Dimensão biológico-funcional da avaliação cognitiva dos conteúdos da educação física escolar
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/34612 |
Resumo: | A escola como promotora de saúde encontra na disciplina Educação Física uma possibilidade de intervenção dos conhecimentos relacionados à atividade física e saúde no âmbito educacional. Há objetivos de aprendizagem no bloco de conteúdo Conhecimentos sobre o Corpo, porém, não há uma matriz de referência para avaliá-los cognitivamente em larga escala ao final do Ensino Fundamental. O estudo trata sobre o desenvolvimento e validação de uma matriz de referencia para avaliação cognitiva em larga escala na dimensão biológico-funcional em Educação Física escolar. A matriz foi criada baseada nos objetivos de aprendizagem cognitiva para a Educação Física no Ensino Fundamental dos Parâmetros Curriculares Nacionais. Por meio de um questionário com perguntas fechadas e 12 itens em escala, participaram do estudo 232 professores e ISSN: 16799844 - InterSciencePlace - Revista Científica Internacional Páginas 170 de 243 pesquisadores em Educação Física no Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) das 5 regiões do Brasil, sendo 57,3% mestres e doutores e 42,7% graduados e especialistas. Realizou-se análise fatorial exploratória por meio do programa SPSS v.22.0. Os resultados indicam que: 1) a amostra foi adequada ao estudo (KMO = 0,936; p ≤ 0,01; χ² = 1787,154; gl = 66), 2) os 12 itens possuem explicação satisfatória (Comunalidades ≥0,5); 3) satisfatória variância total explicada (64,9%); 4) 2 fatores (Cargas fatoriais de 0,564 a 871), 5) alta consistência interna (α = 0,9; Ritc de 0,592 a 843). Consideramos que a matriz de referência é adequada para auxiliar os professores e pesquisadores a elaborarem instrumentos de avaliação cognitiva em larga escala em relação aos conteúdos na dimensão biológico-funcional da Educação Física no Ensino Fundamental. |
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Dimensão biológico-funcional da avaliação cognitiva dos conteúdos da educação física escolarCognitive assessment of the biological-functional dimension in school physical educationEducação física escolarAvaliação cognitivaSaúdeSchool Physical EducationCognitve assessmentHealthA escola como promotora de saúde encontra na disciplina Educação Física uma possibilidade de intervenção dos conhecimentos relacionados à atividade física e saúde no âmbito educacional. Há objetivos de aprendizagem no bloco de conteúdo Conhecimentos sobre o Corpo, porém, não há uma matriz de referência para avaliá-los cognitivamente em larga escala ao final do Ensino Fundamental. O estudo trata sobre o desenvolvimento e validação de uma matriz de referencia para avaliação cognitiva em larga escala na dimensão biológico-funcional em Educação Física escolar. A matriz foi criada baseada nos objetivos de aprendizagem cognitiva para a Educação Física no Ensino Fundamental dos Parâmetros Curriculares Nacionais. Por meio de um questionário com perguntas fechadas e 12 itens em escala, participaram do estudo 232 professores e ISSN: 16799844 - InterSciencePlace - Revista Científica Internacional Páginas 170 de 243 pesquisadores em Educação Física no Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) das 5 regiões do Brasil, sendo 57,3% mestres e doutores e 42,7% graduados e especialistas. Realizou-se análise fatorial exploratória por meio do programa SPSS v.22.0. Os resultados indicam que: 1) a amostra foi adequada ao estudo (KMO = 0,936; p ≤ 0,01; χ² = 1787,154; gl = 66), 2) os 12 itens possuem explicação satisfatória (Comunalidades ≥0,5); 3) satisfatória variância total explicada (64,9%); 4) 2 fatores (Cargas fatoriais de 0,564 a 871), 5) alta consistência interna (α = 0,9; Ritc de 0,592 a 843). Consideramos que a matriz de referência é adequada para auxiliar os professores e pesquisadores a elaborarem instrumentos de avaliação cognitiva em larga escala em relação aos conteúdos na dimensão biológico-funcional da Educação Física no Ensino Fundamental.The school as a health proponent encounters through Physical Education a possibility of integration of knowledge related to physical activity and health in the education field. There are learning objectives in the content section of Knowledge about the Body; however, no reference matrix exists to cognitively evaluate them on a large scale at the end of elementary school. The study focuses on the development and validation of a reference matrix for large scale cognitive assessment of the biological - functional dimension in Physical Education. The matrix was created based on cognitive learning objectives of the National Curriculum Parameters for Physical Education in Elementary Education. Through a questionnaire with closed questions and 12 items on scale, 232 teachers and researchers in Physical Education in Primary School (6th to 9th grade) from 5 regions of Brazil participated in the study, with 57,3% of them having masters and doctorates and 42,7% being graduates and specialists. We conducted exploratory factor analysis using SPSS v.22.0 software. The results indicate the following: 1) the sample was adequate to the study (KMO = 0,936; p ≤ 0,01; χ² = 1787,154; gl = 66), 2) the 12 items have satisfactory explanation (commonalities ≥ 0,5), 3) satisfactory total variance explained (64,9%), 4) factors (factor loadings from 0,564 to 871), 5) high internal consistency (α = 0,9; Ritc 0,592 to 843). We consider the reference matrix suitable for use by teachers and researchers to help them develop cognitive assessment tools for large scale evaluation in relation to the contents of the biological- functional dimension of Physical Education in Elementary Education.LatindexCross refInstituto de Educação da Universidade do Minho, PortugalFortaleza-CE, BrasilUniversidade do MinhoPontes Junior, Jose Airton de FreitasAlmeida, Leandro S.Trompieri Filho, Nicolino2015-032015-03-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/34612por1679-984410.6020/1679-9844/v10n1a7http://www.interscienceplace.org/interscienceplace/issue/view/33/showTocinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-05-11T05:41:32Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/34612Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-11T05:41:32Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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