdício de um dos mais importantes suportes da vida humana. Vários motivos têm alterado a mentalidade social e são cada vez mais comuns os alertas para um melhor (re)aproveitamento da água e para o tratamento adequado de águas residuais. O objectivo desta dissertação centra-se nas medidas e acções que visam a conservação da água e a sua correcta utilização. Sensibilizar os alunos, do 3º Ciclo do Ensino Básico ao Ensino Secundário e a comunidade em geral, para a preservação da qualidade da água, problemas que a todos directa ou indirectamente atinge é um dos objectivos referenciados. Neste trabalho apresenta-se um pouco da história da água. Descrevem-se sumariamente a procura, o transporte e a utilização da água desde as primeiras civilizações até aos dias de hoje. Apresentam-se e explicam-se o Ciclo Natural da Água, envolvendo as etapas de evaporação, condensação e precipitação que ocorrem à superfície do nosso planeta e o “novo” Ciclo Urbano da Água. Adquirir conhecimentos sobre as diferentes fases do Ciclo Urbano da Água e perceber a importância da preservação dos recursos hídricos são alguns propósitos referidos ao longo deste trabalho. A explicação do Ciclo Urbano da Água, em contexto de sala de aula, torna-se fundamental para sensibilizar os alunos para a importância da água, bem como todas as etapas de natureza física, química e biológica envolvidas. O processo desde a captação até à distribuição pelas nossas casas requer vários tratamentos sucessivos realizados numa Estação de Tratamento de Água (ETA). Todos os processos efectuados nestas unidades encontram-se descritos e pretendem elucidar os alunos de todo o procedimento que a água requer até que a consumimos. Torna-se importante também alertar para o que acontece à água depois de utilizada. Para tal, o tratamento de esgotos em Estações de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) é outro dos destaques desta dissertação. Há necessidade de se proceder ao tratamento das águas residuais, de forma a assegurar a qualidade dos meios receptores e a dar cumprimento aos requisitos legais. O tema Ciclo Urbano da Água não é retratado no programa curricular da disciplina de Física e Química, no 3º Ciclo e no Secundário. Neste trabalho foram desenvolvidos protocolos experimentais e simuladas experiências laboratoriais que poderão ser recriadas para alunos, e com alunos. Por se inserir no Mestrado de Física e Química para o Ensino tem-se como objectivo pedagógico auxiliar os alunos na compreensão e reflexão deste assunto, bem como ajudá-los a adquirem um conjunto de saberes essenciais. |
id |
RCAP_2be8b6e45ddf814e8e1ca834b7d5ab4c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.utad.pt:10348/162 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O ciclo urbano da água: uma abordagem pedagógicaCiclo urbano da águaHistória da águaRecursos hidrícosTratamento de águas -- Estação de Tratamento de Água (ETA)A importância da água no quotidiano da nossa sociedade é cada vez maisrelevante. Até há bem pouco tempo não era dado grande destaque à má utilização, aos múltiplos factores de poluição e ao desperdício de um dos mais importantes suportes da vida humana. Vários motivos têm alterado a mentalidade social e são cada vez mais comuns os alertas para um melhor (re)aproveitamento da água e para o tratamento adequado de águas residuais. O objectivo desta dissertação centra-se nas medidas e acções que visam a conservação da água e a sua correcta utilização. Sensibilizar os alunos, do 3º Ciclo do Ensino Básico ao Ensino Secundário e a comunidade em geral, para a preservação da qualidade da água, problemas que a todos directa ou indirectamente atinge é um dos objectivos referenciados. Neste trabalho apresenta-se um pouco da história da água. Descrevem-se sumariamente a procura, o transporte e a utilização da água desde as primeiras civilizações até aos dias de hoje. Apresentam-se e explicam-se o Ciclo Natural da Água, envolvendo as etapas de evaporação, condensação e precipitação que ocorrem à superfície do nosso planeta e o “novo” Ciclo Urbano da Água. Adquirir conhecimentos sobre as diferentes fases do Ciclo Urbano da Água e perceber a importância da preservação dos recursos hídricos são alguns propósitos referidos ao longo deste trabalho. A explicação do Ciclo Urbano da Água, em contexto de sala de aula, torna-se fundamental para sensibilizar os alunos para a