O ciclo urbano da água: uma abordagem pedagógica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carneiro, Cátia Sofia Ferreira
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/162
Resumo: A importância da água no quotidiano da nossa sociedade é cada vez maisrelevante. Até há bem pouco tempo não era dado grande destaque à má utilização, aos múltiplos factores de poluição e ao desperdício de um dos mais importantes suportes da vida humana. Vários motivos têm alterado a mentalidade social e são cada vez mais comuns os alertas para um melhor (re)aproveitamento da água e para o tratamento adequado de águas residuais. O objectivo desta dissertação centra-se nas medidas e acções que visam a conservação da água e a sua correcta utilização. Sensibilizar os alunos, do 3º Ciclo do Ensino Básico ao Ensino Secundário e a comunidade em geral, para a preservação da qualidade da água, problemas que a todos directa ou indirectamente atinge é um dos objectivos referenciados. Neste trabalho apresenta-se um pouco da história da água. Descrevem-se sumariamente a procura, o transporte e a utilização da água desde as primeiras civilizações até aos dias de hoje. Apresentam-se e explicam-se o Ciclo Natural da Água, envolvendo as etapas de evaporação, condensação e precipitação que ocorrem à superfície do nosso planeta e o “novo” Ciclo Urbano da Água. Adquirir conhecimentos sobre as diferentes fases do Ciclo Urbano da Água e perceber a importância da preservação dos recursos hídricos são alguns propósitos referidos ao longo deste trabalho. A explicação do Ciclo Urbano da Água, em contexto de sala de aula, torna-se fundamental para sensibilizar os alunos para a importância da água, bem como todas as etapas de natureza física, química e biológica envolvidas. O processo desde a captação até à distribuição pelas nossas casas requer vários tratamentos sucessivos realizados numa Estação de Tratamento de Água (ETA). Todos os processos efectuados nestas unidades encontram-se descritos e pretendem elucidar os alunos de todo o procedimento que a água requer até que a consumimos. Torna-se importante também alertar para o que acontece à água depois de utilizada. Para tal, o tratamento de esgotos em Estações de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) é outro dos destaques desta dissertação. Há necessidade de se proceder ao tratamento das águas residuais, de forma a assegurar a qualidade dos meios receptores e a dar cumprimento aos requisitos legais. O tema Ciclo Urbano da Água não é retratado no programa curricular da disciplina de Física e Química, no 3º Ciclo e no Secundário. Neste trabalho foram desenvolvidos protocolos experimentais e simuladas experiências laboratoriais que poderão ser recriadas para alunos, e com alunos. Por se inserir no Mestrado de Física e Química para o Ensino tem-se como objectivo pedagógico auxiliar os alunos na compreensão e reflexão deste assunto, bem como ajudá-los a adquirem um conjunto de saberes essenciais.
id RCAP_2be8b6e45ddf814e8e1ca834b7d5ab4c
oai_identifier_str oai:repositorio.utad.pt:10348/162
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O ciclo urbano da água: uma abordagem pedagógicaCiclo urbano da águaHistória da águaRecursos hidrícosTratamento de águas -- Estação de Tratamento de Água (ETA)A importância da água no quotidiano da nossa sociedade é cada vez maisrelevante. Até há bem pouco tempo não era dado grande destaque à má utilização, aos múltiplos factores de poluição e ao desperdício de um dos mais importantes suportes da vida humana. Vários motivos têm alterado a mentalidade social e são cada vez mais comuns os alertas para um melhor (re)aproveitamento da água e para o tratamento adequado de águas residuais. O objectivo desta dissertação centra-se nas medidas e acções que visam a conservação da água e a sua correcta utilização. Sensibilizar os alunos, do 3º Ciclo do Ensino Básico ao Ensino Secundário e a comunidade em geral, para a preservação da qualidade da água, problemas que a todos directa ou indirectamente atinge é um dos objectivos referenciados. Neste trabalho apresenta-se um pouco da história da água. Descrevem-se sumariamente a procura, o transporte e a utilização da água desde as primeiras civilizações até aos dias de hoje. Apresentam-se e explicam-se o Ciclo Natural da Água, envolvendo as etapas de evaporação, condensação e precipitação que ocorrem à superfície do nosso planeta e o “novo” Ciclo Urbano da Água. Adquirir conhecimentos sobre as diferentes fases do