Responsabilidade Social:Na Governação, nas Empresas e nas Organizações Não Empresariais DO DIAGNÓSTICO À AÇÃ (...)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Maria João
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Seabra, Fernando Miguel, Jorge, Fátima, Costa, Alice
Tipo de documento: Livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/13746
Resumo: Apesar do crescente reconhecimento que a RSO adquiriu a nível internacional e da multiplicação de iniciativas neste âmbito, os seus resultados globais estão muito aquém do expectável, continuando a manter-se de forma persistente muitos dos problemas existentes. Ao nível ambiental, o envolvimento das grandes economias no controlo das emissões de CO2 e na minimização dos impactes ambientais continua insuficiente. Mantem-se elevada a taxa de desemprego, nomeadamente estrutural, bem como os níveis de pobreza, com custos enormes para o bem-estar dos cidadãos e para o funcionamento das sociedades. Situação que associada a crescentes iniquidades na distribuição de rendimento, persistência de práticas de corrupção e valorização de lógicas de crescimento de curto prazo, colocam em causa, no limite, a própria estabilidade do sistema. Urge por isso contribuir para uma reflexão sobre como a RSO está a ser implementada, pois que os seus efeitos não têm sido globalmente sentidos, e os seus impactes se apresentam bastante limitados.
id RCAP_2c03980e29394fb7ba341ffa5c88c0a8
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/13746
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Responsabilidade Social:Na Governação, nas Empresas e nas Organizações Não Empresariais DO DIAGNÓSTICO À AÇÃ (...)Responsabilidade SocialSustentabilidadeGestão ÉticaApesar do crescente reconhecimento que a RSO adquiriu a nível internacional e da multiplicação de iniciativas neste âmbito, os seus resultados globais estão muito aquém do expectável, continuando a manter-se de forma persistente muitos dos problemas existentes. Ao nível ambiental, o envolvimento das grandes economias no controlo das emissões de CO2 e na minimização dos impactes ambientais continua insuficiente. Mantem-se elevada a taxa de desemprego, nomeadamente estrutural, bem como os níveis de pobreza, com custos enormes para o bem-estar dos cidadãos e para o funcionamento das sociedades. Situação que associada a crescentes iniquidades na distribuição de rendimento, persistência de práticas de corrupção e valorização de lógicas de crescimento de curto prazo, colocam em causa, no limite, a própria estabilidade do sistema. Urge por isso contribuir para uma reflexão sobre como a RSO está a ser implementada, pois que os seus efeitos não têm sido globalmente sentidos, e os seus impactes se apresentam bastante limitados.EDIÇÕES ALMEDINA, S.A2015-03-30T10:26:18Z2015-03-302014-11-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookhttp://hdl.handle.net/10174/13746http://hdl.handle.net/10174/13746por978-972-40-5328-8simnaof.miguelseabra@hotmail.commjsantos@iseg.utl.ptmfj@uevora.ptalicecosta.rj@uol.com.br661Santos, Maria JoãoSeabra, Fernando MiguelJorge, FátimaCosta, Aliceinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:59:21Zoai:dspace.uevora.pt:10174/13746Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:07:04.908666Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Responsabilidade Social:Na Governação, nas Empresas e nas Organizações Não Empresariais DO DIAGNÓSTICO À AÇÃ (...)
title Responsabilidade Social:Na Governação, nas Empresas e nas Organizações Não Empresariais DO DIAGNÓSTICO À AÇÃ (...)
spellingShingle Responsabilidade Social:Na Governação, nas Empresas e nas Organizações Não Empresariais DO DIAGNÓSTICO À AÇÃ (...)
Santos, Maria João
Responsabilidade Social
Sustentabilidade
Gestão Ética
title_short Responsabilidade Social:Na Governação, nas Empresas e nas Organizações Não Empresariais DO DIAGNÓSTICO À AÇÃ (...)
title_full Responsabilidade Social:Na Governação, nas Empresas e nas Organizações Não Empresariais DO DIAGNÓSTICO À AÇÃ (...)
title_fullStr Responsabilidade Social:Na Governação, nas Empresas e nas Organizações Não Empresariais DO DIAGNÓSTICO À AÇÃ (...)
title_full_unstemmed Responsabilidade Social:Na Governação, nas Empresas e nas Organizações Não Empresariais DO DIAGNÓSTICO À AÇÃ (...)
title_sort Responsabilidade Social:Na Governação, nas Empresas e nas Organizações Não Empresariais DO DIAGNÓSTICO À AÇÃ (...)
author Santos, Maria João
author_facet Santos, Maria João
Seabra, Fernando Miguel
Jorge, Fátima
Costa, Alice
author_role author
author2 Seabra, Fernando Miguel
Jorge, Fátima
Costa, Alice
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Maria João
Seabra, Fernando Miguel
Jorge, Fátima
Costa, Alice
dc.subject.por.fl_str_mv Responsabilidade Social
Sustentabilidade
Gestão Ética
topic Responsabilidade Social
Sustentabilidade
Gestão Ética
description Apesar do crescente reconhecimento que a RSO adquiriu a nível internacional e da multiplicação de iniciativas neste âmbito, os seus resultados globais estão muito aquém do expectável, continuando a manter-se de forma persistente muitos dos problemas existentes. Ao nível ambiental, o envolvimento das grandes economias no controlo das emissões de CO2 e na minimização dos impactes ambientais continua insuficiente. Mantem-se elevada a taxa de desemprego, nomeadamente estrutural, bem como os níveis de pobreza, com custos enormes para o bem-estar dos cidadãos e para o funcionamento das sociedades. Situação que associada a crescentes iniquidades na distribuição de rendimento, persistência de práticas de corrupção e valorização de lógicas de crescimento de curto prazo, colocam em causa, no limite, a própria estabilidade do sistema. Urge por isso contribuir para uma reflexão sobre como a RSO está a ser implementada, pois que os seus efeitos não têm sido globalmente sentidos, e os seus impactes se apresentam bastante limitados.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-11-01T00:00:00Z
2015-03-30T10:26:18Z
2015-03-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/book
format book
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/13746
http://hdl.handle.net/10174/13746
url http://hdl.handle.net/10174/13746
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 978-972-40-5328-8
sim
nao
f.miguelseabra@hotmail.com
mjsantos@iseg.utl.pt
mfj@uevora.pt
alicecosta.rj@uol.com.br
661
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv EDIÇÕES ALMEDINA, S.A
publisher.none.fl_str_mv EDIÇÕES ALMEDINA, S.A
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136555591270400