Exposição de narrativa através da direção artística
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/17632 |
Resumo: | A presente dissertação propõe-se validar a hipótese de trabalho de que a direção artística pode ser considerada um instrumento importante e útil para a exposição narrativa fílmica. O caminho percorrido para a confirmação dessa hipótese de trabalho é feito em quatro etapas. Num primeiro momento, procura-se oferecer um retrato da área de ação do diretor artístico, distinguindo-a da do production designer e descrevendo a rede de relações estabelecidas com o realizador, o produtor e o diretor de fotografia. O segundo capítulo constitui-se como sede de uma reflexão sobre as vantagens de uma abordagem semiótica de filmes, comprovada pela análise de três obras: Viagem à Lua (1902), de Georges Méliès, RocknRolla – A Quadrilha (2008, de Guy Ritchie) e Amigos Improváveis (2012, de Eric Toledano e Olivier Nakache). No terceiro capítulo são descritas as fases de pré-produção e filmagem da curta-metragem Pária, criada para a unidade curricular de Projeto Final, de que o autor desta dissertação foi o diretor artístico, sendo evidenciada a forma como os elementos visuais introduzidos concederam espessura à narrativa fílmica, complementando-a e reforçando-lhe a mensagem. No momento conclusivo da dissertação legitima-se a hipótese de trabalho avançada e afirma-se a importância da direção artística para a criação de camadas de significado que convidam a uma multiplicidade de leituras. No seu conjunto, a dissertação confirma a importância do trabalho de um diretor artístico, ao mesmo tempo que tenta contribuir para a definição da sua área de competências. Torna ainda evidente que o trabalho de um diretor artístico exige capacidade de investigação, flexibilidade e aptidão para o trabalho colaborativo, características que terão de ser sempre temperadas por uma forte capacidade criativa. |
id |
RCAP_2c07ae882410c0870881e48955a4faa1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/17632 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Exposição de narrativa através da direção artísticaDomínio/Área Científica::Humanidades::ArtesA presente dissertação propõe-se validar a hipótese de trabalho de que a direção artística pode ser considerada um instrumento importante e útil para a exposição narrativa fílmica. O caminho percorrido para a confirmação dessa hipótese de trabalho é feito em quatro etapas. Num primeiro momento, procura-se oferecer um retrato da área de ação do diretor artístico, distinguindo-a da do production designer e descrevendo a rede de relações estabelecidas com o realizador, o produtor e o diretor de fotografia. O segundo capítulo constitui-se como sede de uma reflexão sobre as vantagens de uma abordagem semiótica de filmes, comprovada pela análise de três obras: Viagem à Lua (1902), de Georges Méliès, RocknRolla – A Quadrilha (2008, de Guy Ritchie) e Amigos Improváveis (2012, de Eric Toledano e Olivier Nakache). No terceiro capítulo são descritas as fases de pré-produção e filmagem da curta-metragem Pária, criada para a unidade curricular de Projeto Final, de que o autor desta dissertação foi o diretor artístico, sendo evidenciada a forma como os elementos visuais introduzidos concederam espessura à narrativa fílmica, complementando-a e reforçando-lhe a mensagem. No momento conclusivo da dissertação legitima-se a hipótese de trabalho avançada e afirma-se a importância da direção artística para a criação de camadas de significado que convidam a uma multiplicidade de leituras. No seu conjunto, a dissertação confirma a importância do trabalho de um diretor artístico, ao mesmo tempo que tenta contribuir para a definição da sua área de competências. Torna ainda evidente que o trabalho de um diretor artístico exige capacidade de investigação, flexibilidade e aptidão para o trabalho colaborativo, características que terão de ser sempre temperadas por uma forte capacidade criativa.Nazareth, AdrianoVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaCosta, Ricardo Vieira de Melo2015-05-18T10:48:54Z2013-06-1120132013-06-11T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/17632porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-10-03T01:40:18Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/17632Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:14:43.390645Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Exposição de narrativa através da direção artística |
title |
Exposição de narrativa através da direção artística |
spellingShingle |
Exposição de narrativa através da direção artística Costa, Ricardo Vieira de Melo Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes |
title_short |
Exposição de narrativa através da direção artística |
title_full |
Exposição de narrativa através da direção artística |
title_fullStr |
Exposição de narrativa através da direção artística |
title_full_unstemmed |
Exposição de narrativa através da direção artística |
title_sort |
Exposição de narrativa através da direção artística |
author |
Costa, Ricardo Vieira de Melo |
author_facet |
Costa, Ricardo Vieira de Melo |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Nazareth, Adriano Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Ricardo Vieira de Melo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes |
topic |
Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes |
description |
A presente dissertação propõe-se validar a hipótese de trabalho de que a direção artística pode ser considerada um instrumento importante e útil para a exposição narrativa fílmica. O caminho percorrido para a confirmação dessa hipótese de trabalho é feito em quatro etapas. Num primeiro momento, procura-se oferecer um retrato da área de ação do diretor artístico, distinguindo-a da do production designer e descrevendo a rede de relações estabelecidas com o realizador, o produtor e o diretor de fotografia. O segundo capítulo constitui-se como sede de uma reflexão sobre as vantagens de uma abordagem semiótica de filmes, comprovada pela análise de três obras: Viagem à Lua (1902), de Georges Méliès, RocknRolla – A Quadrilha (2008, de Guy Ritchie) e Amigos Improváveis (2012, de Eric Toledano e Olivier Nakache). No terceiro capítulo são descritas as fases de pré-produção e filmagem da curta-metragem Pária, criada para a unidade curricular de Projeto Final, de que o autor desta dissertação foi o diretor artístico, sendo evidenciada a forma como os elementos visuais introduzidos concederam espessura à narrativa fílmica, complementando-a e reforçando-lhe a mensagem. No momento conclusivo da dissertação legitima-se a hipótese de trabalho avançada e afirma-se a importância da direção artística para a criação de camadas de significado que convidam a uma multiplicidade de leituras. No seu conjunto, a dissertação confirma a importância do trabalho de um diretor artístico, ao mesmo tempo que tenta contribuir para a definição da sua área de competências. Torna ainda evidente que o trabalho de um diretor artístico exige capacidade de investigação, flexibilidade e aptidão para o trabalho colaborativo, características que terão de ser sempre temperadas por uma forte capacidade criativa. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-06-11 2013 2013-06-11T00:00:00Z 2015-05-18T10:48:54Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.14/17632 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.14/17632 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131825987125248 |