Memórias para acções : um estudo da prioridade de processamento numa tarefa de dupla codificação
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2007 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/11763 |
Resumo: | Partindo dos princípios gerais de funcionamento da memória episódica, desenvolve¬ram¬se diferentes explicações para a maior robustez da memória em tarefas auto¬performa¬tivas, ou seja, tarefas que implicam a sua realização motora, em comparação com tarefas verbais. Com o presente estudo pretendemos analisar o fenómeno da memória para acções, manipulando a variável de prioridade de processamento numa tarefa de dupla codificação. A experiência consistiu na apresentação de pares de acções em duas modalidades diferen¬tes (visual e auditiva) comparando os efeitos obtidos em tarefas auto¬performativas e ver¬bais. Os resultados do presente estudo mostraram: (1) a superioridade da memória para ac¬ções actuadas mesmo no caso dos participantes processarem em simultâneo duas acções e através de diferentes modalidades; (2) que as acções visualizadas são mais facilmente evo¬cadas do que as ouvidas; (3) e, por fim, que a prioridade de processamento é uma variável decisiva para a recordação de acções que competem entre si. |
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Memórias para acções : um estudo da prioridade de processamento numa tarefa de dupla codificaçãoMemória para acçõesDupla tarefaPartindo dos princípios gerais de funcionamento da memória episódica, desenvolve¬ram¬se diferentes explicações para a maior robustez da memória em tarefas auto¬performa¬tivas, ou seja, tarefas que implicam a sua realização motora, em comparação com tarefas verbais. Com o presente estudo pretendemos analisar o fenómeno da memória para acções, manipulando a variável de prioridade de processamento numa tarefa de dupla codificação. A experiência consistiu na apresentação de pares de acções em duas modalidades diferen¬tes (visual e auditiva) comparando os efeitos obtidos em tarefas auto¬performativas e ver¬bais. Os resultados do presente estudo mostraram: (1) a superioridade da memória para ac¬ções actuadas mesmo no caso dos participantes processarem em simultâneo duas acções e através de diferentes modalidades; (2) que as acções visualizadas são mais facilmente evo¬cadas do que as ouvidas; (3) e, por fim, que a prioridade de processamento é uma variável decisiva para a recordação de acções que competem entre si.Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT)Centro de Investigação em Psicologia da Universidade do Minho (CIPsi)Instituto Superior Politécnico Gaya (ISPGaya). Centro de Investigação e DesenvolvimentoUniversidade do MinhoFreitas, Marta CostaAlbuquerque, Pedro Barbas20072007-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/11763por"Psicologia, Educação e Cultura". ISSN 0874-2391. XI:1 (2007) 95-112.0874-2391info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-05-11T06:32:59Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/11763Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-11T06:32:59Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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