A Política Pública de Ensino Superior em Portugal pós Tratado de Lisboa: os Cursos Técnicos Superiores Profissionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, João Pedro Cordeiro Serra
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/27245
Resumo: Projeto de Dissertação para obtenção de grau de Mestre em Ciência Política
id RCAP_2d00881d782f6c33ad6b906578d7cda1
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/27245
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A Política Pública de Ensino Superior em Portugal pós Tratado de Lisboa: os Cursos Técnicos Superiores ProfissionaisPolítica Pública;Ensino Superior;Cursos Técnicos Superiores Profissionais;Teoria dos Múltiplos Fluxos;XIX Governo ConstitucionalPublic Policies;Higher Education;XIX Constitutional GovernmentShort Cycle for Higher Education;Multiple Stream Framework;Projeto de Dissertação para obtenção de grau de Mestre em Ciência PolíticaIntitulada “A Política Pública de Ensino Superior em Portugal pós Tratado de Lisboa: Os Cursos Técnicos Superiores Profissionais”, a presente investigação pretende analisar e compreender o motivo pelo qual os Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTeSP) foram introduzidos no ensino superior em Portugal. Tratando-se de uma política pública, a análise da mesma foi enquadra na Teoria do Múltiplos Fluxos de John Kingdon. A teoria dos Múltiplos Fluxos pretende analisar e compreender como determinado problema entra na agenda política e se transforma numa política pública (janela de oportunidade) através da análise de três fluxos (fluxo dos problemas, fluxo das políticas e fluxo da política). Assim, é feita numa primeira etapa a análise do fluxo dos problemas, onde tentamos perceber qual o contexto que precedeu a introdução dos CTeSP no ensino superior. Numa segunda etapa, analisamos o fluxo das políticas, onde os recursos têm um papel preponderante. Nesse sentido foram analisados os recursos financeiros, materiais e humanos. Por fim, analisamos o fluxo da política, através da análise do programa de governo do XIX Governo Constitucional, um governo de coligação pós-eleitoral, que governou Portugal num período em que o país estava sob intervenção externa.Entitled “Higher Education Public Policy in Portugal after the Lisbon Treaty: The Higher Technical Professional Courses”, this research aims to analyze and understand the reason why Higher Professional Technical Courses (CTeSP) were introduced in Higher Education in Portugal. Being a public policy, its analysis was framed in John Kingdon's Multiple Framework Theory. The Multiple Framework Theory intends to analyze and understand how a given problem enters the political agenda and becomes a public policy (policy window) through the analysis of three flows (problem stream, policy stream and politcs stream). Thus, in a first step, the analysis of the problem stream is carried out, where we try to understand the context that has preceded the introduction of CTeSP in higher education. In a second step, we analyze the policy stream, where resources play a leading role. In this sense, the financial, material and human resources were analyzed. Finally, we analyze the politics stream, through the analysis of the government program of the XIX Constitutional Government, a post-electoral coalition government that governed Portugal in a period when the country was under external intervention.Pedro Miguel Moreira da FonsecaRepositório da Universidade de LisboaPereira, João Pedro Cordeiro Serra2023-02-13T11:41:51Z2022-10-172022-10-17T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/27245TID:203209826porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:56:38Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/27245Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:10:46.192096Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A Política Pública de Ensino Superior em Portugal pós Tratado de Lisboa: os Cursos Técnicos Superiores Profissionais
title A Política Pública de Ensino Superior em Portugal pós Tratado de Lisboa: os Cursos Técnicos Superiores Profissionais
spellingShingle A Política Pública de Ensino Superior em Portugal pós Tratado de Lisboa: os Cursos Técnicos Superiores Profissionais
Pereira, João Pedro Cordeiro Serra
Política Pública;
Ensino Superior;
Cursos Técnicos Superiores Profissionais;
Teoria dos Múltiplos Fluxos;
XIX Governo Constitucional
Public Policies;
Higher Education;
XIX Constitutional Government
Short Cycle for Higher Education;
Multiple Stream Framework;
title_short A Política Pública de Ensino Superior em Portugal pós Tratado de Lisboa: os Cursos Técnicos Superiores Profissionais
title_full A Política Pública de Ensino Superior em Portugal pós Tratado de Lisboa: os Cursos Técnicos Superiores Profissionais
title_fullStr A Política Pública de Ensino Superior em Portugal pós Tratado de Lisboa: os Cursos Técnicos Superiores Profissionais
title_full_unstemmed A Política Pública de Ensino Superior em Portugal pós Tratado de Lisboa: os Cursos Técnicos Superiores Profissionais
title_sort A Política Pública de Ensino Superior em Portugal pós Tratado de Lisboa: os Cursos Técnicos Superiores Profissionais
author Pereira, João Pedro Cordeiro Serra
author_facet Pereira, João Pedro Cordeiro Serra
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pedro Miguel Moreira da Fonseca
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, João Pedro Cordeiro Serra
dc.subject.por.fl_str_mv Política Pública;
Ensino Superior;
Cursos Técnicos Superiores Profissionais;
Teoria dos Múltiplos Fluxos;
XIX Governo Constitucional
Public Policies;
Higher Education;
XIX Constitutional Government
Short Cycle for Higher Education;
Multiple Stream Framework;
topic Política Pública;
Ensino Superior;
Cursos Técnicos Superiores Profissionais;
Teoria dos Múltiplos Fluxos;
XIX Governo Constitucional
Public Policies;
Higher Education;
XIX Constitutional Government
Short Cycle for Higher Education;
Multiple Stream Framework;
description Projeto de Dissertação para obtenção de grau de Mestre em Ciência Política
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-10-17
2022-10-17T00:00:00Z
2023-02-13T11:41:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/27245
TID:203209826
url http://hdl.handle.net/10400.5/27245
identifier_str_mv TID:203209826
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131204960649216