A Simulação de Alta-Fidelidade e a sua Influência no Conhecimento e na Performance dos Enferneiros na realização de Hemodiafiltração

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fidalgo, Rúben Tiago Bastos
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://web.esenfc.pt/?url=pXkfjU1s
Resumo: Os elevados níveis de cuidados de Enfermagem praticados hoje vêm como resultado de uma aposta no ensino em enfermagem, bem como na vontade individual de atualização e evolução científica dos profissionais desta classe. Neste percurso, a formação contínua revê-se como percurso primordial relevante para todos os profissionais, principalmente em momentos integrativos de novos contextos laborais. Neste caminho pela aprendizagem estratégias têm sido renovadas e inovadas sendo a Simulação de Alta Fidelidade um instrumento tecnológico que se tem mostrado parceiro fundamental neste percurso. De facto, o desenvolvimento tecnológico no ensino, na aprendizagem e no desenvolvimento de competências complexas tem sido essencial, permitindo o desenvolvimento dos profissionais de forma segura e ética, mas essencialmente realista. Desta forma, tem sido possível proporcionar experiências clínicas simuladas realísticas onde é permitido falhar e aprender com os erros, associando um debriefing construtivo que permita a transferência para a prática real. Nesse sentido, definiu-se como objetivo deste estudo analisar a influência da simulação de alta-fidelidade na performance e no conhecimento dos enfermeiros na realização de hemodiafiltração. Utilizou-se um estudo longitudinal, experimental com desenho antes e após com dois grupos, o de controlo e o experimental. Estruturou-se através de três fases em que se aplicaram diversos instrumentos de colheitas de dados como demográficos, de controlo, consentimento informado e testes de conhecimentos e performance. O grupo sujeito a esta experiencia foi constituído por 20 enfermeiros recém-licenciados da Escola Superior de enfermagem de Coimbra que cumpriram os critérios de inclusão e aceitaram de forma informada participar. Os resultados apoiaram um programa formativo com recurso a Simulação de Alta-Fidelidade para melhoria dos conhecimentos sobre hemodiafiltração, e genericamente demonstram que um programa formativo melhora a performance na realização de hemodiafiltração embora não permita inequivocamente afirmar que a simulação de alta-Fidelidade tem influência na melhoria da performance clinica na realização de hemodiafiltração. Claramente a Simulação de Alta-fidelidade tem lugar de destaque como estratégia pedagógica, refutado por imensos estudos nacionais e internacionais, no entanto através dos resultados obtidos pode-se apenas reforçar a necessidade de mais estudos nesta área principalmente na associação desta estratégia a contextos específicos como a hemodiafiltração. Parece essencial reforçar também a necessidade de análises futuras do custo/beneficio desta estratégia para ultrapassar dificuldades sentidas por muitos que a desejam utilizar.
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