INFLUÊNCIA DA ESCOLARIDADE NO DESEMPENHO DA BORB
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2003 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/1828 |
Resumo: | Procurou-se identificar a etapa do reconhecimento visual de desenhos a contornos em que o processo falha, levando os analfabetos a mostrarem mais dificuldade na nomeação visual de material pictórico que os letrados. Foi aplicada a BORB (Riddoch & Humphreys, 1993) a 20 sujeitos analfabetos e 20 letrados, controlados na idade e sexo, sem história de lesão cerebral nem motivo de suspeita de demência no MMSE e BLAD. São caracterizados os desempenhos e calculados os subtestes que melhor discriminam o grupo analfabeto do letrado (tarefas de julgamento de realidade e de nomeação), bem como os subgrupos de escolaridade. São discutidos o tipo de falhas encontradas e suas semelhanças com quadros de agnosia, avançadas hipóteses explicativas para o que mede o subteste de julgamento de realidade, descrita a presença de variáveis linguísticas na prova, lançadas pistas para estudos futuros e feitos reparos à amostra e população em estudo. |
id |
RCAP_2c581259e85b4cec2dd575c02d1c78cf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/1828 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
INFLUÊNCIA DA ESCOLARIDADE NO DESEMPENHO DA BORBcerebro analfabetoBORBreconhecimento visualProcurou-se identificar a etapa do reconhecimento visual de desenhos a contornos em que o processo falha, levando os analfabetos a mostrarem mais dificuldade na nomeação visual de material pictórico que os letrados. Foi aplicada a BORB (Riddoch & Humphreys, 1993) a 20 sujeitos analfabetos e 20 letrados, controlados na idade e sexo, sem história de lesão cerebral nem motivo de suspeita de demência no MMSE e BLAD. São caracterizados os desempenhos e calculados os subtestes que melhor discriminam o grupo analfabeto do letrado (tarefas de julgamento de realidade e de nomeação), bem como os subgrupos de escolaridade. São discutidos o tipo de falhas encontradas e suas semelhanças com quadros de agnosia, avançadas hipóteses explicativas para o que mede o subteste de julgamento de realidade, descrita a presença de variáveis linguísticas na prova, lançadas pistas para estudos futuros e feitos reparos à amostra e população em estudo.Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa2009-11-19T10:29:13Z2009-11-192003-02-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis593920 bytesapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10174/1828http://hdl.handle.net/10174/1828eng200357 pagUniversidade de LisboaCastro-Caldas, AlexandreMestradolivremag@uevora.pt678Goncalves, Martainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:37:44Zoai:dspace.uevora.pt:10174/1828Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:57:38.991659Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
INFLUÊNCIA DA ESCOLARIDADE NO DESEMPENHO DA BORB |
title |
INFLUÊNCIA DA ESCOLARIDADE NO DESEMPENHO DA BORB |
spellingShingle |
INFLUÊNCIA DA ESCOLARIDADE NO DESEMPENHO DA BORB Goncalves, Marta cerebro analfabeto BORB reconhecimento visual |
title_short |
INFLUÊNCIA DA ESCOLARIDADE NO DESEMPENHO DA BORB |
title_full |
INFLUÊNCIA DA ESCOLARIDADE NO DESEMPENHO DA BORB |
title_fullStr |
INFLUÊNCIA DA ESCOLARIDADE NO DESEMPENHO DA BORB |
title_full_unstemmed |
INFLUÊNCIA DA ESCOLARIDADE NO DESEMPENHO DA BORB |
title_sort |
INFLUÊNCIA DA ESCOLARIDADE NO DESEMPENHO DA BORB |
author |
Goncalves, Marta |
author_facet |
Goncalves, Marta |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Goncalves, Marta |
dc.subject.por.fl_str_mv |
cerebro analfabeto BORB reconhecimento visual |
topic |
cerebro analfabeto BORB reconhecimento visual |
description |
Procurou-se identificar a etapa do reconhecimento visual de desenhos a contornos em que o processo falha, levando os analfabetos a mostrarem mais dificuldade na nomeação visual de material pictórico que os letrados. Foi aplicada a BORB (Riddoch & Humphreys, 1993) a 20 sujeitos analfabetos e 20 letrados, controlados na idade e sexo, sem história de lesão cerebral nem motivo de suspeita de demência no MMSE e BLAD. São caracterizados os desempenhos e calculados os subtestes que melhor discriminam o grupo analfabeto do letrado (tarefas de julgamento de realidade e de nomeação), bem como os subgrupos de escolaridade. São discutidos o tipo de falhas encontradas e suas semelhanças com quadros de agnosia, avançadas hipóteses explicativas para o que mede o subteste de julgamento de realidade, descrita a presença de variáveis linguísticas na prova, lançadas pistas para estudos futuros e feitos reparos à amostra e população em estudo. |
publishDate |
2003 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2003-02-01T00:00:00Z 2009-11-19T10:29:13Z 2009-11-19 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/1828 http://hdl.handle.net/10174/1828 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/1828 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng |
language |
eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
2003 57 pag Universidade de Lisboa Castro-Caldas, Alexandre Mestrado livre mag@uevora.pt 678 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
593920 bytes application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136460952043520 |