Ocultos, divergentes e contraditórios. Uma análise ao conteúdo das avaliações de estudantes pelos seus pares
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/23300 |
Resumo: | Apresentam-se resultados exploratórios em torno de uma experiência pedagógica de avaliação por pares entre estudantes de licenciatura. Esta prática foi desenvolvida com o objetivo principal de contribuir para ultrapassar a desmotivação e falta de participação frequentemente registada em situações específicas de ensino-aprendizagem que contemplam várias apresentações orais em sala de aula. A recolha e análise de classificações e observações registadas por estudantes ao trabalho dos seus pares permitiu desvendar sentidos ocultos, divergentes e contraditórios da avaliação, mas também refletir de um modo mais global e informado sobre os caminhos para uma avaliação mais assertiva e equitativa no contexto do ensino superior. |
id |
RCAP_2c2b720044a0a8a7de95797de77ef5fe |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/23300 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Ocultos, divergentes e contraditórios. Uma análise ao conteúdo das avaliações de estudantes pelos seus paresAvaliação participativaAvaliação por paresPeer-reviewApresentam-se resultados exploratórios em torno de uma experiência pedagógica de avaliação por pares entre estudantes de licenciatura. Esta prática foi desenvolvida com o objetivo principal de contribuir para ultrapassar a desmotivação e falta de participação frequentemente registada em situações específicas de ensino-aprendizagem que contemplam várias apresentações orais em sala de aula. A recolha e análise de classificações e observações registadas por estudantes ao trabalho dos seus pares permitiu desvendar sentidos ocultos, divergentes e contraditórios da avaliação, mas também refletir de um modo mais global e informado sobre os caminhos para uma avaliação mais assertiva e equitativa no contexto do ensino superior.2018-07-13T10:28:28Z2018-07-132018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/23300http://hdl.handle.net/10174/23300porCosta, Rosalina Pisco (2018). "Ocultos, divergentes e contraditórios. Uma análise ao conteúdo das avaliações de estudantes pelos seus pares". In Patrícia Rosado Pinto [Coord.], CNaPPES.17 - Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior. Livro de Atas (pp. 111-116). Setúbal: Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal, 13 e 14 de julho de 2017. (ISBN: 978-989-99598-9-7)978-989-99598-9-7http://cnappes.org/cnappes-2017/programa/CICS.NOVA.UÉvorarosalina@uevora.pt687Costa, Rosalina Piscoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:15:19Zoai:dspace.uevora.pt:10174/23300Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:14:10.953824Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ocultos, divergentes e contraditórios. Uma análise ao conteúdo das avaliações de estudantes pelos seus pares |
title |
Ocultos, divergentes e contraditórios. Uma análise ao conteúdo das avaliações de estudantes pelos seus pares |
spellingShingle |
Ocultos, divergentes e contraditórios. Uma análise ao conteúdo das avaliações de estudantes pelos seus pares Costa, Rosalina Pisco Avaliação participativa Avaliação por pares Peer-review |
title_short |
Ocultos, divergentes e contraditórios. Uma análise ao conteúdo das avaliações de estudantes pelos seus pares |
title_full |
Ocultos, divergentes e contraditórios. Uma análise ao conteúdo das avaliações de estudantes pelos seus pares |
title_fullStr |
Ocultos, divergentes e contraditórios. Uma análise ao conteúdo das avaliações de estudantes pelos seus pares |
title_full_unstemmed |
Ocultos, divergentes e contraditórios. Uma análise ao conteúdo das avaliações de estudantes pelos seus pares |
title_sort |
Ocultos, divergentes e contraditórios. Uma análise ao conteúdo das avaliações de estudantes pelos seus pares |
author |
Costa, Rosalina Pisco |
author_facet |
Costa, Rosalina Pisco |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Rosalina Pisco |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação participativa Avaliação por pares Peer-review |
topic |
Avaliação participativa Avaliação por pares Peer-review |
description |
Apresentam-se resultados exploratórios em torno de uma experiência pedagógica de avaliação por pares entre estudantes de licenciatura. Esta prática foi desenvolvida com o objetivo principal de contribuir para ultrapassar a desmotivação e falta de participação frequentemente registada em situações específicas de ensino-aprendizagem que contemplam várias apresentações orais em sala de aula. A recolha e análise de classificações e observações registadas por estudantes ao trabalho dos seus pares permitiu desvendar sentidos ocultos, divergentes e contraditórios da avaliação, mas também refletir de um modo mais global e informado sobre os caminhos para uma avaliação mais assertiva e equitativa no contexto do ensino superior. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-07-13T10:28:28Z 2018-07-13 2018-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/23300 http://hdl.handle.net/10174/23300 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/23300 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Costa, Rosalina Pisco (2018). "Ocultos, divergentes e contraditórios. Uma análise ao conteúdo das avaliações de estudantes pelos seus pares". In Patrícia Rosado Pinto [Coord.], CNaPPES.17 - Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior. Livro de Atas (pp. 111-116). Setúbal: Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal, 13 e 14 de julho de 2017. (ISBN: 978-989-99598-9-7) 978-989-99598-9-7 http://cnappes.org/cnappes-2017/programa/ CICS.NOVA.UÉvora rosalina@uevora.pt 687 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136623534800896 |