A decisão da remoção da nota de Educação Física na classificação final do ensino secundário : associação entre a qualidade de motivação de ex-alunos do Secundário em que a nota de Educação Física contou vs não contou e a sua relação com atividade física atual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Tiago Filipe de Sousa
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/8894
Resumo: Objetivo: Analisar a associação entre a qualidade de motivação dos alunos em que a nota da Educação Física (EF) conta para classificação final e não conta e a sua relação (transcontextual) com a atividade física (AF) atual. Método: A amostra é constituída por 195 indivíduos, ex-alunos, que frequentaram as aulas de EF e que finalizaram o ensino secundário até há 6 anos atrás (no máximo), para que fosse mais fácil recordarem-se das suas experiências em EF.Desta amostra a nota final de Educação Física não contou para a média final de 50 dos inquiridos, para os restantes 145 inquiridos a nota final de Educação Física contou para a média.Para a recolha de dados foram utilizados os questionários BehaviouralRegulationinExerciseQuestionnaire para avaliar a qualidade de motivação atual para a prática de AF, e InternationalPhysicalActivityQuestionnaire (IPAQ) para avaliar os níveis de atividade física. Resultados: Relativamente à sua qualidade de motivação, não se verificam diferenças significativas nos alunos em que a nota contou ou não para a classificação da média final. Em relação à prática de Atividade Física atual, verificou-se que existem diferenças significativas na variável atividade física vigorosa, tendo os alunos cuja classificação não contou para a média registado valores mais elevados (P <.001). Conclusão: No presente estudo verificou-se que não existem diferenças na qualidade da motivação nos dois grupos em estudo. Contudo, ambos os grupos estudados apresentaram valores superiores de motivações autónomas em relação às motivações controladas. Os alunos em que a nota não contava para média final, apresentaram valores mais elevados na prática da atividade física atual com maiores valores na atividade física vigorosa, quando comparados com os alunos em que a nota contava para a média final.
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