Relatório Anual de Actividades do Departamento de Biologia : 1992/93
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 1993 |
Tipo de documento: | Relatório |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.3/1315 |
Resumo: | O Relatório Anual de Actividades 1992/93 sintetiza o vasto trabalho pedagógico e científico desenvolvido ao longo do último período escolar pelo Departamento de Biologia. Em anexo, a Comissão de Gestão Administrativa faz um balanço da execução financeira, nomeadamente das verbas disponibilizadas pela Instituição e das verbas dos projectos financiados por várias Instituições públicas e privadas, cujas receitas são destinadas ao co-financiamento de actividades de investigação. O relatório tem por função a divulgação e abertura de uma reflexão sobre as actividades desenvolvidas na área da Biologia, com vista a definição de prioridades e a uma melhor racionalização dos equipamentos e quadros de pessoal. O período que terminou foi díficil, mas a Universidade dos Açores continuou a ser o palco de um enorme ensaio de gestão democrática. Multiplicaram-se as reuniões dos Conselhos, das Comissões, das Secções, etc. Fomos "apanhados" pela crise financeira. A dependência institucional e económica alterou o normal funcionamento da Universidade. Foram-nos impostas enormes restrições que afectaram a nossa actividade ao nível pedagógico e técnico-científico. No entanto, perante estas dificuldades a nossa comunidade continuou a afirmar-se e a impor o seu valor. Muitas vezes, esta Instituição apresentou o seu contributo para a ciência e universalidade, cuja prova está na qualidade e quantidade de trabalhos científicos publicados ou em vias de o ser. Continuou-se o projecto Expedição, levado a cabo desta vez na ilha do Faial; foram desenvolvidas actividades no âmbito das várias áreas da nossa competência, com a estreita colaboração de colegas do Departamento de Oceanografia e Pescas e outros provenientes de Instituições regionais, nacionais e internacionais, com vista ao aprofundamento do conhecimento da nossa Região. Orgulhamo-nos da personalização de um cientista, sobretudo evidente durante as provas académicas dos docentes e investigadores. Tais actos representam muito sacrifício, e em condições que nem sempre são as mais favoráveis, mas cujo conteúdo científico perfilha aquilo que os novos cientistas serão capazes de desenvolver. Continuou-se a adaptar as infraestruturas do Departamento aos novos desafios científicos, sobretudo com as aquisições de equipamento proporcionadas pelo programa Ciência e pelos projectos de investigação. Ultrapassaram-se algumas barreiras do isolamento geográfico, através da implementação da rede electrónica de comunicações. Torna-se necessário estarmos atentos e contribuirmos com as melhores soluções para a resolução de alguns problemas e desafios: (i) o conflito sobre a chamada "guerra das propinas", (ii) a implementação do novo Regulamento Académico, (iii) o "ano zero" do Sistema de avaliação das Universidades, (iv) o concurso para a continuação do programa Ciência (PRAXIS XXI), (v) a aprovação do quadro do pessoal técnico e administrativo, (vi) e o aumento das infraestruturas físicas do Departamento, apostando na construção do "Complexo Científico da Universidade" a norte do campus de Ponta Delgada. Finalmente, esperamos que a Universidade dos Açores disponha dos meios financeiros indispensáveis à digna concretização das suas tarefas pedagógicas e científicas, satisfazendo as justas ambições profissionais dos seus quadros. A Comunidade conta com a qualidade do nosso trabalho, com a dedicação ao ensino e a investigação, com a apresentação de provas académicas perante júris de competência nacional e internacional, com a divulgação dos vários estudos (artigos, conferências, comunicações ou painéis). Não duvidamos que os nossos deveres serão cumpridos, dignificando as classes dos Docentes, Investigadores e Funcionários deste Departamento, bem como a Instituição que representam. |
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