INFLUÊNCIA DA ESCOLARIDADE NO DESEMPENHO DA BORB

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Goncalves, Marta
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/1828
Resumo: Procurou-se identificar a etapa do reconhecimento visual de desenhos a contornos em que o processo falha, levando os analfabetos a mostrarem mais dificuldade na nomeação visual de material pictórico que os letrados. Foi aplicada a BORB (Riddoch & Humphreys, 1993) a 20 sujeitos analfabetos e 20 letrados, controlados na idade e sexo, sem história de lesão cerebral nem motivo de suspeita de demência no MMSE e BLAD. São caracterizados os desempenhos e calculados os subtestes que melhor discriminam o grupo analfabeto do letrado (tarefas de julgamento de realidade e de nomeação), bem como os subgrupos de escolaridade. São discutidos o tipo de falhas encontradas e suas semelhanças com quadros de agnosia, avançadas hipóteses explicativas para o que mede o subteste de julgamento de realidade, descrita a presença de variáveis linguísticas na prova, lançadas pistas para estudos futuros e feitos reparos à amostra e população em estudo.
id RCAP_2c581259e85b4cec2dd575c02d1c78cf
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/1828
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling INFLUÊNCIA DA ESCOLARIDADE NO DESEMPENHO DA BORBcerebro analfabetoBORBreconhecimento visualProcurou-se identificar a etapa do reconhecimento visual de desenhos a contornos em que o processo falha, levando os analfabetos a mostrarem mais dificuldade na nomeação visual de material pictórico que os letrados. Foi aplicada a BORB (Riddoch & Humphreys, 1993) a 20 sujeitos analfabetos e 20 letrados, controlados na idade e sexo, sem história de lesão cerebral nem motivo de suspeita de demência no MMSE e BLAD. São caracterizados os desempenhos e calculados os subtestes que melhor discriminam o grupo analfabeto do letrado (tarefas de julgamento de realidade e de nomeação), bem como os subgrupos de escolaridade. São discutidos o tipo de falhas encontradas e suas semelhanças com quadros de agnosia, avançadas hipóteses explicativas para o que mede o subteste de julgamento de realidade, descrita a presença de variáveis linguísticas na prova, lançadas pistas para estudos futuros e feitos reparos à amostra e população em estudo.Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa2009-11-19T10:29:13Z2009-11-192003-02-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis593920 bytesapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10174/1828http://hdl.handle.net/10174/1828eng200357 pagUniversidade de LisboaCastro-Caldas, AlexandreMestradolivremag@uevora.pt678Goncalves, Martainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:37:44Zoai:dspace.uevora.pt:10174/1828Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:57:38.991659Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv INFLUÊNCIA DA ESCOLARIDADE NO DESEMPENHO DA BORB
title INFLUÊNCIA DA ESCOLARIDADE NO DESEMPENHO DA BORB
spellingShingle INFLUÊNCIA DA ESCOLARIDADE NO DESEMPENHO DA BORB
Goncalves, Marta
cerebro analfabeto
BORB
reconhecimento visual
title_short INFLUÊNCIA DA ESCOLARIDADE NO DESEMPENHO DA BORB
title_full INFLUÊNCIA DA ESCOLARIDADE NO DESEMPENHO DA BORB
title_fullStr INFLUÊNCIA DA ESCOLARIDADE NO DESEMPENHO DA BORB
title_full_unstemmed INFLUÊNCIA DA ESCOLARIDADE NO DESEMPENHO DA BORB
title_sort INFLUÊNCIA DA ESCOLARIDADE NO DESEMPENHO DA BORB
author Goncalves, Marta
author_facet Goncalves, Marta
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Goncalves, Marta
dc.subject.por.fl_str_mv cerebro analfabeto
BORB
reconhecimento visual
topic cerebro analfabeto
BORB
reconhecimento visual
description Procurou-se identificar a etapa do reconhecimento visual de desenhos a contornos em que o processo falha, levando os analfabetos a mostrarem mais dificuldade na nomeação visual de material pictórico que os letrados. Foi aplicada a BORB (Riddoch & Humphreys, 1993) a 20 sujeitos analfabetos e 20 letrados, controlados na idade e sexo, sem história de lesão cerebral nem motivo de suspeita de demência no MMSE e BLAD. São caracterizados os desempenhos e calculados os subtestes que melhor discriminam o grupo analfabeto do letrado (tarefas de julgamento de realidade e de nomeação), bem como os subgrupos de escolaridade. São discutidos o tipo de falhas encontradas e suas semelhanças com quadros de agnosia, avançadas hipóteses explicativas para o que mede o subteste de julgamento de realidade, descrita a presença de variáveis linguísticas na prova, lançadas pistas para estudos futuros e feitos reparos à amostra e população em estudo.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003-02-01T00:00:00Z
2009-11-19T10:29:13Z
2009-11-19
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/1828
http://hdl.handle.net/10174/1828
url http://hdl.handle.net/10174/1828
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.none.fl_str_mv 2003
57 pag
Universidade de Lisboa
Castro-Caldas, Alexandre
Mestrado
livre
mag@uevora.pt
678
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 593920 bytes
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136460952043520