Ciclo Urbano da Água e perceber a importância da preservação dos recursos hídricos são alguns propósitos referidos ao longo deste trabalho. A explicação do Ciclo Urbano da Água, em contexto de sala de aula, torna-se fundamental para sensibilizar os alunos para a importância da água, bem como todas as etapas de natureza física, química e biológica envolvidas. O processo desde a captação até à distribuição pelas nossas casas requer vários tratamentos sucessivos realizados numa Estação de Tratamento de Água (ETA). Todos os processos efectuados nestas unidades encontram-se descritos e pretendem elucidar os alunos de todo o procedimento que a água requer até que a consumimos. Torna-se importante também alertar para o que acontece à água depois de utilizada. Para tal, o tratamento de esgotos em Estações de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) é outro dos destaques desta dissertação. Há necessidade de se proceder ao tratamento das águas residuais, de forma a assegurar a qualidade dos meios receptores e a dar cumprimento aos requisitos legais. O tema Ciclo Urbano da Água não é retratado no programa curricular da disciplina de Física e Química, no 3º Ciclo e no Secundário. Neste trabalho foram desenvolvidos protocolos experimentais e simuladas experiências laboratoriais que poderão ser recriadas para alunos, e com alunos. Por se inserir no Mestrado de Física e Química para o Ensino tem-se como objectivo pedagógico auxiliar os alunos na compreensão e reflexão deste assunto, bem como ajudá-los a adquirem um conjunto de saberes essenciais.The importance of water in our society’s day to day life is becoming increasingly relevant. Not a long time ago much concern wasn’t given to bad usage, multiple pollution factors, and the waste of one of the most important pillars of human existence. Several reasons have altered society’s way of thinking and the warnings for a better (re)use of water and the adequate treatment of residual waters are becoming increasingly common. The objective of this dissertation is centered around the measures and activities intended for the conservation of water and its correct usage. One of its aims is to make basic and secondary level students and the whole community aware of the importance of preserving water quality, something that in one way or another affects us all. A brief history of water is presented in this dissertation, including the search for, transport, and usage of water since the beginning of civilization to our days. The Natural Water Cycle is presented and explained, involving the stages of evaporation, condensation, and precipitation that occur on the surface of our planet. The “new” Urban Water Cycle is also explained. To acquire knowledge about the different stages of the Urban Water Cycle and to understand the importance of the preservation of the water resources are some of the goals referred throughout this work. The explanation of the Urban Water Cycle in a classroom context becomes fundamental to sensitize the students to the importance of water, as well as to all biological, chemical, and physical stages involved. The process, from the collection to the distribution to our houses, requires several successive treatments carried out in Water Treatment Plants (ETA). All the procedures conducted in these units are described and intend to make clear to the students all the procedures the water requires until it is consumed by us. It is also important to make students aware of what happens to the water after it is used. Consequently, the processing of waste water in Wastewater Treatment Plants (ETAR) is another of the highlights of this dissertation. There’s a need to treat the sewage so as to protect the environment and respect the legal requirements. The theme Urban Water Cycle is not dealt with in the curricular programs of either the basic or the secondary level Physics and Chemistry courses. In this work, experimental protocols were developed and laboratorial experiments, which may be recreated for and with students, were simulated. Since it has been written as part of the Masters of Physics and Chemistry for the Education, the pedagogical aim of this work is to help students to understand this subject and make them think about it, as well as help them acquire some basic knowledge.2010-08-17T12:32:38Z2007-01-01T00:00:00Z2007info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/162pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessCarneiro, Cátia Sofia Ferreirareponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:55:40Zoai:repositorio.utad.pt:10348/162Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:06:10.642920Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O ciclo urbano da água: uma abordagem pedagógica