importância da água, bem como todas as etapas de natureza física, química e biológica envolvidas. O processo desde a captação até à distribuição pelas nossas casas requer vários tratamentos sucessivos realizados numa Estação de Tratamento de Água (ETA). Todos os processos efectuados nestas unidades encontram-se descritos e pretendem elucidar os alunos de todo o procedimento que a água requer até que a consumimos. Torna-se importante também alertar para o que acontece à água depois de utilizada. Para tal, o tratamento de esgotos em Estações de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) é outro dos destaques desta dissertação. Há necessidade de se proceder ao tratamento das águas residuais, de forma a assegurar a qualidade dos meios receptores e a dar cumprimento aos requisitos legais. O tema Ciclo Urbano da Água não é retratado no programa curricular da disciplina de Física e Química, no 3º Ciclo e no Secundário. Neste trabalho foram desenvolvidos protocolos experimentais e simuladas experiências laboratoriais que poderão ser recriadas para alunos, e com alunos. Por se inserir no Mestrado de Física e Química para o Ensino tem-se como objectivo pedagógico auxiliar os alunos na compreensão e reflexão deste assunto, bem como ajudá-los a adquirem um conjunto de saberes essenciais.The importance of water in our society’s day to day life is becoming increasingly relevant. Not a long time ago much concern wasn’t given to bad usage, multiple pollution factors, and the waste of one of the most important pillars of human existence. Several reasons have altered society’s way of thinking and the warnings for a better (re)use of water and the adequate treatment of residual waters are becoming increasingly common. The objective of this dissertation is centered around the measures and activities intended for the conservation of water and its correct usage. One of its aims is to make basic and secondary level students and the whole community aware of the importance of preserving water quality, something that in one way or another affects us all. A brief history of water is presented in this dissertation, including the search for, transport, and usage of water since the beginning of civilization to our days. The Natural Water Cycle is presented and explained, involving the stages of evaporation, condensation, and precipitation that occur on the surface of our planet. The “new” Urban Water Cycle is also explained. To acquire knowledge about the different stages of the Urban Water Cycle and to understand the importance of the preservation of the water resources are some of the goals referred throughout this work. The explanation of the Urban Water Cycle in a classroom context becomes fundamental to sensitize the students to the importance of water, as well as to all biological, chemical, and physical stages involved. The process, from the collection to the distribution to our houses, requires several successive treatments carried out in Water Treatment Plants (ETA). All the procedures conducted in these units are described and intend to make clear to the students all the procedures the water requires until it is consumed by us. It is also important to make students aware of what happens to the water after it is used. Consequently, the processing of waste water in Wastewater Treatment Plants (ETAR) is another of the highlights of this dissertation. There’s a need to treat the sewage so as to protect the environment and respect the legal requirements. The theme Urban Water Cycle is not dealt with in the curricular programs of either the basic or the secondary level Physics and Chemistry courses. In this work, experimental protocols were developed and laboratorial experiments, which may be recreated for and with students, were simulated. Since it has been written as part of the Masters of Physics and Chemistry for the Education, the pedagogical aim of this work is to help students to understand this subject and make them think about it, as well as help them acquire some basic knowledge.2010-08-17T12:32:38Z2007-01-01T00:00:00Z2007info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/162pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessCarneiro, Cátia Sofia Ferreirareponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:55:40Zoai:repositorio.utad.pt:10348/162Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:06:10.642920Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ciclo urbano da água: uma abordagem pedagógica |
