Desenvolvimento de sistema de condução autónoma de um veículo eléctrico
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10316/20483 |
Resumo: | Dissertação de mestrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores (Automação), apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra |
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Desenvolvimento de sistema de condução autónoma de um veículo eléctricoVeículos autónomosDissertação de mestrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores (Automação), apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de CoimbraNa actualidade, o desenvolvimento de frotas de veíıculos autónomos quer para transporte de passageiros quer para transporte de bens começa a tornar-se uma realidade. No enquadramento de tornar um veículo eléctrico capaz de navegar sozinho através de um percurso previamente definido, foi desenvolvido durante esta dissertação um sistema de controlo da direcção para um veículo autónomo. Este sistema só por si não permite a navegação autónoma, sendo necessária a integração noutros sistemas tanto de hardware como de software. Neste contexto foram desenvolvidos módulos de potência e de controlo baseados em microcontroladores PIC. Foram também desenvolvidos módulos de software utilizando o Framework ROS (Robot Operating System) que possibilitam a comunicação entre o software de controlo e o hardware. Esta dissertação foi realizada no âmbito do projecto EVSIM09-Modelos para simulação de tráfego de veículos eléctricos com comunicação e capacidade de decisão dinâmica (Projecto PTDC/SEN-TRA/099413/2008, 2010-12 ), financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT).Nowadays, the development of a fleet of autonomous vehicles both for passengers and goods transportation is becoming a reality. Within the framework of making an electric vehicle to navigate autonomously on a predetermined route, it was developed during this dissertation a lateral control system. This system by itself doesn’t allow autonomous navigation, requiring the integration with other systems both hardware and software. Is this context power and PIC microcontrollers based control modules were developed. Were also developed software modules using ROS Framework (Robot Operating System) that enables communication between the control software and hardware. This thesis was performed in the framework of the project EVSIM09 - Models for traffic simulation of electric vehicles with communications and dynamic decision capacity (Project PTDC/SEN-TRA/099413/2008, 2010-2012), funded by Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT).2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/20483http://hdl.handle.net/10316/20483porMARTINS, Mauro dos Santos - Desenvolvimento de sistema de condução autónoma de um veículo eléctrico. Coimbra : [s.n.], 2011. Dissertação de mestradoMartins, Mauro dos Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-01-20T17:48:56Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/20483Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:58:04.712585Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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