title O ciclo urbano da água: uma abordagem pedagógica
spellingShingle O ciclo urbano da água: uma abordagem pedagógica
Carneiro, Cátia Sofia Ferreira
Ciclo urbano da água
História da água
Recursos hidrícos
Tratamento de águas -- Estação de Tratamento de Água (ETA)
title_short O ciclo urbano da água: uma abordagem pedagógica
title_full O ciclo urbano da água: uma abordagem pedagógica
title_fullStr O ciclo urbano da água: uma abordagem pedagógica
title_full_unstemmed O ciclo urbano da água: uma abordagem pedagógica
title_sort O ciclo urbano da água: uma abordagem pedagógica
author Carneiro, Cátia Sofia Ferreira
author_facet Carneiro, Cátia Sofia Ferreira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carneiro, Cátia Sofia Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Ciclo urbano da água
História da água
Recursos hidrícos
Tratamento de águas -- Estação de Tratamento de Água (ETA)
topic Ciclo urbano da água
História da água
Recursos hidrícos
Tratamento de águas -- Estação de Tratamento de Água (ETA)
description A importância da água no quotidiano da nossa sociedade é cada vez maisrelevante. Até há bem pouco tempo não era dado grande destaque à má utilização, aos múltiplos factores de poluição e ao desperdício de um dos mais importantes suportes da vida humana. Vários motivos têm alterado a mentalidade social e são cada vez mais comuns os alertas para um melhor (re)aproveitamento da água e para o tratamento adequado de águas residuais. O objectivo desta dissertação centra-se nas medidas e acções que visam a conservação da água e a sua correcta utilização. Sensibilizar os alunos, do 3º Ciclo do Ensino Básico ao Ensino Secundário e a comunidade em geral, para a preservação da qualidade da água, problemas que a todos directa ou indirectamente atinge é um dos objectivos referenciados. Neste trabalho apresenta-se um pouco da história da água. Descrevem-se sumariamente a procura, o transporte e a utilização da água desde as primeiras civilizações até aos dias de hoje. Apresentam-se e explicam-se o Ciclo Natural da Água, envolvendo as etapas de evaporação, condensação e precipitação que ocorrem à superfície do nosso planeta e o “novo” Ciclo Urbano da Água. Adquirir conhecimentos sobre as diferentes fases do Ciclo Urbano da Água e perceber a importância da preservação dos recursos hídricos são alguns propósitos referidos ao longo deste trabalho. A explicação do Ciclo Urbano da Água, em contexto de sala de aula, torna-se fundamental para sensibilizar os alunos para a importância da água, bem como todas as etapas de natureza física, química e biológica envolvidas. O processo desde a captação até à distribuição pelas nossas casas requer vários tratamentos sucessivos realizados numa Estação de Tratamento de Água (ETA). Todos os processos efectuados nestas unidades encontram-se descritos e pretendem elucidar os alunos de todo o procedimento que a água requer até que a consumimos. Torna-se importante também alertar para o que acontece à água depois de utilizada. Para tal, o tratamento de esgotos em Estações de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) é outro dos destaques desta dissertação. Há necessidade de se proceder ao tratamento das águas residuais, de forma a assegurar a qualidade dos meios receptores e a dar cumprimento aos requisitos legais. O tema Ciclo Urbano da Água não é retratado no programa curricular da disciplina de Física e Química, no 3º Ciclo e no Secundário. Neste trabalho foram desenvolvidos protocolos experimentais e simuladas experiências laboratoriais que poderão ser recriadas para alunos, e com alunos. Por se inserir no Mestrado de Física e Química para o Ensino tem-se como objectivo pedagógico auxiliar os alunos na compreensão e reflexão deste assunto, bem como ajudá-los a adquirem um conjunto de saberes essenciais.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-01-01T00:00:00Z
2007
2010-08-17T12:32:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10348/162
url http://hdl.handle.net/10348/162
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv metadata only access
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv metadata only access
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137149962944512