O impacto da pandemia Covid-19 na digitalização dos modelos de negócio: o caso das agências de comunicação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeirinho, Matilde Ferreira Dias
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/26783
Resumo: Mestrado Bolonha em Marketing
id RCAP_2c0cb9c46704470c75963cbc070d747c
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/26783
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O impacto da pandemia Covid-19 na digitalização dos modelos de negócio: o caso das agências de comunicaçãomodelo de negóciodigitalizaçãopandemia COVID-19transformação digitalinovação do modelo de negóciobusiness modeldigitalizationCOVID-19 pandemicdigital transformationbusiness model innovationMestrado Bolonha em MarketingO progressivo desenvolvimento tecnológico das últimas décadas implicou alterações na esfera organizacional. O conceito de transformação digital tem vindo a receber cada vez mais consideração no debate sobre as principais componentes que impactam o desenvolvimento e a sobrevivência das organizações contemporâneas. Esta realidade acentuou-se aquando do início da pandemia COVID-19, que provocou obstáculos preocupantes no ecossistema empresarial. Assim, num curto espaço de tempo, as empresas foram forçadas a adaptar os seus modelos de negócio e a adotar uma postura defensiva, apoiando-se na tecnologia digital. A presente dissertação tem como objetivo estudar o impacto da pandemia COVID-19 na digitalização dos modelos de negócio. Neste estudo pretende-se perceber os principais efeitos da digitalização na adaptação dos modelos de negócio e nas práticas organizacionais. Foi realizada uma pesquisa qualitativa, na medida em que permite uma compreensão mais aprofundada dos dados. Foram feitas entrevistas semiestruturadas a um total de 10 inquiridos, representantes de 10 agências de comunicação. Posteriormente, foi efetuada a devida análise dos dados, através do software MAXQDA. Os resultados obtidos indicam que a digitalização do modelo de negócio tem a capacidade de simplificar grandes conjuntos de dados, de facilitar a comunicação interna e externa, de promover a eficiência na retenção de valor dos clientes e de proporcionar abordagens híbridas, que se refletem numa eficaz flexibilidade de trabalho. O desenvolvimento tecnológico, durante o período pandémico, resultou em sólidos benefícios económicos, consequentes de uma melhoria na colaboração e na proposta de valor.The progressive technological development of the last decades has resulted in changes in the organizational sphere. The concept of digital transformation has been receiving increasing consideration in the debate on the main components that impact the development and survival of contemporary organizations. This reality was accentuated at the onset of the COVID-19 pandemic, which caused worrying obstacles in the business ecosystem. Thus, in a short period of time, companies were forced to adapt their business models and adopt a defensive posture, relying on digital technology. The present dissertation aims to study the impact of the COVID-19 pandemic on the digitalization of business models. This study aims to understand the main effects of digitalization on the adaptation of business models and organizational practices. Qualitative research was conducted as it allows for a deeper understanding of the data. Semi-structured interviews were conducted with a total of 10 respondents, representing 10 communication agencies. Subsequently, proper data analysis was performed using MAXQDA software. The results obtained indicate that the digitization of the business model has the ability to simplify large data sets, to facilitate internal and external communication, to promote efficiency in retaining customer value, and to provide hybrid approaches, which are reflected in effective working flexibility. The technological development during the pandemic period resulted in solid economic benefits from improved collaboration and value proposition.Instituto Superior de Economia e GestãoVeríssimo, JoséRepositório da Universidade de LisboaRibeirinho, Matilde Ferreira Dias2023-07-01T00:30:22Z2022-102022-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/26783porRibeirinho, Matilde Ferreira Dias (2022). “O impacto da pandemia Covid-19 na digitalização dos modelos de negócio: o caso das agências de comunicação". Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-02T01:31:02Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/26783Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:10:21.803653Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O impacto da pandemia Covid-19 na digitalização dos modelos de negócio: o caso das agências de comunicação
title O impacto da pandemia Covid-19 na digitalização dos modelos de negócio: o caso das agências de comunicação
spellingShingle O impacto da pandemia Covid-19 na digitalização dos modelos de negócio: o caso das agências de comunicação
Ribeirinho, Matilde Ferreira Dias
modelo de negócio
digitalização
pandemia COVID-19
transformação digital
inovação do modelo de negócio
business model
digitalization
COVID-19 pandemic
digital transformation
business model innovation
title_short O impacto da pandemia Covid-19 na digitalização dos modelos de negócio: o caso das agências de comunicação
title_full O impacto da pandemia Covid-19 na digitalização dos modelos de negócio: o caso das agências de comunicação
title_fullStr O impacto da pandemia Covid-19 na digitalização dos modelos de negócio: o caso das agências de comunicação
title_full_unstemmed O impacto da pandemia Covid-19 na digitalização dos modelos de negócio: o caso das agências de comunicação
title_sort O impacto da pandemia Covid-19 na digitalização dos modelos de negócio: o caso das agências de comunicação
author Ribeirinho, Matilde Ferreira Dias
author_facet Ribeirinho, Matilde Ferreira Dias
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Veríssimo, José
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeirinho, Matilde Ferreira Dias
dc.subject.por.fl_str_mv modelo de negócio
digitalização
pandemia COVID-19
transformação digital
inovação do modelo de negócio
business model
digitalization
COVID-19 pandemic
digital transformation
business model innovation
topic modelo de negócio
digitalização
pandemia COVID-19
transformação digital
inovação do modelo de negócio
business model
digitalization
COVID-19 pandemic
digital transformation
business model innovation
description Mestrado Bolonha em Marketing
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-10
2022-10-01T00:00:00Z
2023-07-01T00:30:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/26783
url http://hdl.handle.net/10400.5/26783
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Ribeirinho, Matilde Ferreira Dias (2022). “O impacto da pandemia Covid-19 na digitalização dos modelos de negócio: o caso das agências de comunicação". Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131200340623360