Os abre-te sésamo da imaginação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Encarnação, Marta Sofia Matos da
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.1/9963
Resumo: Dissertação de mestrado, Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico, Escola Superior de Educação e Comunicação, Universidade do Algarve, 2016
id RCAP_2ce3292a668c7e67e77c997ae8492c6c
oai_identifier_str oai:sapientia.ualg.pt:10400.1/9963
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Os abre-te sésamo da imaginaçãoEducaçãoLiteraturaInsólitoMaravilhosoTecnologiaDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoDissertação de mestrado, Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico, Escola Superior de Educação e Comunicação, Universidade do Algarve, 2016Este relatório pretende verificar a aceitação do Maravilhoso por parte de dezanove alunos, do 2.º Ciclo do Ensino Básico, inseridos numa turma do 6.º ano de escolaridade com idades compreendidas entre os 11 e os 13 anos. Para a aplicação do meu tema central de intervenção educativa, foi utilizada a história tradicional, previamente selecionada pela escola e recomendada pelo Plano Nacional de Leitura, Ali Babá e os quarenta ladrões, adaptada por Luc Lefrort e traduzida para a língua portuguesa por António Pescada. Tenho como objetivo compreender como é que as narrativas com momentos de maravilhoso puro, através da leitura integral em contexto de sala de aula, contribuem para o desenvolvimento da imaginação, bem como da capacidade cognitiva, pessoal e emocional dos alunos que são convidados a testemunhar esteticamente esse universo protagonizado pelos heróis da imaginação. O estudo foi realizado durante a Prática de Ensino Supervisionado, no âmbito da disciplina de Língua Portuguesa. Realizei várias estratégias de leitura e interpretação para cada um dos momentos de narrativa. As estratégias de abordagem da obra adotadas ajudaram-me a dar uma melhor entoação à história e compreensão pelos alunos, permitindo-me, ainda, um maior e melhor envolvimento de todos nos momentos prévios de preparação, interpretação e dramatização. Momentos houve, também, de reflexão sobre as leituras expressivas efetuadas, levando a turma a participar ativamente na compreensão integral da obra e no seu reconto crítico, não assumindo o papel passivo de ouvinte.Gonçalves, Artur Henrique RibeiroSapientiaEncarnação, Marta Sofia Matos da2017-09-18T08:30:14Z2016-10-2420162016-10-24T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.1/9963TID:201708833porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-24T10:21:31Zoai:sapientia.ualg.pt:10400.1/9963Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:01:45.756454Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Os abre-te sésamo da imaginação
title Os abre-te sésamo da imaginação
spellingShingle Os abre-te sésamo da imaginação
Encarnação, Marta Sofia Matos da
Educação
Literatura
Insólito
Maravilhoso
Tecnologia
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Os abre-te sésamo da imaginação
title_full Os abre-te sésamo da imaginação
title_fullStr Os abre-te sésamo da imaginação
title_full_unstemmed Os abre-te sésamo da imaginação
title_sort Os abre-te sésamo da imaginação
author Encarnação, Marta Sofia Matos da
author_facet Encarnação, Marta Sofia Matos da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gonçalves, Artur Henrique Ribeiro
Sapientia
dc.contributor.author.fl_str_mv Encarnação, Marta Sofia Matos da
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Literatura
Insólito
Maravilhoso
Tecnologia
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Educação
Literatura
Insólito
Maravilhoso
Tecnologia
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Dissertação de mestrado, Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico, Escola Superior de Educação e Comunicação, Universidade do Algarve, 2016
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-10-24
2016
2016-10-24T00:00:00Z
2017-09-18T08:30:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.1/9963
TID:201708833
url http://hdl.handle.net/10400.1/9963
identifier_str_mv TID:201708833
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133248072187904