Contributos para o estudo do ensino do português a falantes de outras línguas: o concelho de Évora

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Casanova, Custódia Maria
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/425
Resumo: Tese de mestrado em Língua e Cultura Portuguesa apresentada à Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, 2007
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spelling Contributos para o estudo do ensino do português a falantes de outras línguas: o concelho de ÉvoraLíngua portuguesa - Estudo e ensino - EstrangeirosTeses de mestradoTese de mestrado em Língua e Cultura Portuguesa apresentada à Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, 2007A Escola, espaço privilegiado de interacções sociais, é o espelho das dinâmicas que se desenvolvem na sociedade e deve ajustar-se e organizar-se para atender e ensinar, de forma adequada, todos os seus alunos. Com este estudo, pretendemos identificar os alunos do ensino básico público do concelho de Évora, cuja língua materna não é a língua portuguesa e caracterizar a organização das respostas de cada agrupamento de escolas deste concelho, no que respeita ao ensino da língua portuguesa como segunda língua (PL2). Das conclusões, salientamos que num total de quatro mil trezentas e oitenta e nove crianças matriculadas no ensino básico nas escolas do concelho de Évora, oitenta e três são alunos cuja língua materna não é o português, estando cerca de 50% destas, no 1º ciclo do ensino básico. São quinze as nacionalidades em presença e enquanto que, a nível nacional o maior número de alunos cuja língua portuguesa não é a língua materna, são oriundos de Angola e de Cabo-Verde, no concelho de Évora são os alunos brasileiros e ucranianos que estão em maior número. Nas escolas de 1º ciclo os alunos aprendem o português em todas as aulas do currículo regular, com o professor titular de turma, ao passo que nas escolas de2º e 3º ciclos, para além do currículo regular, podem também ter aulas de apoio pedagógico acrescido, com professor de língua portuguesa ou professor de apoio educativo. Em qualquer dos casos não existem programas específicos para estes alunos aprovados pelos conselhos pedagógicos. Legislação recente responsabiliza as direcções executivas e os conselhos pedagógicos dos agrupamentos, pelo desenvolvimento, acompanhamento e avaliação de actividades a partir de grupos de nível de proficiência linguísticos para o ensino do português como língua não materna, seguindo as sugestões já apresentadas no Quadro Europeu Comum de Referência para o Ensino das Línguas na Europa.L'école, espace privilégié d'interactions sociales, doit s'organiser pour enseigner, avec de bons modèles, tous ses élèves. Avec cet étude nous voulons identifier les élèves de l'école primaire publique, dans la commune d'Évora, dont la langue maternelle n'est pas la langue portugaise et caractériser la façon dont chaque groupement d'écoles de cette commune s'est organisé en ce qui concerne l'enseignement de la langue portugaise en tant que langue seconde. Des conclusions de cette étude on relève que, parmi 4389 élèves immatriculés, 83 sont des élèves dont la langue maternelle n'est pas la portugaise et 50% deceux-ci fréquentent le premier cycle de l'école primaire. Il s'agit de quinze nationalités présentes et, tandis qu' au niveau national, la majorité des élèves dont la langue maternelle n'est pas la portugaise, cést des élèves de l'Angola et du Cap-Vert, ici, à Évora ce sont les élèves du Brésil et de l'Ucranie qui sont les plus nombreux. Dans les écoles du premier cycle, les élèves apprennent le portugais dans tous les cours du curriculum régulier, avec le professeur; dans les écoles du second et du troisième cycles, ils apprennent le portugais dans les cours du curriculum régulier mais ils peuvent aussi avoir des leçons de soutien pédagogiqueextraordinaire, avec le professeur de la langue portugaise ou avec un professeur de soutien. En tous les cas il n'existe pas de programme pour cês élèves approuvé par les conseils pédagogiques du groupement d'écoles. Pendant cette année, avec la nouvelle législation, les directeurs et les conseils pédagogiques des écoles deviennent responsables du développement et de l'évaluation des activités, pour l'enseignement du portugais, avec des niveaux linguistiques, d'après la suggestion du Quadre Européen Commun de Référence pour l' Enseignement des Langues dans l'Europe.Grosso, Maria José dos Reis, 1953-Repositório da Universidade de LisboaCasanova, Custódia Maria2010-06-22T09:21:09Z20072007-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdftext/xmlhttp://hdl.handle.net/10451/425porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:39:08Zoai:repositorio.ul.pt:10451/425Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:27:16.122815Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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