Desenho e controlo de serviços multicanal : estudo caso de uma instituição bancária

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Telmo Ricardo dos Santos
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/18901
Resumo: O setor financeiro está coberto de agências bancárias que competem entre si. Estas Instituições Bancárias prestam todo o tipo de serviços financeiros independentemente do tipo de cliente. Os clientes podem recorrer aos serviços interagindo fisicamente ou, pelos métodos mais recentemente proporcionados por estas instituições, os serviços multi-canal. A tecnologia e a informação assumem um papel fulcral para a evolução do setor financeiro, pois com a disponibilização dos serviços pelos novos canais, permitem a todo o momento acesso ao Banco pelo cliente. A deslocação ao Banco foi ultrapassada pelo crescimento e evolução dos serviços prestados na internet, e pela evolução tecnológica. Os serviços assumem cada vez mais importância nas relações entre as empresas e os seus clientes. No contexto de constante transformação na tecnologia, a prestação de um serviço é vista numa perspetiva multi-canal, propondo ao cliente o pressuposto de optar, pelo canal físico ou canal virtual, o que lhe proporciona uma melhor experiência. Esta dissertação visa, num primeiro momento o estudo e caraterização dos serviços multi-canal: canal físico e canal virtual. Neste contexto, ambiciona-se obter um entendimento relacional entre organização, cliente, e os serviços prestados nos diferentes canais. Num segundo momento foi efetuado um estudo a um Banco de referência em Portugal, com o objetivo de perceber como este se prepara tecnologicamente e internamente mediante os serviços bancários disponibilizados nos canais físicos e virtuais.
id RCAP_2c5192084ae6bdbe7a65944914d06e5b
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/18901
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Desenho e controlo de serviços multicanal : estudo caso de uma instituição bancáriaMulti-canalServiços multi-canalCanal físicoCanal virtualMulti-canal nos BancosDesenhoControloMulti-channelMulti-channel servicesPhysical channelVirtual channelBanks multi-channelDrawingControlDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e GestãoO setor financeiro está coberto de agências bancárias que competem entre si. Estas Instituições Bancárias prestam todo o tipo de serviços financeiros independentemente do tipo de cliente. Os clientes podem recorrer aos serviços interagindo fisicamente ou, pelos métodos mais recentemente proporcionados por estas instituições, os serviços multi-canal. A tecnologia e a informação assumem um papel fulcral para a evolução do setor financeiro, pois com a disponibilização dos serviços pelos novos canais, permitem a todo o momento acesso ao Banco pelo cliente. A deslocação ao Banco foi ultrapassada pelo crescimento e evolução dos serviços prestados na internet, e pela evolução tecnológica. Os serviços assumem cada vez mais importância nas relações entre as empresas e os seus clientes. No contexto de constante transformação na tecnologia, a prestação de um serviço é vista numa perspetiva multi-canal, propondo ao cliente o pressuposto de optar, pelo canal físico ou canal virtual, o que lhe proporciona uma melhor experiência. Esta dissertação visa, num primeiro momento o estudo e caraterização dos serviços multi-canal: canal físico e canal virtual. Neste contexto, ambiciona-se obter um entendimento relacional entre organização, cliente, e os serviços prestados nos diferentes canais. Num segundo momento foi efetuado um estudo a um Banco de referência em Portugal, com o objetivo de perceber como este se prepara tecnologicamente e internamente mediante os serviços bancários disponibilizados nos canais físicos e virtuais.The financial sector is covered by competitions between banks. These banking institutions provide all kinds of financial services regardless of the type of customer. Customers can use the services interacting physically or use some more recently methods offered by these institutions, the multi-channel services. This type of service requires the internet and relies on a technological infrastructure. Technology and information play a central role to the evolution of the financial sector, because of the provision of services by new channels, it allows the customer access to the bank at any time. Going to the bank was exceeded by the growth and evolution of the internet services and technological development. The importance of services is increasing in the relations between companies and their customers. In the context of constant technological change, providing a service is seen as a multi-view perspective, by letting the customer choose between the physical channel or virtual channel, the one which provides him a better experience. The aim of this work is, at first, the