A Política Pública de Ensino Superior em Portugal pós Tratado de Lisboa: os Cursos Técnicos Superiores Profissionais
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/27245 |
Resumo: | Projeto de Dissertação para obtenção de grau de Mestre em Ciência Política |
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A Política Pública de Ensino Superior em Portugal pós Tratado de Lisboa: os Cursos Técnicos Superiores ProfissionaisPolítica Pública;Ensino Superior;Cursos Técnicos Superiores Profissionais;Teoria dos Múltiplos Fluxos;XIX Governo ConstitucionalPublic Policies;Higher Education;XIX Constitutional GovernmentShort Cycle for Higher Education;Multiple Stream Framework;Projeto de Dissertação para obtenção de grau de Mestre em Ciência PolíticaIntitulada “A Política Pública de Ensino Superior em Portugal pós Tratado de Lisboa: Os Cursos Técnicos Superiores Profissionais”, a presente investigação pretende analisar e compreender o motivo pelo qual os Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTeSP) foram introduzidos no ensino superior em Portugal. Tratando-se de uma política pública, a análise da mesma foi enquadra na Teoria do Múltiplos Fluxos de John Kingdon. A teoria dos Múltiplos Fluxos pretende analisar e compreender como determinado problema entra na agenda política e se transforma numa política pública (janela de oportunidade) através da análise de três fluxos (fluxo dos problemas, fluxo das políticas e fluxo da política). Assim, é feita numa primeira etapa a análise do fluxo dos problemas, onde tentamos perceber qual o contexto que precedeu a introdução dos CTeSP no ensino superior. Numa segunda etapa, analisamos o fluxo das políticas, onde os recursos têm um papel preponderante. Nesse sentido foram analisados os recursos financeiros, materiais e humanos. Por fim, analisamos o fluxo da política, através da análise do programa de governo do XIX Governo Constitucional, um governo de coligação pós-eleitoral, que governou Portugal num período em que o país estava sob intervenção externa.Entitled “Higher Education Public Policy in Portugal after the Lisbon Treaty: The Higher Technical Professional Courses”, this research aims to analyze and understand the reason why Higher Professional Technical Courses (CTeSP) were introduced in Higher Education in Portugal. Being a public policy, its analysis was framed in John Kingdon's Multiple Framework Theory. The Multiple Framework Theory intends to analyze and understand how a given problem enters the political agenda and becomes a public policy (policy window) through the analysis of three flows (problem stream, policy stream and politcs stream). Thus, in a first step, the analysis of the problem stream is carried out, where we try to understand the context that has preceded the introduction of CTeSP in higher education. In a second step, we analyze the policy stream, where resources play a leading role. In this sense, the financial, material and human resources were analyzed. Finally, we analyze the politics stream, through the analysis of the government program of the XIX Constitutional Government, a post-electoral coalition government that governed Portugal in a period when the country was under external intervention.Pedro Miguel Moreira da FonsecaRepositório da Universidade de LisboaPereira, João Pedro Cordeiro Serra2023-02-13T11:41:51Z2022-10-172022-10-17T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/27245TID:203209826porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:56:38Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/27245Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:10:46.192096Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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