title |
O ciclo urbano da água: uma abordagem pedagógica |
spellingShingle |
O ciclo urbano da água: uma abordagem pedagógica Carneiro, Cátia Sofia Ferreira Ciclo urbano da água História da água Recursos hidrícos Tratamento de águas -- Estação de Tratamento de Água (ETA) |
title_short |
O ciclo urbano da água: uma abordagem pedagógica |
title_full |
O ciclo urbano da água: uma abordagem pedagógica |
title_fullStr |
O ciclo urbano da água: uma abordagem pedagógica |
title_full_unstemmed |
O ciclo urbano da água: uma abordagem pedagógica |
title_sort |
O ciclo urbano da água: uma abordagem pedagógica |
author |
Carneiro, Cátia Sofia Ferreira |
author_facet |
Carneiro, Cátia Sofia Ferreira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carneiro, Cátia Sofia Ferreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciclo urbano da água História da água Recursos hidrícos Tratamento de águas -- Estação de Tratamento de Água (ETA) |
topic |
Ciclo urbano da água História da água Recursos hidrícos Tratamento de águas -- Estação de Tratamento de Água (ETA) |
description |
A importância da água no quotidiano da nossa sociedade é cada vez maisrelevante. Até há bem pouco tempo não era dado grande destaque à má utilização, aos múltiplos factores de poluição e ao desperdício de um dos mais importantes suportes da vida humana. Vários motivos têm alterado a mentalidade social e são cada vez mais comuns os alertas para um melhor (re)aproveitamento da água e para o tratamento adequado de águas residuais. O objectivo desta dissertação centra-se nas medidas e acções que visam a conservação da água e a sua correcta utilização. Sensibilizar os alunos, do 3º Ciclo do Ensino Básico ao Ensino Secundário e a comunidade em geral, para a preservação da qualidade da água, problemas que a todos directa ou indirectamente atinge é um dos objectivos referenciados. Neste trabalho apresenta-se um pouco da história da água. Descrevem-se sumariamente a procura, o transporte e a utilização da água desde as primeiras civilizações até aos dias de hoje. Apresentam-se e explicam-se o Ciclo Natural da Água, envolvendo as etapas de evaporação, condensação e precipitação que ocorrem à superfície do nosso planeta e o “novo” Ciclo Urbano da Água. Adquirir conhecimentos sobre as diferentes fases do Ciclo Urbano da Água e perceber a importância da preservação dos recursos hídricos são alguns propósitos referidos ao longo deste trabalho. A explicação do Ciclo Urbano da Água, em contexto de sala de aula, torna-se fundamental para sensibilizar os alunos para a importância da água, bem como todas as etapas de natureza física, química e biológica envolvidas. O processo desde a captação até à distribuição pelas nossas casas requer vários tratamentos sucessivos realizados numa Estação de Tratamento de Água (ETA). Todos os processos efectuados nestas unidades encontram-se descritos e pretendem elucidar os alunos de todo o procedimento que a água requer até que a consumimos. Torna-se importante também alertar para o que acontece à água depois de utilizada. Para tal, o tratamento de esgotos em Estações de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) é outro dos destaques desta dissertação. Há necessidade de se proceder ao tratamento das águas residuais, de forma a assegurar a qualidade dos meios receptores e a dar cumprimento aos requisitos legais. O tema Ciclo Urbano da Água não é retratado no programa curricular da disciplina de Física e Química, no 3º Ciclo e no Secundário. Neste trabalho foram desenvolvidos protocolos experimentais e simuladas experiências laboratoriais que poderão ser recriadas para alunos, e com alunos. Por se inserir no Mestrado de Física e Química para o Ensino tem-se como objectivo pedagógico auxiliar os alunos na compreensão e reflexão deste assunto, bem como ajudá-los a adquirem um conjunto de saberes essenciais. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-01-01T00:00:00Z 2007 2010-08-17T12:32:38Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10348/162 |
url |
http://hdl.handle.net/10348/162 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
metadata only access info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
metadata only access |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137149962944512 |