Hospitalidade e integração na arquitetura do comum nas sociabilidades escolares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Resende, José Manuel
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Gouveia, Luís, Beirante, David
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/28547
https://doi.org/10.1590/198053146808
Resumo: O presente artigo parte de dados recolhidos de uma pesquisa centrada nas sociabilidades escolares, pretendendo-se, na esteira de uma sociologia dos envolvimentos e comunalidades, trazer à luz outros ângulos da justiça escolar e do fazer o comum na escola. É, concretamente, mobilizada uma técnica designada por questionário por cenários, em que, a partir de uma narrativa de carácter dilemático, pretende-se aceder aos sentidos morais evidenciados por alunos inquiridos. Analisamos em particular as inquietações em torno do respeito, reconhecimento, hospitalidade e decência trazidas à colação por esses atores nas interações e nos juízos críticos produzidos – juízos esses que transcendem leituras meramente feitas a partir dos dispositivos formais reguladores das condutas no espaço escolar
id RCAP_2c17331d49178c1446ca4f0c289b73a8
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/28547
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Hospitalidade e integração na arquitetura do comum nas sociabilidades escolaresHospitality and integration in the making of the common in school sociabilitySOCIABILIDADESEscolasAlunosJustiçaO presente artigo parte de dados recolhidos de uma pesquisa centrada nas sociabilidades escolares, pretendendo-se, na esteira de uma sociologia dos envolvimentos e comunalidades, trazer à luz outros ângulos da justiça escolar e do fazer o comum na escola. É, concretamente, mobilizada uma técnica designada por questionário por cenários, em que, a partir de uma narrativa de carácter dilemático, pretende-se aceder aos sentidos morais evidenciados por alunos inquiridos. Analisamos em particular as inquietações em torno do respeito, reconhecimento, hospitalidade e decência trazidas à colação por esses atores nas interações e nos juízos críticos produzidos – juízos esses que transcendem leituras meramente feitas a partir dos dispositivos formais reguladores das condutas no espaço escolarFundação Carlos Chagas2020-12-04T12:09:37Z2020-12-042020-09-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/28547http://hdl.handle.net/10174/28547https://doi.org/10.1590/198053146808porResende, josé Manuel. Gouveia, Luís. Beirante, David. Hospitalidade e integração na arquitetura do comum nas sociabilidades escolares. Cadernos de Pesquisa. Brasil: São Paulo. V.50, nº 177. 2020. pp. 641-659641-6591980-5314publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/article/view/680850Cardenos de Pesquisa177jmvsr@uevora.ptlcgouveia86@gmail.comdbeirante@gmail.com693Resende, José ManuelGouveia, LuísBeirante, Davidinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:24:22Zoai:dspace.uevora.pt:10174/28547Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:18:08.860284Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Hospitalidade e integração na arquitetura do comum nas sociabilidades escolares
Hospitality and integration in the making of the common in school sociability
title Hospitalidade e integração na arquitetura do comum nas sociabilidades escolares
spellingShingle Hospitalidade e integração na arquitetura do comum nas sociabilidades escolares
Resende, José Manuel
SOCIABILIDADES
Escolas
Alunos
Justiça
title_short Hospitalidade e integração na arquitetura do comum nas sociabilidades escolares
title_full Hospitalidade e integração na arquitetura do comum nas sociabilidades escolares
title_fullStr Hospitalidade e integração na arquitetura do comum nas sociabilidades escolares
title_full_unstemmed Hospitalidade e integração na arquitetura do comum nas sociabilidades escolares
title_sort Hospitalidade e integração na arquitetura do comum nas sociabilidades escolares
author Resende, José Manuel
author_facet Resende, José Manuel
Gouveia, Luís
Beirante, David
author_role author
author2 Gouveia, Luís
Beirante, David
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Resende, José Manuel
Gouveia, Luís
Beirante, David
dc.subject.por.fl_str_mv SOCIABILIDADES
Escolas
Alunos
Justiça
topic SOCIABILIDADES
Escolas
Alunos
Justiça
description O presente artigo parte de dados recolhidos de uma pesquisa centrada nas sociabilidades escolares, pretendendo-se, na esteira de uma sociologia dos envolvimentos e comunalidades, trazer à luz outros ângulos da justiça escolar e do fazer o comum na escola. É, concretamente, mobilizada uma técnica designada por questionário por cenários, em que, a partir de uma narrativa de carácter dilemático, pretende-se aceder aos sentidos morais evidenciados por alunos inquiridos. Analisamos em particular as inquietações em torno do respeito, reconhecimento, hospitalidade e decência trazidas à colação por esses atores nas interações e nos juízos críticos produzidos – juízos esses que transcendem leituras meramente feitas a partir dos dispositivos formais reguladores das condutas no espaço escolar
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-04T12:09:37Z
2020-12-04
2020-09-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/28547
http://hdl.handle.net/10174/28547
https://doi.org/10.1590/198053146808
url http://hdl.handle.net/10174/28547
https://doi.org/10.1590/198053146808
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Resende, josé Manuel. Gouveia, Luís. Beirante, David. Hospitalidade e integração na arquitetura do comum nas sociabilidades escolares. Cadernos de Pesquisa. Brasil: São Paulo. V.50, nº 177. 2020. pp. 641-659
641-659
1980-5314
publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/article/view/6808
50
Cardenos de Pesquisa
177
jmvsr@uevora.pt
lcgouveia86@gmail.com
dbeirante@gmail.com
693
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136663475060736