Educação Política e Cidadania - o Caso do Programa Agente de Controle do Tribunal de Contas do Estado do Ceará
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/18010 |
Resumo: | Dissertação de Mestrado em Ciência Política |
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Educação Política e Cidadania - o Caso do Programa Agente de Controle do Tribunal de Contas do Estado do CearáPrograma Agente de ControleTribunal de ContasEducação para a CidadaniaControl Agent ProgramAudit OfficeCitizenship EducationDissertação de Mestrado em Ciência PolíticaO presente estudo analisou o papel do Programa Agente de Controle, do Tribunal de Contas do Estado do Ceará, na perspectiva de educação para a cidadania. Tal Programa foi investigado como instrumento de educação para ética societária, bem como, para o exercício do controle social, tomando como referência de análise os alunos contemplados pelo programa. O objetivo geral da pesquisa contemplou a avaliação do Programa Agente de Controle como constituinte de um instrumento de educação para a cidadania e para o exercício do controle social. A pesquisa utilizou-se da literatura especializada, sendo que os educadores Paulo Freire, Pedro Demo e Miguel Arroyo compuseram os referenciais teóricos básicos da pesquisa. No trabalho foi utilizado o método misto, do tipo quantitativo e qualitativo. Concluiu-se que o Programa Agente de Controle do Tribunal de Contas do Estado do Ceará foi considerado exitoso, tendo em vista o alcance dos objetivos propostos. Constatou-se ainda, que não só a educação formal – escolar – poderá contribuir para a formação do cidadão, uma vez que órgãos como os Tribunais de Contas, bem como outros que atuam como “burocráticos” aos olhos da sociedade, podem se tornar agentes educativos e multiplicadores do conhecimento a respeito da cidadania.The present study analyzed the role of the Control Agent Program of the Audit Office of the State of Ceará, in the perspective for citizenship education. This program was investigated as an educational instrument for corporate ethics, as well as for the exercise of social control, taking as reference the analysis of the students contemplated by the program. The general objective of the research contemplates an evaluation of the Control Agent Program as a constituent of an instrument of education for citizenship and for the exercise of social control. This research, a specialized literature was used. The educators Paulo Freire, Pedro Demo, and Miguel Arroyo composed the basic theoretical references of the research, that used mixed method, of the quantitative and qualitative type. It was concluded that the Control Agent Program of the Audit Office of the State of Ceará, until now, has been fully successful in the objectives it proposes, demonstrating that not only formal school education can contribute to the formation of citizens, organs such as the Audit Office, as well as others ones that act as "bureaucratic" in the eyes of society, can become educational agents of new agents multiplying knowledge about citizen performance.Instituto Superior de Ciências Sociais e PolíticasFonseca , Pedro Miguel Moreira daRepositório da Universidade de LisboaBarreto, Maria Hilária de Sá2019-06-04T17:03:37Z2019-05-162019-05-16T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/18010TID:202249875porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:47:38Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/18010Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:03:08.090420Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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