Sistema de inspeção autónomo para centrais fotovoltaicas offshore com VTOL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Morais, Ricardo André Anes
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/24062
Resumo: A energia solar fotovoltaica demonstra-se como uma das formas de produção de energia renovável com o maior crescimento económico em todo o mundo [1]. Um dos principais fatores deste crescimento deve-se ao facto da queda nos custos dos painéis solares e dos sistemas de energia solar. Por outro lado, os avanços económicos e as políticas de incentivo, têm contribuído para tornar esta energia mais acessível. No entanto, dado os fatores externos que rodeiam os parques fotovoltaicos, é necessário que todo o sistema seja mantido em boas condições, recorrendo a inspeções cons tantes, para prevenir a existência de anomalias, que afetam a produção de energia. Uma solução encontrada passa pela utilização de multirotors neste tipo de inspeção, uma vez que, permite mitigar os principais problemas destas inspeções, sendo estes, o tempo e o risco associado da mesma, assim como a repetibilidade do pro cesso. Apesar das vastas vantagens que estes veículos apresentam, a sua autonomia destaca-se como um aspeto desafiante para a inspeção de parques fotovoltaicos de grande escala. Um Vertical Take-Off and Landing (VTOL) é um veículo híbrido, que culmina a vantagem de um multirotor e fixed-wing, reduzindo o problema da autonomia de voo. Deste modo, na presente dissertação propõe-se o desenvolvimento de duas abordagens para uma manobra de inspeção, totalmente autónoma, a um parque fotovoltaico em terra e offshore, recorrendo a um VTOL. O sistema desenvolvido conta com duas unidades fundamentais. A primeira, referente ao software desenvolvido para o planeamento da trajetória necessária à realização da manobra de inspeção. E a segunda, que culmina todo o software realizado para o controlo autónomo do Unmanned Aerial Vehicle (UAV), de modo a executar a manobra requerida. A implementação do sistema consiste na simulação das duas manobras realizadas, em dois ambientes de simulação distintos, sendo que, os resultados obtidos demonstram a eficácia do sistema implementado, justificando o uso de um VTOL para a inspeção de parques fotovoltaicos em grande escala, principalmente em circunstâncias, onde a localização destes é remota.
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Uma solução encontrada passa pela utilização de multirotors neste tipo de inspeção, uma vez que, permite mitigar os principais problemas destas inspeções, sendo estes, o tempo e o risco associado da mesma, assim como a repetibilidade do pro cesso. Apesar das vastas vantagens que estes veículos apresentam, a sua autonomia destaca-se como um aspeto desafiante para a inspeção de parques fotovoltaicos de grande escala. Um Vertical Take-Off and Landing (VTOL) é um veículo híbrido, que culmina a vantagem de um multirotor e fixed-wing, reduzindo o problema da autonomia de voo. Deste modo, na presente dissertação propõe-se o desenvolvimento de duas abordagens para uma manobra de inspeção, totalmente autónoma, a um parque fotovoltaico em terra e offshore, recorrendo a um VTOL. O sistema desenvolvido conta com duas unidades fundamentais. A primeira, referente ao software desenvolvido para o planeamento da trajetória necessária à realização da manobra de inspeção. E a segunda, que culmina todo o software realizado para o controlo autónomo do Unmanned Aerial Vehicle (UAV), de modo a executar a manobra requerida. A implementação do sistema consiste na simulação das duas manobras realizadas, em dois ambientes de simulação distintos, sendo que, os resultados obtidos demonstram a eficácia do sistema implementado, justificando o uso de um VTOL para a inspeção de parques fotovoltaicos em grande escala, principalmente em circunstâncias, onde a localização destes é remota.Photovoltaic solar energy is proving to be one of the fastest-growing sources of renew able energy worldwide. One of the main factors behind this growth is the decrease in the cost of solar panels and solar energy systems. On the other hand, economic advances and incentive policies have contributed to making this energy more acces sible. However, given the external factors surrounding photovoltaic parks, the entire system needs to be maintained in good condition, with constant inspections to avoid anomalies affecting energy production. One of the solutions adopted is the use of multirotors in this type of inspec tion, which helps to minimise the main challenges (time and risk involved) of these inspections. Despite the many advantages of these vehicles, their autonomy is a challenging aspect when it comes to inspecting large-scale photovoltaic plants. A Vertical Take-Off and Landing (VTOL) is a hybrid vehicle that integrates the advantages of a multirotor and fixed-wing, reducing the challenge of flight auton omy. The project proposed in this thesis aims to develop two approaches for a fully autonomous inspection manoeuvre of a photovoltaic park, onshore and offshore, us ing an VTOL. The system developed has two crucial units. The first one refers to the software developed to plan the trajectory needed to carry out the inspection manoeuvre. The second one aims to autonomously control the Unmanned Aerial Vehicle (UAV), to execute the required manoeuvre. The implemented system is based on the simulation of the two developed ma noeuvres, performed in two different simulation environments. The results achieved demonstrate the effectiveness of the system developed, justifying the use of a VTOL for the inspection of large-scale photovoltaic parks, especially in a situation where their location is remote.Dias, André Miguel PinheiroRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoMorais, Ricardo André Anes2023-10-192026-10-19T00:00:00Z2023-10-19T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/24062TID:203380991porinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-06T01:46:33Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/24062Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:41:21.115047Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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