Jornais-laboratório: as experiências da Universidade do Porto (JPN) e da Universidade da Beira Interior (Urbi et Orbi)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zoriy, Viktoriya
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/22128
Resumo: A formalização do ensino superior não acompanhou a rapidez e o ritmo com que o jornalismo se afirmou enquanto profissão. O primeiro passo neste sentido foi dado pela Universidade de Columbia, nos Estados Unidos da América, em 1912, e marca o arranque do ensino de jornalismo um pouco por todo o mundo. Em Portugal, só depois de reconquistada a liberdade de expressão é que nasceu, em 1979, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, da Universidade Nova de Lisboa, a primeira licenciatura na área. Enquanto as instituições de ensino superior multiplicavam a oferta e se afirmavam como as principais fontes formadoras de futuros jornalistas, reacendia o debate sobre o teor da formação adequada para o exercício em pleno da profissão: uns defendiam uma formação sustentada em bases teóricas e outros chamavam a atenção para um maior investimento na prática. Entretanto, as instituições de ensino superior encontraram uma forma de conciliar ambos os lados da questão: os laboratórios de jornalismo. A presente dissertação pretende contemplar as experiências e práticas jornalísticas em contexto académico e, desta forma, dar um contributo para uma reflexão sobre a dimensão laboratorial do ensino de jornalismo que está a ser percorrido em Portugal.
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