Limites e relações possíveis para pensar a educação: arte contemporânea, vida cotidiana e cultura visual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Salbego, Juliana
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Charréu, Leonardo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/14319
Resumo: Para que serve a arte? Como se ensina arte? Arte ensina-se? Vive-se? Sente-se? Qual a função da arte nas sociedades e, em particular, na escola? Estas perguntas são recorrentes nas discussões sobre arte educação. A partir dos posicionamentos de alguns pensadores contemporâneos, com destaque para Giorgio Agamben, propomo-nos pensar estes e outros questionamentos que têm permeado as discussões que envolvem as relações entre a arte e a escola. Neste sentido, este texto tem por objetivo colocar em diálogo algumas proposições referentes ao local e ao estatuto da arte contemporânea e pensar as relações destas formas de arte com a escola a partir do campo transdisciplinar da cultura visual.
id RCAP_2c370eb9bef3c8972da6815ac54ef14f
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/14319
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Limites e relações possíveis para pensar a educação: arte contemporânea, vida cotidiana e cultura visualArte contemporâneaVida quotidianaCultura visualEducação artísticaContemporary artEveryday lifeVisual cultureArt educationPara que serve a arte? Como se ensina arte? Arte ensina-se? Vive-se? Sente-se? Qual a função da arte nas sociedades e, em particular, na escola? Estas perguntas são recorrentes nas discussões sobre arte educação. A partir dos posicionamentos de alguns pensadores contemporâneos, com destaque para Giorgio Agamben, propomo-nos pensar estes e outros questionamentos que têm permeado as discussões que envolvem as relações entre a arte e a escola. Neste sentido, este texto tem por objetivo colocar em diálogo algumas proposições referentes ao local e ao estatuto da arte contemporânea e pensar as relações destas formas de arte com a escola a partir do campo transdisciplinar da cultura visual.ABSTRACT What is art for? How to teach art? Can art be taught? Can we live it? Can we feel it? What is the function of art in societies, and particularly at school? These questions are recurrent in art education discussions. From the positioning of some contemporary thinkers, especially Giorgio Agamben, we propose to think about these and other questions that have permeated the discussions involving the relationship between art and school. In this sense, this proposal aims to put in dialogue some propositions regarding the location and status of contemporary art and think the relationship of these forms of art with School from the transdisciplinary field of visual culture.RCIPLSalbego, JulianaCharréu, Leonardo2022-02-21T13:51:58Z20222022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/14319porSalbego, J.Z; Charréu, L.; (2022). Limites e relações possíveis para pensar a educação: arte contemporânea, vida cotidiana e cultura visual. Invisibilidades Revista Ibero-americana de Pesquisa em Educação, Cultura e Artes, n.17, 76-84. ISSN: 1647-0508. DOI 10.24981.16470508.17.81647-050810.24981/16470508.17.8info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:10:18Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/14319Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:22:08.634455Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Limites e relações possíveis para pensar a educação: arte contemporânea, vida cotidiana e cultura visual
title Limites e relações possíveis para pensar a educação: arte contemporânea, vida cotidiana e cultura visual
spellingShingle Limites e relações possíveis para pensar a educação: arte contemporânea, vida cotidiana e cultura visual
Salbego, Juliana
Arte contemporânea
Vida quotidiana
Cultura visual
Educação artística
Contemporary art
Everyday life
Visual culture
Art education
title_short Limites e relações possíveis para pensar a educação: arte contemporânea, vida cotidiana e cultura visual
title_full Limites e relações possíveis para pensar a educação: arte contemporânea, vida cotidiana e cultura visual
title_fullStr Limites e relações possíveis para pensar a educação: arte contemporânea, vida cotidiana e cultura visual
title_full_unstemmed Limites e relações possíveis para pensar a educação: arte contemporânea, vida cotidiana e cultura visual
title_sort Limites e relações possíveis para pensar a educação: arte contemporânea, vida cotidiana e cultura visual
author Salbego, Juliana
author_facet Salbego, Juliana
Charréu, Leonardo
author_role author
author2 Charréu, Leonardo
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Salbego, Juliana
Charréu, Leonardo
dc.subject.por.fl_str_mv Arte contemporânea
Vida quotidiana
Cultura visual
Educação artística
Contemporary art
Everyday life
Visual culture
Art education
topic Arte contemporânea
Vida quotidiana
Cultura visual
Educação artística
Contemporary art
Everyday life
Visual culture
Art education
description Para que serve a arte? Como se ensina arte? Arte ensina-se? Vive-se? Sente-se? Qual a função da arte nas sociedades e, em particular, na escola? Estas perguntas são recorrentes nas discussões sobre arte educação. A partir dos posicionamentos de alguns pensadores contemporâneos, com destaque para Giorgio Agamben, propomo-nos pensar estes e outros questionamentos que têm permeado as discussões que envolvem as relações entre a arte e a escola. Neste sentido, este texto tem por objetivo colocar em diálogo algumas proposições referentes ao local e ao estatuto da arte contemporânea e pensar as relações destas formas de arte com a escola a partir do campo transdisciplinar da cultura visual.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-02-21T13:51:58Z
2022
2022-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/14319
url http://hdl.handle.net/10400.21/14319
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Salbego, J.Z; Charréu, L.; (2022). Limites e relações possíveis para pensar a educação: arte contemporânea, vida cotidiana e cultura visual. Invisibilidades Revista Ibero-americana de Pesquisa em Educação, Cultura e Artes, n.17, 76-84. ISSN: 1647-0508. DOI 10.24981.16470508.17.8
1647-0508
10.24981/16470508.17.8
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133492774174720