Os abre-te sésamo da imaginação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.1/9963 |
Resumo: | Dissertação de mestrado, Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico, Escola Superior de Educação e Comunicação, Universidade do Algarve, 2016 |
id |
RCAP_2ce3292a668c7e67e77c997ae8492c6c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:sapientia.ualg.pt:10400.1/9963 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Os abre-te sésamo da imaginaçãoEducaçãoLiteraturaInsólitoMaravilhosoTecnologiaDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoDissertação de mestrado, Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico, Escola Superior de Educação e Comunicação, Universidade do Algarve, 2016Este relatório pretende verificar a aceitação do Maravilhoso por parte de dezanove alunos, do 2.º Ciclo do Ensino Básico, inseridos numa turma do 6.º ano de escolaridade com idades compreendidas entre os 11 e os 13 anos. Para a aplicação do meu tema central de intervenção educativa, foi utilizada a história tradicional, previamente selecionada pela escola e recomendada pelo Plano Nacional de Leitura, Ali Babá e os quarenta ladrões, adaptada por Luc Lefrort e traduzida para a língua portuguesa por António Pescada. Tenho como objetivo compreender como é que as narrativas com momentos de maravilhoso puro, através da leitura integral em contexto de sala de aula, contribuem para o desenvolvimento da imaginação, bem como da capacidade cognitiva, pessoal e emocional dos alunos que são convidados a testemunhar esteticamente esse universo protagonizado pelos heróis da imaginação. O estudo foi realizado durante a Prática de Ensino Supervisionado, no âmbito da disciplina de Língua Portuguesa. Realizei várias estratégias de leitura e interpretação para cada um dos momentos de narrativa. As estratégias de abordagem da obra adotadas ajudaram-me a dar uma melhor entoação à história e compreensão pelos alunos, permitindo-me, ainda, um maior e melhor envolvimento de todos nos momentos prévios de preparação, interpretação e dramatização. Momentos houve, também, de reflexão sobre as leituras expressivas efetuadas, levando a turma a participar ativamente na compreensão integral da obra e no seu reconto crítico, não assumindo o papel passivo de ouvinte.Gonçalves, Artur Henrique RibeiroSapientiaEncarnação, Marta Sofia Matos da2017-09-18T08:30:14Z2016-10-2420162016-10-24T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.1/9963TID:201708833porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-24T10:21:31Zoai:sapientia.ualg.pt:10400.1/9963Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:01:45.756454Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os abre-te sésamo da imaginação |
title |
Os abre-te sésamo da imaginação |
spellingShingle |
Os abre-te sésamo da imaginação Encarnação, Marta Sofia Matos da Educação Literatura Insólito Maravilhoso Tecnologia Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Os abre-te sésamo da imaginação |
title_full |
Os abre-te sésamo da imaginação |
title_fullStr |
Os abre-te sésamo da imaginação |
title_full_unstemmed |
Os abre-te sésamo da imaginação |
title_sort |
Os abre-te sésamo da imaginação |
author |
Encarnação, Marta Sofia Matos da |
author_facet |
Encarnação, Marta Sofia Matos da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Gonçalves, Artur Henrique Ribeiro Sapientia |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Encarnação, Marta Sofia Matos da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Literatura Insólito Maravilhoso Tecnologia Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Educação Literatura Insólito Maravilhoso Tecnologia Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Dissertação de mestrado, Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico, Escola Superior de Educação e Comunicação, Universidade do Algarve, 2016 |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-10-24 2016 2016-10-24T00:00:00Z 2017-09-18T08:30:14Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.1/9963 TID:201708833 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.1/9963 |
identifier_str_mv |
TID:201708833 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133248072187904 |