Integração de Aeroportos na Rede Ferroviária – Caso de Estudo do Aeroporto de Beja
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/128132 |
Resumo: | A integração entre diferentes modos de transporte é um fator chave para aumentar a eficiência da rede de transportes e promover a transferência modal do transporte individual para o coletivo. O incentivo à intermodalidade auxilia no cumprimento das metas de descarbonização e transição energética requeridos pelo Pacto Ecológico Europeu. Hoje em dia, o Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, sofre de significativos problemas de congestionamento. Nos últimos anos têm sido exploradas várias soluções (Ota, Alcochete, Montijo), todas elas com custos ou conflitos significativos. Neste contexto, o objetivo da presente dissertação é equacionar a plena integração do aeroporto de Beja na rede aeroportuária nacional, através da requalificação da ligação ferroviária Lisboa-Beja, numa lógica de mobilidade mais sustentável e otimização de meios. Assumindo como adquirida a estratégia “Lisboa+1”, a ligação à rede ferroviária pode permitir ao aeroporto de Beja desempenhar funções complementares ao aeroporto de Lisboa. Dentro dos vários usos possíveis, nesta dissertação foi estudada a opção da afetação a Beja dos voos de longo-curso. A transferência do tráfego aéreo de longo-curso e a substituição dos voos regionais pelo caminho de ferro permitem reduzir em 25% o volume de passageiros, aliviando o congestionamento no aeroporto de Lisboa e prolongando a sua vida útil. Este estudo indica que a requalificação da ligação ferroviária Lisboa-Beja e a expansão do terminal do aeroporto de Beja requerem um investimento cerca de cinco vezes inferior à construção de um novo aeroporto no Montijo – sem nenhum dos impactes negativos mais significativos, e em linha com os compromissos relativos às alterações climáticas, transição energética, conservação da natureza e desenvolvimento local. A ligação ferroviária a Beja encontra-se em estado obsoleto. Foi realizado um inquérito que revela a insatisfação da população com a atual ligação ferroviária, e confirma que as condições atuais contribuem para a reduzida adesão ao comboio. Além da complementaridade aero-ferroviária e da redução dos impactes e conflitos ambientais, a requalificação da linha Lisboa-Beja resultaria em vantagens socioeconómicas, destacando-se a promoção de novas oportunidades de negócio, turismo, residência e reforço do cluster aeronáutico numa região deprimida. Em síntese, a promoção da complementaridade entre os aeroportos de Lisboa e Beja através da qualificação da ligação ferroviária é uma opção que merece ser desenvolvida. |
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Neste contexto, o objetivo da presente dissertação é equacionar a plena integração do aeroporto de Beja na rede aeroportuária nacional, através da requalificação da ligação ferroviária Lisboa-Beja, numa lógica de mobilidade mais sustentável e otimização de meios. Assumindo como adquirida a estratégia “Lisboa+1”, a ligação à rede ferroviária pode permitir ao aeroporto de Beja desempenhar funções complementares ao aeroporto de Lisboa. Dentro dos vários usos possíveis, nesta dissertação foi estudada a opção da afetação a Beja dos voos de longo-curso. A transferência do tráfego aéreo de longo-curso e a substituição dos voos regionais pelo caminho de ferro permitem reduzir em 25% o volume de passageiros, aliviando o congestionamento no aeroporto de Lisboa e prolongando a sua vida útil. Este estudo indica que a requalificação da ligação ferroviária Lisboa-Beja e a expansão do terminal do aeroporto de Beja requerem um investimento cerca de cinco vezes inferior à construção de um novo aeroporto no Montijo – sem nenhum dos impactes negativos mais significativos, e em linha com os compromissos relativos às alterações climáticas, transição energética, conservação da natureza e desenvolvimento local. A ligação ferroviária a Beja encontra-se em estado obsoleto. Foi realizado um inquérito que revela a insatisfação da população com a atual ligação ferroviária, e confirma que as condições atuais contribuem para a reduzida adesão ao comboio. Além da complementaridade aero-ferroviária e da redução dos impactes e conflitos ambientais, a requalificação da linha Lisboa-Beja resultaria em vantagens socioeconómicas, destacando-se a promoção de novas oportunidades de negócio, turismo, residência e reforço do cluster aeronáutico numa região deprimida. Em síntese, a promoção da complementaridade entre os aeroportos de Lisboa e Beja através da qualificação da ligação ferroviária é uma opção que merece ser desenvolvida.Integration between different modes of transport is a key factor to increase the efficiency of transportation and to promote a modal shift from individual to public transport. Encouraging intermodality assists in meeting the decarbonisation and energy transition targets required by the European Green Deal. Nowadays, Humberto Delgado Airport, in Lisbon, suffer severe congestion problems. Several solutions have been explored (Ota, Alcochete, Montijo), all with significant costs or conflicts. In this context, the goal of this dissertation is to assess the full integration of the underused Beja airport in the national airport network, through the qualification of the existing Lisbon-Beja railway, under a rationale of more sustainable mobility and optimization of assets. Assuming as good the “Lisbon+1” strategy (keeping the Lisbon airport operational but transferring part of the traffic elsewhere), a good rail connection would enable Beja airport to perform a complementary function to Lisbon airport. Among the various possible uses, this paper has studied the option of allocating long-haul flights to Beja. The transfer of long-haul air traffic and the replacement of regional flights by rail are strategies that could reduce the volume of passenger traffic by 25%, relieving the congestion and pressure on the Lisbon airport and expanding the Beja airport. This study shows that upgrading the Lisbon-Beja rail link and expanding the Beja airport terminal requires an investment about five times lower than building a new airport in Montijo — with none of the more significant negative impacts, and in line with the commitments on climate change, energy transition, nature conservation and local development. The rail link to Beja is in an obsolete state. A survey was carried out, revealing the dissatisfaction of the population with the current state of the rail connection, and confirming that current conditions contribute to the low preference for the train. Besides air-rail complementarity and the reduction of environmental impacts and conflicts, the requalification of the Lisbon-Beja line would result in socioeconomic advantages, including the promotion of new business opportunities, tourism, residence, and strengthening of the aeronautical cluster in a depressed region. In short, the promotion of complementarity between Lisbon and Beja airports through the qualification of the rail link is an option worth pursuing.Melo, JoãoZúquete, EduardoRUNOliveira, Ana Catarina Ramalho2021-11-23T14:46:07Z2021-072021-07-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/128132porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T05:07:48Zoai:run.unl.pt:10362/128132Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:46:15.508268Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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