study and characterization of multi-channel services: physical channel and virtual channel. In this context, our ambition is to understand the relationship between the organization, customer, and the services delivered on different channels. Assuming that the study in this work has been a known banking organization; we sought to characterize the banking services, as well as the specifications surrounding the performance of channels. In a second moment it was performed a study to a reference bank in Portugal in order to understand how they prepare themselves technologically and internally to the banking services available in physical and virtual channels.Melão, Nuno Filipe RosaVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaFerreira, Telmo Ricardo dos Santos2016-01-12T10:13:21Z2015-05-1420152015-05-14T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/18901TID:201136201porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-06T01:35:27Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/18901Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:15:46.865465Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Desenho e controlo de serviços multicanal : estudo caso de uma instituição bancária
title Desenho e controlo de serviços multicanal : estudo caso de uma instituição bancária
spellingShingle Desenho e controlo de serviços multicanal : estudo caso de uma instituição bancária
Ferreira, Telmo Ricardo dos Santos
Multi-canal
Serviços multi-canal
Canal físico
Canal virtual
Multi-canal nos Bancos
Desenho
Controlo
Multi-channel
Multi-channel services
Physical channel
Virtual channel
Banks multi-channel
Drawing
Control
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
title_short Desenho e controlo de serviços multicanal : estudo caso de uma instituição bancária
title_full Desenho e controlo de serviços multicanal : estudo caso de uma instituição bancária
title_fullStr Desenho e controlo de serviços multicanal : estudo caso de uma instituição bancária
title_full_unstemmed Desenho e controlo de serviços multicanal : estudo caso de uma instituição bancária
title_sort Desenho e controlo de serviços multicanal : estudo caso de uma instituição bancária
author Ferreira, Telmo Ricardo dos Santos
author_facet Ferreira, Telmo Ricardo dos Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Melão, Nuno Filipe Rosa
Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Telmo Ricardo dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Multi-canal
Serviços multi-canal
Canal físico
Canal virtual
Multi-canal nos Bancos
Desenho
Controlo
Multi-channel
Multi-channel services
Physical channel
Virtual channel
Banks multi-channel
Drawing
Control
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
topic Multi-canal
Serviços multi-canal
Canal físico
Canal virtual
Multi-canal nos Bancos
Desenho
Controlo
Multi-channel
Multi-channel services
Physical channel
Virtual channel
Banks multi-channel
Drawing
Control
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
description O setor financeiro está coberto de agências bancárias que competem entre si. Estas Instituições Bancárias prestam todo o tipo de serviços financeiros independentemente do tipo de cliente. Os clientes podem recorrer aos serviços interagindo fisicamente ou, pelos métodos mais recentemente proporcionados por estas instituições, os serviços multi-canal. A tecnologia e a informação assumem um papel fulcral para a evolução do setor financeiro, pois com a disponibilização dos serviços pelos novos canais, permitem a todo o momento acesso ao Banco pelo cliente. A deslocação ao Banco foi ultrapassada pelo crescimento e evolução dos serviços prestados na internet, e pela evolução tecnológica. Os serviços assumem cada vez mais importância nas relações entre as empresas e os seus clientes. No contexto de constante transformação na tecnologia, a prestação de um serviço é vista numa perspetiva multi-canal, propondo ao cliente o pressuposto de optar, pelo canal físico ou canal virtual, o que lhe proporciona uma melhor experiência. Esta dissertação visa, num primeiro momento o estudo e caraterização dos serviços multi-canal: canal físico e canal virtual. Neste contexto, ambiciona-se obter um entendimento relacional entre organização, cliente, e os serviços prestados nos diferentes canais. Num segundo momento foi efetuado um estudo a um Banco de referência em Portugal, com o objetivo de perceber como este se prepara tecnologicamente e internamente mediante os serviços bancários disponibilizados nos canais físicos e virtuais.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-05-14
2015
2015-05-14T00:00:00Z
2016-01-12T10:13:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/18901
TID:201136201
url http://hdl.handle.net/10400.14/18901
identifier_str_mv TID:201136201
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131838797578240