Dimensão biológico-funcional da avaliação cognitiva dos conteúdos da educação física escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pontes Junior, Jose Airton de Freitas
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Almeida, Leandro S., Trompieri Filho, Nicolino
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/34612
Resumo: A escola como promotora de saúde encontra na disciplina Educação Física uma possibilidade de intervenção dos conhecimentos relacionados à atividade física e saúde no âmbito educacional. Há objetivos de aprendizagem no bloco de conteúdo Conhecimentos sobre o Corpo, porém, não há uma matriz de referência para avaliá-los cognitivamente em larga escala ao final do Ensino Fundamental. O estudo trata sobre o desenvolvimento e validação de uma matriz de referencia para avaliação cognitiva em larga escala na dimensão biológico-funcional em Educação Física escolar. A matriz foi criada baseada nos objetivos de aprendizagem cognitiva para a Educação Física no Ensino Fundamental dos Parâmetros Curriculares Nacionais. Por meio de um questionário com perguntas fechadas e 12 itens em escala, participaram do estudo 232 professores e ISSN: 16799844 - InterSciencePlace - Revista Científica Internacional Páginas 170 de 243 pesquisadores em Educação Física no Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) das 5 regiões do Brasil, sendo 57,3% mestres e doutores e 42,7% graduados e especialistas. Realizou-se análise fatorial exploratória por meio do programa SPSS v.22.0. Os resultados indicam que: 1) a amostra foi adequada ao estudo (KMO = 0,936; p ≤ 0,01; χ² = 1787,154; gl = 66), 2) os 12 itens possuem explicação satisfatória (Comunalidades ≥0,5); 3) satisfatória variância total explicada (64,9%); 4) 2 fatores (Cargas fatoriais de 0,564 a 871), 5) alta consistência interna (α = 0,9; Ritc de 0,592 a 843). Consideramos que a matriz de referência é adequada para auxiliar os professores e pesquisadores a elaborarem instrumentos de avaliação cognitiva em larga escala em relação aos conteúdos na dimensão biológico-funcional da Educação Física no Ensino Fundamental.
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