Mercado de notícias: Uma análise ao tratamento informativo durante o mercado de transferências de futebol em Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amaral, Petra Alexandra Manuel do
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/23822
Resumo: Fake news, considerada palavra do ano em 2017 pela American Dialect Society1, é um termo cada vez mais recorrente quando se fala de jornalismo, apresentação de informação e desconfiança ou descrédito da função jornalística. Depois de nos últimos anos terem sido publicados vários estudos de comunicação e jornalismo em que se procurou compreender o impacto da desinformação e fake news a nível político-social, esta dissertação surge com o objetivo de compreender como se constroem as notícias relacionadas com o mercado de transferências de jogadores de futebol. Tendo como objeto de estudo a imprensa portuguesa e o mercado de transferências do verão 2020 em Portugal, procurou-se compreender como se constroem as notícias e como se procede ao tratamento informativo do tema com o intuito de apurar de que modo se faz notar o fenómeno das fakes news na imprensa desportiva. Assim sendo, recorreu-se a uma análise aos principais jornais desportivos em Portugal, procurando compreender-se se, para um mesmo evento, e de publicação para publicação, as notícias se repetem, se existem diferenças ao nível da construção e se é possível avaliar o impacto de fake news. Com a realização deste trabalho, não foi possível estabelecer diferenças ao nível da apresentação dos eventos na imprensa desportiva escrita de publicação para publicação. No entanto, esta dissertação ajudou a estabelecer quatro categorias de informação distintas que ajudam a compreender o tipo de informação ou evento que é apresentado e que vai de uma escala de “verdadeiro” a “fake news”.
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