Inovações tenológicas e a sua aplicação no ensino de PLE na China

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Xin, Haibo
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/147475
Resumo: Nesta era de tecnologia omnipresente, as novas tecnologias estão constantemente sendo introduzidas no sector educativo e a importância da tecnologia para a educação é amplamente reconhecida. Pode-se dizer que a inovação promovida pelo avanço da tecnologia educativa (TE) tem causado transformações para o ecossistema da educação. O presente trabalho pretende rever a evolução da TE na China, expor e analisar a sua situação actual e revelar as perspetivas do ensino de Português com Língua Estrangeira (PLE) na era digital. Concentramo-nos primeiro na aplicação da plataforma inteligente no ensino de modo misto. Tomando a Universidade de Shenzhen (SZU) como exemplo, tentamos discutir como integrar a plataforma no ensino de PLE a fim de melhorar a experiência de aprendizagem dos alunos e a qualidade do ensino. Além disso, como uma tecnologia emergente, o uso da realidade virtual (VR) na educação é altamente valorizado pelo Ministério da Educação da China (MEC), e muitos laboratórios e cursos de experimentação virtual estão em construção. No entanto, nas Ciências Humanas, a exploração de cursos de VR tem ainda muito a desenvolver. Baseando-nos nessa necessidade pedagógica, criámos o primeiro curso experimental virtual destinado ao ensino de PLE na China. Espera-se que esta iniciativa e experiência pioneira possam fornecer algumas referências para o desenvolvimento do ensino de PLE no futuro.
id RCAP_2cd57d54b625692e6343d077844d826c
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/147475
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Inovações tenológicas e a sua aplicação no ensino de PLE na ChinaPortuguês como língua estrangeiraTecnologia educativaPlataforma inteligenteEnsino de modo mistoB-learningRealidade virtualPortuguese as Foreign LanguageEducational technologySmart platformVirtual realityDomínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e LiteraturasNesta era de tecnologia omnipresente, as novas tecnologias estão constantemente sendo introduzidas no sector educativo e a importância da tecnologia para a educação é amplamente reconhecida. Pode-se dizer que a inovação promovida pelo avanço da tecnologia educativa (TE) tem causado transformações para o ecossistema da educação. O presente trabalho pretende rever a evolução da TE na China, expor e analisar a sua situação actual e revelar as perspetivas do ensino de Português com Língua Estrangeira (PLE) na era digital. Concentramo-nos primeiro na aplicação da plataforma inteligente no ensino de modo misto. Tomando a Universidade de Shenzhen (SZU) como exemplo, tentamos discutir como integrar a plataforma no ensino de PLE a fim de melhorar a experiência de aprendizagem dos alunos e a qualidade do ensino. Além disso, como uma tecnologia emergente, o uso da realidade virtual (VR) na educação é altamente valorizado pelo Ministério da Educação da China (MEC), e muitos laboratórios e cursos de experimentação virtual estão em construção. No entanto, nas Ciências Humanas, a exploração de cursos de VR tem ainda muito a desenvolver. Baseando-nos nessa necessidade pedagógica, criámos o primeiro curso experimental virtual destinado ao ensino de PLE na China. Espera-se que esta iniciativa e experiência pioneira possam fornecer algumas referências para o desenvolvimento do ensino de PLE no futuro.In this age of ubiquitous technology, new technologies are constantly being introduced in the education sector and the importance of technology for education is widely recognized. It can be said that the educational innovation promoted by the advancement of educational technology (TE) has caused transformations to the education ecosystem. The present work intends to review the evolution of in China, expose and analyze its current situation and reveal the perspectives of Portuguese as Foreign Language (PLE) teaching in the digital age. We focus first on the application of the smart platform in mixed-mode teaching. Taking Shenzhen University (SZU) as an example, we tried to discuss how to integrate the platform into PLE teaching in order to improve the students' learning experience and the quality of teaching. Furthermore, as an emerging technology, the use of virtual reality (VR) in education is highly valued by the Ministry of Education of China (MEC), and many virtual experiment labs and courses are under construction. However, in the Humanities, the exploration of VR courses still has a lot to develop. Based on this pedagogical need, we created the first virtual experimental course aimed at PLE teaching in China. It is hoped that this pioneering initiative and experience can provide some references for the development of PLE teaching in the future.Gale, Ana Maria Mão de Ferro Martinho CarverRUNXin, Haibo2023-01-13T16:27:20Z2022-11-092022-05-022022-11-09T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/147475TID:203105494porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T05:28:38Zoai:run.unl.pt:10362/147475Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:52:57.295919Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Inovações tenológicas e a sua aplicação no ensino de PLE na China
title Inovações tenológicas e a sua aplicação no ensino de PLE na China
spellingShingle Inovações tenológicas e a sua aplicação no ensino de PLE na China
Xin, Haibo
Português como língua estrangeira
Tecnologia educativa
Plataforma inteligente
Ensino de modo misto
B-learning
Realidade virtual
Portuguese as Foreign Language
Educational technology
Smart platform
Virtual reality
Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas
title_short Inovações tenológicas e a sua aplicação no ensino de PLE na China
title_full Inovações tenológicas e a sua aplicação no ensino de PLE na China
title_fullStr Inovações tenológicas e a sua aplicação no ensino de PLE na China
title_full_unstemmed Inovações tenológicas e a sua aplicação no ensino de PLE na China
title_sort Inovações tenológicas e a sua aplicação no ensino de PLE na China
author Xin, Haibo
author_facet Xin, Haibo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gale, Ana Maria Mão de Ferro Martinho Carver
RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Xin, Haibo
dc.subject.por.fl_str_mv Português como língua estrangeira
Tecnologia educativa
Plataforma inteligente
Ensino de modo misto
B-learning
Realidade virtual
Portuguese as Foreign Language
Educational technology
Smart platform
Virtual reality
Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas
topic Português como língua estrangeira
Tecnologia educativa
Plataforma inteligente
Ensino de modo misto
B-learning
Realidade virtual
Portuguese as Foreign Language
Educational technology
Smart platform
Virtual reality
Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas
description Nesta era de tecnologia omnipresente, as novas tecnologias estão constantemente sendo introduzidas no sector educativo e a importância da tecnologia para a educação é amplamente reconhecida. Pode-se dizer que a inovação promovida pelo avanço da tecnologia educativa (TE) tem causado transformações para o ecossistema da educação. O presente trabalho pretende rever a evolução da TE na China, expor e analisar a sua situação actual e revelar as perspetivas do ensino de Português com Língua Estrangeira (PLE) na era digital. Concentramo-nos primeiro na aplicação da plataforma inteligente no ensino de modo misto. Tomando a Universidade de Shenzhen (SZU) como exemplo, tentamos discutir como integrar a plataforma no ensino de PLE a fim de melhorar a experiência de aprendizagem dos alunos e a qualidade do ensino. Além disso, como uma tecnologia emergente, o uso da realidade virtual (VR) na educação é altamente valorizado pelo Ministério da Educação da China (MEC), e muitos laboratórios e cursos de experimentação virtual estão em construção. No entanto, nas Ciências Humanas, a exploração de cursos de VR tem ainda muito a desenvolver. Baseando-nos nessa necessidade pedagógica, criámos o primeiro curso experimental virtual destinado ao ensino de PLE na China. Espera-se que esta iniciativa e experiência pioneira possam fornecer algumas referências para o desenvolvimento do ensino de PLE no futuro.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-11-09
2022-05-02
2022-11-09T00:00:00Z
2023-01-13T16:27:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/147475
TID:203105494
url http://hdl.handle.net/10362/147475
identifier_str_mv TID:203105494
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799138120839462912