Ocultos, divergentes e contraditórios. Uma análise ao conteúdo das avaliações de estudantes pelos seus pares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Rosalina Pisco
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/23300
Resumo: Apresentam-se resultados exploratórios em torno de uma experiência pedagógica de avaliação por pares entre estudantes de licenciatura. Esta prática foi desenvolvida com o objetivo principal de contribuir para ultrapassar a desmotivação e falta de participação frequentemente registada em situações específicas de ensino-aprendizagem que contemplam várias apresentações orais em sala de aula. A recolha e análise de classificações e observações registadas por estudantes ao trabalho dos seus pares permitiu desvendar sentidos ocultos, divergentes e contraditórios da avaliação, mas também refletir de um modo mais global e informado sobre os caminhos para uma avaliação mais assertiva e equitativa no contexto do ensino superior.
id RCAP_2c2b720044a0a8a7de95797de77ef5fe
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/23300
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Ocultos, divergentes e contraditórios. Uma análise ao conteúdo das avaliações de estudantes pelos seus paresAvaliação participativaAvaliação por paresPeer-reviewApresentam-se resultados exploratórios em torno de uma experiência pedagógica de avaliação por pares entre estudantes de licenciatura. Esta prática foi desenvolvida com o objetivo principal de contribuir para ultrapassar a desmotivação e falta de participação frequentemente registada em situações específicas de ensino-aprendizagem que contemplam várias apresentações orais em sala de aula. A recolha e análise de classificações e observações registadas por estudantes ao trabalho dos seus pares permitiu desvendar sentidos ocultos, divergentes e contraditórios da avaliação, mas também refletir de um modo mais global e informado sobre os caminhos para uma avaliação mais assertiva e equitativa no contexto do ensino superior.2018-07-13T10:28:28Z2018-07-132018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/23300http://hdl.handle.net/10174/23300porCosta, Rosalina Pisco (2018). "Ocultos, divergentes e contraditórios. Uma análise ao conteúdo das avaliações de estudantes pelos seus pares". In Patrícia Rosado Pinto [Coord.], CNaPPES.17 - Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior. Livro de Atas (pp. 111-116). Setúbal: Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal, 13 e 14 de julho de 2017. (ISBN: 978-989-99598-9-7)978-989-99598-9-7http://cnappes.org/cnappes-2017/programa/CICS.NOVA.UÉvorarosalina@uevora.pt687Costa, Rosalina Piscoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:15:19Zoai:dspace.uevora.pt:10174/23300Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:14:10.953824Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Ocultos, divergentes e contraditórios. Uma análise ao conteúdo das avaliações de estudantes pelos seus pares
title Ocultos, divergentes e contraditórios. Uma análise ao conteúdo das avaliações de estudantes pelos seus pares
spellingShingle Ocultos, divergentes e contraditórios. Uma análise ao conteúdo das avaliações de estudantes pelos seus pares
Costa, Rosalina Pisco
Avaliação participativa
Avaliação por pares
Peer-review
title_short Ocultos, divergentes e contraditórios. Uma análise ao conteúdo das avaliações de estudantes pelos seus pares
title_full Ocultos, divergentes e contraditórios. Uma análise ao conteúdo das avaliações de estudantes pelos seus pares
title_fullStr Ocultos, divergentes e contraditórios. Uma análise ao conteúdo das avaliações de estudantes pelos seus pares
title_full_unstemmed Ocultos, divergentes e contraditórios. Uma análise ao conteúdo das avaliações de estudantes pelos seus pares
title_sort Ocultos, divergentes e contraditórios. Uma análise ao conteúdo das avaliações de estudantes pelos seus pares
author Costa, Rosalina Pisco
author_facet Costa, Rosalina Pisco
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Rosalina Pisco
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação participativa
Avaliação por pares
Peer-review
topic Avaliação participativa
Avaliação por pares
Peer-review
description Apresentam-se resultados exploratórios em torno de uma experiência pedagógica de avaliação por pares entre estudantes de licenciatura. Esta prática foi desenvolvida com o objetivo principal de contribuir para ultrapassar a desmotivação e falta de participação frequentemente registada em situações específicas de ensino-aprendizagem que contemplam várias apresentações orais em sala de aula. A recolha e análise de classificações e observações registadas por estudantes ao trabalho dos seus pares permitiu desvendar sentidos ocultos, divergentes e contraditórios da avaliação, mas também refletir de um modo mais global e informado sobre os caminhos para uma avaliação mais assertiva e equitativa no contexto do ensino superior.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-07-13T10:28:28Z
2018-07-13
2018-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/23300
http://hdl.handle.net/10174/23300
url http://hdl.handle.net/10174/23300
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Costa, Rosalina Pisco (2018). "Ocultos, divergentes e contraditórios. Uma análise ao conteúdo das avaliações de estudantes pelos seus pares". In Patrícia Rosado Pinto [Coord.], CNaPPES.17 - Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior. Livro de Atas (pp. 111-116). Setúbal: Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal, 13 e 14 de julho de 2017. (ISBN: 978-989-99598-9-7)
978-989-99598-9-7
http://cnappes.org/cnappes-2017/programa/
CICS.NOVA.UÉvora
rosalina@uevora.pt
687
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136623534800896