Limites e relações possíveis para pensar a educação: arte contemporânea, vida cotidiana e cultura visual
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/14319 |
Resumo: | Para que serve a arte? Como se ensina arte? Arte ensina-se? Vive-se? Sente-se? Qual a função da arte nas sociedades e, em particular, na escola? Estas perguntas são recorrentes nas discussões sobre arte educação. A partir dos posicionamentos de alguns pensadores contemporâneos, com destaque para Giorgio Agamben, propomo-nos pensar estes e outros questionamentos que têm permeado as discussões que envolvem as relações entre a arte e a escola. Neste sentido, este texto tem por objetivo colocar em diálogo algumas proposições referentes ao local e ao estatuto da arte contemporânea e pensar as relações destas formas de arte com a escola a partir do campo transdisciplinar da cultura visual. |
id |
RCAP_2c370eb9bef3c8972da6815ac54ef14f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/14319 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Limites e relações possíveis para pensar a educação: arte contemporânea, vida cotidiana e cultura visualArte contemporâneaVida quotidianaCultura visualEducação artísticaContemporary artEveryday lifeVisual cultureArt educationPara que serve a arte? Como se ensina arte? Arte ensina-se? Vive-se? Sente-se? Qual a função da arte nas sociedades e, em particular, na escola? Estas perguntas são recorrentes nas discussões sobre arte educação. A partir dos posicionamentos de alguns pensadores contemporâneos, com destaque para Giorgio Agamben, propomo-nos pensar estes e outros questionamentos que têm permeado as discussões que envolvem as relações entre a arte e a escola. Neste sentido, este texto tem por objetivo colocar em diálogo algumas proposições referentes ao local e ao estatuto da arte contemporânea e pensar as relações destas formas de arte com a escola a partir do campo transdisciplinar da cultura visual.ABSTRACT What is art for? How to teach art? Can art be taught? Can we live it? Can we feel it? What is the function of art in societies, and particularly at school? These questions are recurrent in art education discussions. From the positioning of some contemporary thinkers, especially Giorgio Agamben, we propose to think about these and other questions that have permeated the discussions involving the relationship between art and school. In this sense, this proposal aims to put in dialogue some propositions regarding the location and status of contemporary art and think the relationship of these forms of art with School from the transdisciplinary field of visual culture.RCIPLSalbego, JulianaCharréu, Leonardo2022-02-21T13:51:58Z20222022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/14319porSalbego, J.Z; Charréu, L.; (2022). Limites e relações possíveis para pensar a educação: arte contemporânea, vida cotidiana e cultura visual. Invisibilidades Revista Ibero-americana de Pesquisa em Educação, Cultura e Artes, n.17, 76-84. ISSN: 1647-0508. DOI 10.24981.16470508.17.81647-050810.24981/16470508.17.8info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:10:18Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/14319Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:22:08.634455Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Limites e relações possíveis para pensar a educação: arte contemporânea, vida cotidiana e cultura visual |
title |
Limites e relações possíveis para pensar a educação: arte contemporânea, vida cotidiana e cultura visual |
spellingShingle |
Limites e relações possíveis para pensar a educação: arte contemporânea, vida cotidiana e cultura visual Salbego, Juliana Arte contemporânea Vida quotidiana Cultura visual Educação artística Contemporary art Everyday life Visual culture Art education |
title_short |
Limites e relações possíveis para pensar a educação: arte contemporânea, vida cotidiana e cultura visual |
title_full |
Limites e relações possíveis para pensar a educação: arte contemporânea, vida cotidiana e cultura visual |
title_fullStr |
Limites e relações possíveis para pensar a educação: arte contemporânea, vida cotidiana e cultura visual |
title_full_unstemmed |
Limites e relações possíveis para pensar a educação: arte contemporânea, vida cotidiana e cultura visual |
title_sort |
Limites e relações possíveis para pensar a educação: arte contemporânea, vida cotidiana e cultura visual |
author |
Salbego, Juliana |
author_facet |
Salbego, Juliana Charréu, Leonardo |
author_role |
author |
author2 |
Charréu, Leonardo |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
RCIPL |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Salbego, Juliana Charréu, Leonardo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Arte contemporânea Vida quotidiana Cultura visual Educação artística Contemporary art Everyday life Visual culture Art education |
topic |
Arte contemporânea Vida quotidiana Cultura visual Educação artística Contemporary art Everyday life Visual culture Art education |
description |
Para que serve a arte? Como se ensina arte? Arte ensina-se? Vive-se? Sente-se? Qual a função da arte nas sociedades e, em particular, na escola? Estas perguntas são recorrentes nas discussões sobre arte educação. A partir dos posicionamentos de alguns pensadores contemporâneos, com destaque para Giorgio Agamben, propomo-nos pensar estes e outros questionamentos que têm permeado as discussões que envolvem as relações entre a arte e a escola. Neste sentido, este texto tem por objetivo colocar em diálogo algumas proposições referentes ao local e ao estatuto da arte contemporânea e pensar as relações destas formas de arte com a escola a partir do campo transdisciplinar da cultura visual. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-02-21T13:51:58Z 2022 2022-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.21/14319 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.21/14319 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Salbego, J.Z; Charréu, L.; (2022). Limites e relações possíveis para pensar a educação: arte contemporânea, vida cotidiana e cultura visual. Invisibilidades Revista Ibero-americana de Pesquisa em Educação, Cultura e Artes, n.17, 76-84. ISSN: 1647-0508. DOI 10.24981.16470508.17.8 1647-0508 10.24981/16470508.17.8 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133492774174720 |