Avaliação da auditoria interna: estudo de caso numa instituição financeira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Monteiro, Bruno Miguel de Azevedo
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/43435
Resumo: A prática regular de Auditoria interna é cada vez mais, uma realidade no seio da Instituições Financeiras como forma de avaliar uma boa eficácia da generalidade dos procedimentos internamente instituídos, assim como na aplicação dos diversos recursos existentes. A função da Auditoria Interna tem sido cada vez mais estimulada, uma vez que se reconhece produzir um valor acrescentado, ajudando e aconselhando a gestão no cumprimento das várias diretrizes existentes ou que possam advir, fruto da evolução dos tempos. Com os avanços de mercado e as novas exigências conduzidas pela globalização, principalmente nos tempos em que vivemos, onde já presenciamos a uma crise económica, uma crise pandémica e no presente momento, uma crise climática, as organizações procuram cada vez mais a eficácia nas suas decisões a fim de se diferenciarem da concorrência. É neste seguimento que surge a auditoria interna, desempenhando um papel fundamental na estrutura de uma organização, na medida em que procura fazer face às necessidades dos mercados e corresponder às expectativas de todas as partes interessadas, contribuindo, desse modo, para o sucesso organizacional. Ao longo da presente dissertação, iremos abordar temas relevantes associados ao controlo interno, atribuindo maior ênfase a este em toda a sua envolvência nas Instituições Financeiras. Contudo, iremos também aportar temas adjacentes e cuja menção é igualmente imprescindível, como o que é efetivamente a Auditoria Interna, como surgiu e os seus tipos existentes. O objetivo e motivação da presente dissertação é a obtenção dos resultados da avaliação que as outras linhas de defesa têm relativamente à Auditoria Interna. A metodologia foi efetuada por via de um questionário e os resultados obtidos serão expressos de uma forma genérica. Pela correspondente via, podemos concluir que o grau de satisfação da população inquirida é elevado.
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