Para o rio e para a cidade
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/16407 |
Resumo: | Dissertação de Mestrado Integrado em Arquitetura, com a especialização em Urbanismo apresentada na Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa para obtenção do grau de Mestre. |
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Para o rio e para a cidadeRegeneração urbana na frente ribeirinha de AlgésFrentes rioRegeneração urbanaFragmentaçãoEspaço públicoRiver frontsUrban regenerationFragmentationPublic SpacesDissertação de Mestrado Integrado em Arquitetura, com a especialização em Urbanismo apresentada na Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa para obtenção do grau de Mestre.O desenvolvimento deste Projecto Final de Mestrado pretende, através do conhecimento da actual situação do território de Algés e seus espaços adjacentes, Jamor - Cruz Quebrada e Belém, entender como será possível coser estes dois polos, desportivo e cultural, através da regeneração da frente rio de Algés. Através desse cenário propõem-se o desenvolvimento de um projecto de regeneração urbana no qual se pretende repensar a frente rio de Algés, mais especificamente na zona que hoje é conhecida como Doca Pesca, Passeio Marítimo de Algés ou Doca de Pedrouços.A frente rio de Algés é caracterizada por uma extensa área que outrora serviu de zona piscatória mas que aos dias de hoje se encontra quase abandonada, restando poucos edifícios com pouca ligação à actividade original. Outro factor marcante na área em estudo é a fragmentação entre a cidade e a sua frente rio, bastante acentuada pela existência da linha de comboio e das largas avenidas rodoviárias que separam o aterro do centro de Algés. Para esta conjuntura será proposto um projecto urbano assente em duas premissas base: 1) a compreensão da ligação longitudinal entre a Cruz Quebrada, zona ribeirinha de Algés e Belém e de como estas três áreas se podem conjugar assumindo um carácter mais contínuo unindo toda a frente rio. 2) estudar possíveis modos de vencer a barreira criada pela linha de comboio e as diversas avenidas rodoviárias adjacentes e como é que estas relações transversais entre cidade e a frente rio podem ser regeneradas através do espaço público como elemento agregador.ABSTRACT: This Final Master’s Project – based on the knowledge of the current territorial situation of Algés and its adjacent areas – intends to explore the means through which it would be possible to being together the sports and cultural poles located respectively in Jamor - Cruz Quebrada and Belém, through the regeneration of the Algés river front. As such an urban regeneration project to rethink the Algés river front will be proposed. The area that is known today as Doca Pesca, Passeio Marítimo de Algés and Doca de Pedrouços is the specific area it will look at. The Algés river front is characterized by an extensive area once dedicated to fishing, but which is almost abandoned today; the few remaining buildings have little connection with the original activity. Another striking factor in the area under study is the fragmentation between the city and the river front. This is greatly accentuated by the presence of a railway line and wide roads to accommodate regular commuter traffic. These infrastructures separate the river bank from the centre of Algés. For this situation an urban project taking two foundational premises into consideration will be proposed: 1) a consideration of the longitudinal connection between Cruz Quebrada and Belém, including the riverside area of Algés, understanding how these three elements can be combined to assume a more continuous character that unites this whole river front. 2) studying possible ways of using public areas as an aggregating element in the regeneration project to overcome the current transversal relationship between the city and the river front, thus overcoming the barrier created by the railway line and the various adjacent wide commuter roads.Universidade de Lisboa, Faculdade de ArquiteturaSantos, Filipa Viegas Serpa dosSilva, Maria Matos, coorientadoraRepositório da Universidade de LisboaNunes, João Tiago Ferreira Gonçalves2018-11-27T14:49:27Z2018-03-122018-03-12T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/16407TID:201947684porNUNES, João Tiago Ferreira Gonçalves - Para o rio e para a cidade : regeneração urbana na frente ribeirinha de Algés.- Lisboa: FA, 2018. Dissertação de Mestrado.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:46:13Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/16407Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:01:49.283866Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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