O impacto da pandemia Covid-19 na digitalização dos modelos de negócio: o caso das agências de comunicação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/26783 |
Resumo: | Mestrado Bolonha em Marketing |
id |
RCAP_2c0cb9c46704470c75963cbc070d747c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repository.utl.pt:10400.5/26783 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O impacto da pandemia Covid-19 na digitalização dos modelos de negócio: o caso das agências de comunicaçãomodelo de negóciodigitalizaçãopandemia COVID-19transformação digitalinovação do modelo de negóciobusiness modeldigitalizationCOVID-19 pandemicdigital transformationbusiness model innovationMestrado Bolonha em MarketingO progressivo desenvolvimento tecnológico das últimas décadas implicou alterações na esfera organizacional. O conceito de transformação digital tem vindo a receber cada vez mais consideração no debate sobre as principais componentes que impactam o desenvolvimento e a sobrevivência das organizações contemporâneas. Esta realidade acentuou-se aquando do início da pandemia COVID-19, que provocou obstáculos preocupantes no ecossistema empresarial. Assim, num curto espaço de tempo, as empresas foram forçadas a adaptar os seus modelos de negócio e a adotar uma postura defensiva, apoiando-se na tecnologia digital. A presente dissertação tem como objetivo estudar o impacto da pandemia COVID-19 na digitalização dos modelos de negócio. Neste estudo pretende-se perceber os principais efeitos da digitalização na adaptação dos modelos de negócio e nas práticas organizacionais. Foi realizada uma pesquisa qualitativa, na medida em que permite uma compreensão mais aprofundada dos dados. Foram feitas entrevistas semiestruturadas a um total de 10 inquiridos, representantes de 10 agências de comunicação. Posteriormente, foi efetuada a devida análise dos dados, através do software MAXQDA. Os resultados obtidos indicam que a digitalização do modelo de negócio tem a capacidade de simplificar grandes conjuntos de dados, de facilitar a comunicação interna e externa, de promover a eficiência na retenção de valor dos clientes e de proporcionar abordagens híbridas, que se refletem numa eficaz flexibilidade de trabalho. O desenvolvimento tecnológico, durante o período pandémico, resultou em sólidos benefícios económicos, consequentes de uma melhoria na colaboração e na proposta de valor.The progressive technological development of the last decades has resulted in changes in the organizational sphere. The concept of digital transformation has been receiving increasing consideration in the debate on the main components that impact the development and survival of contemporary organizations. This reality was accentuated at the onset of the COVID-19 pandemic, which caused worrying obstacles in the business ecosystem. Thus, in a short period of time, companies were forced to adapt their business models and adopt a defensive posture, relying on digital technology. The present dissertation aims to study the impact of the COVID-19 pandemic on the digitalization of business models. This study aims to understand the main effects of digitalization on the adaptation of business models and organizational practices. Qualitative research was conducted as it allows for a deeper understanding of the data. Semi-structured interviews were conducted with a total of 10 respondents, representing 10 communication agencies. Subsequently, proper data analysis was performed using MAXQDA software. The results obtained indicate that the digitization of the business model has the ability to simplify large data sets, to facilitate internal and external communication, to promote efficiency in retaining customer value, and to provide hybrid approaches, which are reflected in effective working flexibility. The technological development during the pandemic period resulted in solid economic benefits from improved collaboration and value proposition.Instituto Superior de Economia e GestãoVeríssimo, JoséRepositório da Universidade de LisboaRibeirinho, Matilde Ferreira Dias2023-07-01T00:30:22Z2022-102022-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/26783porRibeirinho, Matilde Ferreira Dias (2022). “O impacto da pandemia Covid-19 na digitalização dos modelos de negócio: o caso das agências de comunicação". Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-02T01:31:02Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/26783Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:10:21.803653Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O impacto da pandemia Covid-19 na digitalização dos modelos de negócio: o caso das agências de comunicação |
title |
O impacto da pandemia Covid-19 na digitalização dos modelos de negócio: o caso das agências de comunicação |
spellingShingle |
O impacto da pandemia Covid-19 na digitalização dos modelos de negócio: o caso das agências de comunicação Ribeirinho, Matilde Ferreira Dias modelo de negócio digitalização pandemia COVID-19 transformação digital inovação do modelo de negócio business model digitalization COVID-19 pandemic digital transformation business model innovation |
title_short |
O impacto da pandemia Covid-19 na digitalização dos modelos de negócio: o caso das agências de comunicação |
title_full |
O impacto da pandemia Covid-19 na digitalização dos modelos de negócio: o caso das agências de comunicação |
title_fullStr |
O impacto da pandemia Covid-19 na digitalização dos modelos de negócio: o caso das agências de comunicação |
title_full_unstemmed |
O impacto da pandemia Covid-19 na digitalização dos modelos de negócio: o caso das agências de comunicação |
title_sort |
O impacto da pandemia Covid-19 na digitalização dos modelos de negócio: o caso das agências de comunicação |
author |
Ribeirinho, Matilde Ferreira Dias |
author_facet |
Ribeirinho, Matilde Ferreira Dias |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Veríssimo, José Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribeirinho, Matilde Ferreira Dias |
dc.subject.por.fl_str_mv |
modelo de negócio digitalização pandemia COVID-19 transformação digital inovação do modelo de negócio business model digitalization COVID-19 pandemic digital transformation business model innovation |
topic |
modelo de negócio digitalização pandemia COVID-19 transformação digital inovação do modelo de negócio business model digitalization COVID-19 pandemic digital transformation business model innovation |
description |
Mestrado Bolonha em Marketing |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-10 2022-10-01T00:00:00Z 2023-07-01T00:30:22Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.5/26783 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.5/26783 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Ribeirinho, Matilde Ferreira Dias (2022). “O impacto da pandemia Covid-19 na digitalização dos modelos de negócio: o caso das agências de comunicação". Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Economia e Gestão |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Economia e Gestão |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131200340623360 |